segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A Batalha do Labirinto



• Autor: Rick Riordan
• Editora: Intrínseca
• Gênero: Romance adolescente/suspense/ação/mitologia
• Ano: 2010
• Número de páginas: 367
• Onde encontrar: Grupo Martins, Vitrola, Ricardo Eletro, Insinuante, Saraiva, Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Nilobook, CD Point, Galileu, Cia dos Livros, Fnac, Livraria da Travessa, Nilobook… nas melhores livrarias.

“Descerás na escuridão do Labirinto. O morto, o traidor e o perdido reerguidos. Ascenderás ou cairás pelas mãos do rei espectral. A destruição virá quando o último suspiro do herói acontecer.”.


A quarta aventura da saga dos Olimpianos começa com Percy tentando não ser expulso de mais uma escola. Porém, coisas estranhas acontecem (como sempre!) e ele reencontra a menina misteriosa que o havia salvado na aventura anterior e que, porém, não é semideusa. Com a ajuda dela, ambos fogem e encontram Annabeth, que iria se encontrar com Percy para ir ao cinema. Com isso, os planos mudam e eles partem para o acampamento meio-sangue, onde há um ataque sendo planejado.

No acampamento, Percy sabe que Luke está planejando o ataque por meio do Labirinto de Dédalo, onde Teseu derrotou o Minotauro e não se perdeu graças ao fio de Ariadne. O objetivo de Percy e Annabeth é encontrar o fio antes de Luke, impedindo-o de se orientar pelo Labirinto e encontrar a saída no meio do acampamento. Já Grover tem uma semana para encontrar o deus perdido Pã e não ter sua licença de buscador dos sátiros caçada.

E assim eles se mandam para o Labirinto, onde conseguem se mover com grande desenvoltura, encontrando deuses, monstros e buscando encontrar com Dédalo para pedir ajuda e impedir a ascensão de Cronos.

Nota: 9,5. Fantástico!

A fórmula presente nas aventuras anteriores também se encontra aqui. Continua a belíssima mescla da mitologia grega com os dias atuais.

Perde meio ponto por causa de alguns errinhos na história, a começar pelo Labirinto. Descrito como algo que vive se expandindo e trocando de lugar, na verdade não é um labirinto, mas um túnel subterrâneo, pois labirintos pressupõem caminhos que terminam em paredes, enquanto que este indica sempre destinos a serem seguidos.

A facilidade com que os heróis atravessam o Labirinto também contrasta com o que tentam fazê-lo parecer, um local onde as pessoas enlouquecem e que, quando entram, jamais encontram a saída, morrendo na tentativa. Os heróis entram e saem na hora que desejam, com muita tranqüilidade.

Porém, a saga vai esquentando para o último livro e isso significa que novas revelações são feitas, traições acontecem e o suspense fica no ar. Além disso, no meio da história vão sendo contadas as lendas gregas, o que aguça a mente do leitor e o faz querer conhecer mais este maravilhoso mundo mitológico.

4 comentários:

Anônimo disse...

Labirinto é o livro do Percy Jackson que eu mais fiquei afim de ler. Achava que o ambiente (labirinto) podia ser um cenário foda pro livro, mas pelo que você escreveu o Riordan comeu bola nessa parte. Uma pena...

Bom review, vou começar a leitura hoje.. quando terminar posto aqui o que eu achei do livro.

Juaum disse...

Pois é, Nelson. Pode parecer uma crítica meio exagerada de minha parte, mas eu não consegui enxergar aquilo como um labirinto. Pode ser um mal humor de minha parte ou não, mas o fato de não ter visto um labirinto, em nada estragou a história. Pode não ter os caminhos sem fim, mas isso não significa que as escolhas não possam ser erradas e eles saírem em lugares perigosos...

Quando terminar, posta aqui suas impressões para a gente ver se "leu o mesmo livro"...

Anônimo disse...

Acabei de terminar o livro. O labirinto em si decepciona mesmo, tanto que as melhores partes do livro são eles do lado de fora. Mas o livro é excelente, Riordan é um autor que possui o "time" perfeito pra fazer uma revelação e dar uma reviravolta, não deixa nada jogado pro leitor.

Juaum disse...

Pois é, nesta semana eu devo acabar o Último Olimpiano, aí já mando o review... quer dizer, quando você for ler me avisa e eu coloco o review aqui. Essa semana vou colocar o Filhos do Éden.