domingo, 18 de dezembro de 2011

Fundação e Império



• Autor: Isaac Asimov
• Editora: Aleph
• Gênero: Ficção científica
• Ano: 2009
• Número de páginas: 244
• Onde comprar: Martins Fontes, Livraria da Travessa, Artepau Brasil, Saraiva, Cia dos Livros, FNAC, nas melhores livrarias.

Bel Riose… em sua carreira relativamente curta, Riose ganhou o título de “o último dos imperiais”, e o mereceu. Um estudo de suas campanhas revela que ele podia ser comparado a Peurifoy em habilidade estratégica e talvez fosse até superior a ele em sua capacidade de lidar com os homens. O fato de ter nascido nos dias do declínio do Império tornou possível para ele igualar a marca de Peurifoy como conquistador. Mas teve sua chance quando – o primeiro dos generais do Império a fazer isso – enfrentou a Fundação diretamente…”
Enciclopédia Galática


O Império galáctico está desmoronando rapidamente. A psico-história de Seldon acerta mais uma vez. O Império desmorona em sua própria ignorância, com suas regiões externas caindo nas mãos de reinos independentes, que tentam atacar a Fundação, mas esta consegue sobreviver, sempre jogando um rei independente contra o outro.

A história de Fundação e Império começa 200 anos após Hari Seldon ter se refugiado em Terminus e, agora, sua Fundação é o Estado mais poderoso do Universo, exceto pelas ruínas do antigo Império galáctico, que ainda controla três quartos da população e da riqueza do Universo.

Bel Riose, um militar graduado e ambicioso do Império galáctico, busca em Siwenna um sábio que pode lhe ajudar a derrotar de vez a Fundação. O velho resolve ajudá-lo, pois sua família é feita refém do Império, mas o tempo todo lhe mostra o quanto é inútil lutar contra a matemática da psico-história, ciência exata que estuda o comportamento humano não individual, mas das grandes massas.

Riose só se dá conta disso quando é derrotado, após o imperador saber que ele (Riose) e seu secretário mais próximo haviam tentado um golpe de Estado para lhe derrubar. Este golpe, na verdade, nunca existiu. O que houve foi que, mais uma vez, a Fundação jogou um governante contra o outro, presos em sua própria ganância. A psico-história vence novamente e a Fundação segue a salvo.

A partir daí, a história dá um salto para sua nova aventura, que permeia este segundo livro. Alguns comerciantes independente, insatisfeitos com a forma como a Fundação os trata, planejam se rebelar contra ela e seu prefeito, Indbur.

Porém, uma nova ameaça paira sobre o Universo. Um ser, que ninguém sabe quem é qual é a cara, está dominando alguns planetas com incrível facilidade. Só se sabe que ele é conhecido como "O Mulo". A mãe morreu quando ele nasceu, o pai é desconhecido, dizem que ele é mutante e que seus olhos podem matar. Ninguém sabe como, mas as frotas da Fundação se entregam sem batalhas, ao se deparar com as frotas do Mulo. O Senhor da Guerra de Kalgan, um dos planetas da Fundação, é detido facilmente, embora nunca tenha acontecido isso.

Um casal, composto por uma filha da Fundação (Bayta) e um filho de comerciantes independentes (Toran), é enviado para Kalgan, para tentar descobrir quem é o Mulo e que fascínio é esse que ele desperta nas pessoas. Eles acabam se deparando com um bobo da corte do Mulo, que foge desesperado do palácio de seu amo.

O Cofre do Tempo está para se abrir novamente e Hari Seldon aparece, dizendo que após muito tempo, a Fundação irá cair e que isso é inevitável. O pânico toma conta do Cofre e a Fundação passa a ser dominada pelo Mulo.

Toran e Bayta conseguem fugir, junto com o bobo da corte (chamado de Magnífico) e um psicólogo da Fundação, chamado de Ebling Mis. Mis sabe que Seldon não criou só uma Fundação, mas há uma Segunda Fundação, que está na outra margem da galáxia. A missão de Mis, Toran, Bayta e Magnífico é encontrar esta Segunda Fundação e, para isso, terão que fugir das tropas do Mulo (que ninguém sabe por que estão atrás de Magnífico) e encontrar a rota para seu destino no antigo Império.

E, para isso, teremos que entrar na zona de spoilers. Se você não leu este livro, pule logo para o fim da zona de spoilers, sim?

ZONA DE SPOILERS

Na verdade, a Fundação é composta por cientistas de ciências exatas e é o objeto do primeiro livro e dos dois primeiros séculos dessa história. Já a Segunda Fundação é composta por psicólogos, justamente a chave para derrota as forças do Mulo, e é o objeto do terceiro e último livro desta saga. Ebling Mis descobre isso, mas morre antes de dizer onde é sua localização.

FIM DA ZONA DE SPOILERS

O Mulo domina as pessoas pelas emoções. Ele descobre os desejos, medos e anseios das pessoas e os manipula para que elas se juntem a ele. O que parece ser uma traição nada mais é do que a mente das pessoas manipulada pelo Mulo.

Nota 9,5. História mais que fantástica!

A nota seria a mesma dada a Fundação, mas ganhou meio ponto a mais só por causa do final. Mantém a mesma linha da primeira história, mas o seu final é de uma reviravolta impressionante, com traições, revelações e a emoção que faltou no primeiro livro.

Não leva o 10 pelo único motivo de que os termos técnicos e explicações mirabolantes ainda estão presentes nessa história. É difícil acompanhar certos raciocínios, elevando o tempo necessário a se ler o livro. Mesmo assim, com o final impressionante (nos dois últimos capítulos), ao terminar de ler fica aquele gosto de “quero mais” e bate um desânimo, pois você se dá conta de que só falta um livro e a trilogia se encerra.

0 comentários: