segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tiempos Oscuros - Nubilum 1



• Autor: Juan Ignacio Iribarne
• Editora: Puck
• Gênero: Fantasia
• Ano: 2009
• Número de páginas: 398
• Onde adquirir: El Ateneo (Argentina)

“Das gotas riegan el cristal de la vida,
flirteando ingenuas entre destino y azar.
Cada cual su camino, marcando um rumbo,
encauzando al encuentro profetizado.
Sólo uma de ellas prevalecerá,
reclamando así la fuerza de ambos,
gobernará el mar, gobernará los cielos
y todo lo que en la tierra ha sido creado.”


Nubilum é o mundo criado pelo Deus Nobak, onde vivem diversas raças. São dois grandes continentes unidos pelo Passo de Gendel e cercado pelos mares de Havin, Idhrin, de Fogo e dos Defuntos.
A raça humana, por sua vez, cercou a parte central deste mundo com uma muralha de 1500 quilômetros, para separar-se das demais raças e criou o reino de Andurien. O reino foi dividido em algumas cidades, sendo que duas possuem saídas para o mundo exterior: Islliat e Erwing.

A história começa em uma das cidades de Andurien, Srimael. Lá, vivem dois garotos. Drael é um garoto de 10 anos. Rebelde, que vive de pregar peças nos outros e cuja família foi destruída pelo desprezo de seu pai e o sumiço de sua mãe. Já Ghaelius é mais novo que ele (tem 7 anos), é chorão e mimado pela mãe, motivo pelo qual sempre é zoado por Drael, que o chama de franguinho (polluelo, no original). Um belo dia, Ghaelius vai, a pedido da mãe, comprar veneno para as pragas que infestam sua horta na loja do misterioso Lekhim, um velho que não se relaciona com as demais pessoas e que vive trancado em sua loja de poções. Lá, Ghaelius não encontra ninguém, mas vê uma esfera que o atrai com seu brilho. Dentro da esfera, vê diversas coisas que mais parecem a previsão do futuro, até ser surpreendido pelo velho, que lhe dá o veneno e manda que ele suma de sua loja.

Voltando para casa, Ghaelius encontra um gnomo, que lhe rouba o dinheiro, o veneno e some. Temendo apanhar da mãe, Ghaelius demora a voltar para casa e, quando o faz, tem nova visão, que se torna realidade. Bárbaros invadem Srimael e promovem uma carnificina, matando todos os cidadãos, exceto o velho Lekhim e Ghaelius, que conseguem fugir. Durante a fuga, percebem que Drael também conseguiu escapar. O velho, então, resolve levar os dois garotos a outra cidade, pois a antiga que eles moravam é apenas lembrança agora.

Chorando a perda da terra e da família, Ghaelius e os outros chegam a Roden e lá começam suas vidas. Lekhim os coloca em uma escola a cargo de um clérigo e logo percebe o quão diferente os dois são. Enquanto Drael é ótimo em trabalhos manuais (principalmente com armas), trata os animais com apreço intenso e é adepto da vida noturna, Ghaelius demonstra um fascínio imenso pela magia, é estudioso e caseiro. Drael, então, vai trabalhar na fazenda de um anão residente em Roden, Solim Stonehead, onde aprenderá até se tornar um grande guerreiro. Seu sonho é ser membro da Ordem da Estrela de Prata, onde os cavaleiros do reino promovem a segurança dos súditos do rei. Já Ghaelius vai para a escola de magia de Odim, grande mago do reino.
Enquanto Drael cresce com armas e tem um romance com a filha do senhor de Roden (Irena), Ghaelius vai se aprimorando cada vez mais com as artes da magia e tem sonhos premonitórios com um garoto um pouco mais novo que ele, que lhe pede que o ajude.

