terça-feira, 6 de março de 2012

A Princesa apaixonada



• Autora: Meg Cabot
• Editora: Galera Record
• Gênero: Romance adolescente
• Ano: 2009 (14ª edição)
• Número de páginas: 255
• Onde encontrar: Saraiva, Siciliano, Best Books, Galileu, Casas Bahia, Extra, CD Point, nas melhores livrarias

“De repente Kenny começou a me mandar todas aquelas cartas anônimas de amor. Eu não sabia que era ele. Eu meio que pensei (tudo bem, quis) que fosse outro que estivesse mandando as cartas. Mas, no fim das contas, acabou sendo Kenny. E aí, eu já tinha entrado muito fundo, de verdade, para sair fora. Então, voilá! Eu arranjei um namorado. Problema resolvido, certo? Não, não mesmo. Nunca havia realmente admitido a ninguém em voz alta que eu tinha uma queda era pelo Michael. Para ninguém. Quer dizer, para quem eu poderia contar? Lilly só ia gozar da minha cara, ou pior, contar ao Michael… Eu não tenho chances, Michael é muito inteligente. Ele nunca gostaria de alguém como eu”.


O fim do ano está chegando e Mia Thermópolis está tensa. Ao final do ano, ela vai viajar com sua avó e seu pai para ser apresentada ao povo genoviano, sobre o qual um dia reinará. Para piorar, a pessoa que enviava cartas anônimas de amor não era o irmão de sua melhor amiga, Michael, mas Kenny, a quem a princesa considerava um grande amigo. Agora os dois namoram, mas Mia não sente por ele o mesmo que ele por ela.

A situação está ruim? Pode piorar! Some-se a isso o romance de sua mãe, grávida de seu professor de álgebra (a matéria em que Mia está quase reprovada), as aulas de princesa com sua avó e, o que é pior para ela, parece que Michael arrumou uma namorada, uma colega dele do clube do computador, garota genial que conseguiu clonar uma mosca de fruta.

E a história se desenvolve desta forma e nestas frentes. Mia precisa vencer sua timidez para se apresentar em Genóvia, precisa estudar, precisa terminar com seu namorado, precisa se declarar para Michael e viver sua vida. Além de tudo, precisa desviar da inveja de Lana Weinberg, a garota mais popular da escola que faz tudo para desmerecer a “sorte” de Mia por ser da realeza. Nesta história se vê uma Mia mais agressiva, descontente pela enorme pressão que vem de todos os cantos, chegando ao ponto de estourar em diversas oportunidades.

Nota: 10. Extremamente recomendado!

É difícil não dar nota máxima a um livro que segue a receita dos dois anteriores. Cada livro da saga O Diário da Princesa é a continuação do anterior um mês após aquele ter ocorrido. Além de continuar sendo escrito em forma de diário, com cabeçalho e tudo, conta com algumas lições de álgebra, inglês e afins que Mia está estudando. A história é contada pela protagonista, numa mistura bem interessante dos fatos em primeira e terceira pessoa. Há até um certo suspense, pois quando se acha que a princesa finalmente vai ter seu amor correspondido, as pessoas pensam que é outra pessoa quem ela está a fim.

2 comentários:

Anônimo disse...

T-BAG


Pô, joaum. Se eu apareço com um desse em casa meu pai me deserda. aheuaheua Mas o review ficou bom, deve ser interessante de ler..

Juaum disse...

Ô Nelson, eu banquei. Fui na bienal, vi um monte de gente com coroinha na cabeça, fiquei na curiosidade, comecei a ler e gostei. A próxima postagem eu coloco um livro que você pode levar para casa...