quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Heartbreak and triumph – The Shawn Michaels Story



• Autores: Shawn Michaels e Aaron Feigenbaum
• Editora: Pocket Books
• Gênero: Biografia
• Ano: 2005
• Número de páginas: 343
• Onde comprar: Ebay

“November 9, 1997. Montreal, Quebec, Canada. The day you win the World Wrestling Federation Championship should be among the happiest days of your life. It’s a reward for all the hard work you’ve put into your job and recognition that you are one of if not the best at what you do (…). Something big was about to go down in Montreal, and I was going to be at the center of it…”


Shawn Michaels é um dos maiores lutadores de todos os tempos, senão o maior. Vindo de uma típica família de classe média norte americana, o garoto é o quarto filho de um coronel da Força Aérea Norte Americana e uma dona de casa. No início, sua mãe o rejeitava, por ser um filho não planejado. Mas aos poucos foi conquistando toda a sua família com o carisma de quem conquistou fãs ao redor do mundo.

Sua infância e juventude foram felizes, exceto por uma coisa. Ele não queria fazer nada na vida a não ser se tornar um lutador profissional. Diante de tanta insistência, seus pais contrataram um professor de luta livre e pagaram 3 mil dólares para ele ensinar tudo o que sabia ao garoto e torná-lo um profissional. E a partir daí se desenvolve a vida de Michael Shawn Hickenbottom, que passou a se chamar Shawn Michaels, o Heartbreak Kid, o Showstopper, o Mr Wrestlemania.

A vergonha de seu sobrenome, o medo de ir na frente da turma se apresentar, as aulas de pro-wrestling, sua vida nas federações independentes, sua chegada na WWE e, finalmente, como se tornou um dos grandes nomes do esporte em todos os tempos, contados cronologicamente e com muitos detalhes estão presentes nesta biografia, feita em parceria com Aaron Feigenbaum. Até as mudanças em sua vida, de viciado em analgésicos a cristão praticante e apaixonado por sua família.

Como Rebecca, uma ex dançarina da WCW, se tornou sua esposa e pessoa que o fez rever seus conceitos. Como o nascimento de seus filhos o fizeram largar o vício. Até como as contusões mudaram sua vida e sua maneira de agir nos mostram como é o lado de dentro de um esporte de entretenimento que arrasta fãs ao redor do mundo.

Nota: 9,5. Quase perfeito!

A história de Shawn Michaels é comovente e bem interessante, porém há algumas falhas. É muito bom conhecer a vida de um ídolo mais a fundo, como ele chegou lá, mas tem horas que soa exagerado. A impressão que dá é que Shawn é o único responsável por toda a luta livre moderna, pois todas as formas de luta foi ele quem inventou.

Ele foi o primeiro a usar os dois lutadores de uma tag ao mesmo tempo no ringue, foi quem fez a primeira ladder match da história, bem como a primeira hell in a cell; modificou alguns conceitos, deu pitaco em grandes lutas e destino de personagens.

Mesmo assim, é bem divertido ver como o garoto mimado foi conseguindo o que queria com seus esforços e se tornou um homem completo, pai de família e extremamente dedicado ao que faz.

Alguns “causos” de bastidores também estão presentes, bem como lances polêmicos, como sua amizade com HHH, Kevin Nash, Scott Hall e Sean Waltman e até o momento mais polêmico de toda a história do pro-wrestling: o Montreal Screwjob.

O livro é em inglês e não vende no Brasil. Quem quiser adquiri-lo, além de ter um bom domínio da língua, deve procurar na Internet, principalmente no Ebay, ou ir aos Estados Unidos para procurá-lo nas melhores livrarias. Vale a pena, principalmente para os fãs da luta livre e da WWE.

2 comentários:

Rocha. disse...

Muito interessante esse post Juaum.
HBK é o melhor wrestler de todos os tempos na minha opinião, deve ser um livro muito bom.

Ele esteve na primeira Ladder Match, Hell in a Cell e também foi o vencedor da primeira Elimination Chamber.

Será que existem alguem atualmente que pode chegar ao nível do HBK?

Juaum disse...

Pois é Purple. Sempre quis comprar o livro e, quando o fiz, esperei 3 meses para chegar. Quando chegou, comecei a ler e fiz o review logo em seguida para postar aqui.

Para mim, pelo que o próprio HBK fala, Undertaker é o maior de todos os tempos, embora eu sempre pense em Hulk Hogan quando o assunto vem à tona.

O livro é extraordinário mesmo. O cara te faz ver as coisas pelo lado de dentro, conta bastidores, reuniões e tudo mais.

Se alguém pode chegar ao nível dele? Difícil! Tem que ter uma paixão incrível por aquilo, mas combinada com uma habilidade fora do comum. John Cena é tão ou mais apaixonado quanto HBK pelo negócio, mas não tem metade do talento que ele ainda tem, não é?

Se tiver a oportunidade de comprar o livro, compre. É barato e dá para ler de boa.