sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Filhos do Éden – Herdeiros de Atlântida



• Autor: Eduardo Spohr
• Editora: Versus
• Gênero: Ficção/mitologia
• Ano: 2011
• Número de páginas: 473
• Onde encontrar: Efacil, CD Point, Ricardo Eletro, Galileu, Cia dos Livros, Fnac, Livraria da Travessa, Siciliano, City Lar, Saraiva, Extra, Insinuante, Ponto Frio, Submarino, Terra do Saber… nas melhores livrarias.

“Poucos sabem como começou. Ou o que havia antes. Não que isso importe, realmente. Porque não houve um antes. Aconteceu em um tempo em que o próprio tempo não existia, e a matéria não passava de um grão de energia, flutuando na sombra do espaço”.


Rachel é uma estudante da Universidade Santa Helena, na homônima cidade da região serrana do Rio de Janeiro. Ela tem um sonho estranho, uma menina está flutuando acima dela, presa a ela num cordão prateado, pedindo por ajuda. Esses sonhos estão se tornando cada vez mais freqüentes. Por sorte está chegando o feriado de páscoa e Rachel vai voltar para casa. Curiosamente, Rachel não consegue ligar para casa nem falar com seus pais.

Dois anjos, Levih (ofanim) e Urakin (querubim) estão se dirigindo justamente para Santa Helena, para encontrar com Rachel. Ela se assusta e foge dos dois, voltando para a faculdade, mas é encurralada por demônios e é salva pelos dois anjos. Após ser salva por eles, Rachel sabe que também é um anjo, na verdade é uma arconte, uma capitã celeste. Seu nome verdadeiro é Kaira.

Kaira foi aprisionada por anjos da facção do arcanjo Miguel e teve preso a seu corpo o espírito da menina Rachel, com quem ela sempre sonha. Na caverna onde o arconte de Miguel, Andril, aprisionou Kaira, eles descobrem uma estranha pirâmide, com uma runa escrita em sua base. Após uma batalha, Urakin e Levih são atingidos por Andril, mas Kaira é salva por Denyel, um anjo renegado.

Kaira e Denyel conseguem fugir e começam uma viagem para tentar separar os espíritos de Rachel e Kaira, descobrir o que é a misteriosa pirâmide e fazer com que Kaira consiga se desmaterializar para voltar ao exército do arcanjo Gabriel.

Neste ínterim, Kaira descobre (ou redescobre) que o Céu está em guerra. Miguel quer destruir a humanidade e Gabriel pretende salvá-los e isso dividiu os anjos. Kaira é peça importante nesta missão e deve voltar o quanto antes a seu comandante, mas deve decidir abandonar o mundo dos homens, recuperar Levih e Urakin, dar asilo a Denyel e um monte de coisas mais.

Nota: 10. Perfeito!

Este livro está para A Batalha do Apocalipse como Anjos e Demônios está para O Código Da Vinci. É o mesmo tema, o mesmo tom. Mas enquanto Batalha do Apocalipse está em um futuro próximo, o primeiro livro de Filhos do Éden se passa no presente.
O autor pegou o mundo que fez sucesso no outro livro e criou uma nova aventura. Aqui, a história é a guerra celeste. O curioso é que, entre capítulos, há outros que voltam ao passado para contar como a guerra entre os anjos começou, algumas batalhas célebres, tudo para situar o leitor no propósito da aventura.

A forma como ele cria mundos e passeia entre os lugares é impressionante. A leitura é leve e, ao contrário do livro anterior, os capítulos são pequenos. Diferente de Batalha do Apocalipse, que não é um livro para ser lido em menos de um mês, Herdeiros de Atlântida pode ser lido em apenas uma semana, tamanha é a leveza e facilidade com que as páginas passam.

Contaria contra o fato de ele ter copiado um capítulo inteiro de A Batalha do Apocalipse para este livro. Mas isso não é um problema nem motivo para tirar ponto. Além disso, é um livro melhor do que o anterior e isso só seria bem exteriorizado se levasse a nota máxima.

Além da história em si, o livro traz o primeiro capítulo do próximo volume (Anjos da Morte), bem como um apêndice enorme, com explicações sobre o seu universo, personagens, glossário e um pequeno resumo de Batalha do Apocalipse. Tudo para fazer com que o leitor entenda bem o universo criado.

Este é um livro que se pode chamar de clássico.

2 comentários:

Anônimo disse...

T-BAG

Porra, deve ser bom mesmo.. Filhos do Éden será uma trilogia né Juaum?? Isso que desanima um pouco, espero que ele não demore muito entre uma e outra obra.

Batalha do apocalipse já foi tesão, mas dava pra perceber que o Spohr precisava de um pouco mais de experiência. No aguardo pra comprar essa obra.

Juaum disse...

É sim Nelson, é uma trilogia e vale muito a pena ler. É exatamente como você falou, BDA foi bom, FDE é ótimo. Ele aprimorou a obra e ainda fez um extenso glossário para nos cituar no "Spohrverso". De repente acaba de ler os Olimpianos, dá tempo de ler FDE e logo sair o segundo volume...