Após saber que tal garoto está preso, Ghaelius vai lá para conversar com ele, mas também acaba preso, vítima de uma armadilha causada pelos guardas de Roden. Drael, agora escudeiro da guarda de Roden, vai lá para liberar o companheiro, mas acaba preso também. Os dois são vítimas de vários interrogatórios a respeito do menino, mas eles não sabem que menino é esse, seu nome, nem por que ele aparece nos sonhos de Ghaelius. Eles pedem que os guardas tragam Lekhim, que pode liberá-los da prisão, mas ninguém sabe quem é esse sujeito, nenhum registro de sua presença por Roden existe.

Os dois garotos são liberados após um acontecimento misterioso na prisão. Vários guardas são nocauteados, a porta é aberta e eles fogem, sem ninguém a lhes perseguir. De volta à escola de magia, Ghaelius ouve de Odim que o misterioso garoto está escondido na escola de magia e se chama Zamhir. Sabe, também, que o rei Ragimund faleceu e que há uma disputa pelo poder para a sucessão real e que sabe-se que Zamhir é o filho do rei e, por isso, legítimo herdeiro ao trono de Andurien. Este é o motivo que bárbaros invadem as cidades e promovem chacinas. Eles querem matar o herdeiro ao trono e fazer com que um de seus senhores assuma o governo. Diante disso, Ghaelius é aconselhado por Odim a fugir com Zamhir, por uma passagem secreta mágica e é isso que o menino faz.

Drael, por sua vez, vai ao encontro de Irena, que espera um filho seu. Também vai fazer sua última tentativa de entrar na Estrela de Prata, já que o tio de Irena é o chefe desta ordem em Roden.

Em paralelo a isso, uma mulher misteriosa começa a persegui-los, conseguindo alcançá-los quando estão cercados por uma horda de bárbaros, a caminho da morte. A mulher é uma elfa Valorian, raça suprema dos elfos, e os ajuda a derrotar os bárbaros. Quando eles estão prestes a agradecer a mulher, ela diz que afastou os bárbaros porque quer matar o herdeiro ao trono e, então, é hora de entrar na zona de spoilers!

ZONA DE SPOILERS

Na verdade, Zamhir não é filho do rei Ragimund, mas fruto de uma pulada de cerca da rainha com um elfo. Este elfo, Denta Gir, é irmão de Minhaz Gir, o traidor dos elfos Valorian. Na língua original, dá para entender o nome original do garoto e a mudança de uma letra, sem mudar o significado, de Zamhir para Zam Gir.

Então, a elfa quer matar Zamhir porque ele é a perpetuação da raça que traiu os elfos. Seu sangue é manchado. Além disso, por não ser filho do rei, não é herdeiro legítimo ao trono de Andurien.

FIM DA ZONA DE SPOILERS

Com isso, Ghaelius decide continuar seu rumo para se tornar um grande mago. Drael não tem seu futuro definido neste primeiro livro. Lekhim é quem encerra esta aventura. A elfa some sem deixar vestígio. A paz em Andurien continua ameaçada.

Nota: 7. Interessante, pero no mucho.

A história mistura um pouco de Senhor dos Anéis, um pouco de Eragon e um pouco de Harry Potter. É divertido de se ler, porém há certas coisas que ficam sem resposta e/ou são ignoradas no decorrer da história. Por se tratar de uma trilogia, é óbvio que nem todas as respostas serão dadas neste primeiro livro, mas fica claro o esquecimento do autor em temas menores.

O fim do livro 1 é exatamente como em uma trilogia. É um final que não termina, mas dá uma continuação. Há mistérios que com certeza serão resolvidos nos livros 2 e 3. Também conta a seu favor o fato de que há uma trama, com reviravoltas, traições e muito mais.

Por ser um livro em espanhol, fica difícil de se entender certas coisas, mas por serem línguas parecidas, não é tão impossível assim de ler. É uma leitura leve, atraente, divertida. Não há tradução para o português e também não há previsão para tal, então se você quiser ler, terá que se virar no espanhol mesmo.

Este livro foi comprado em Buenos Aires. Não há à venda no Brasil. Mas se você for à Argentina, pode procurar a livraria El Ateneo, uma espécie de Saraiva argentina, com quatro lojas em Buenos Aires, sendo duas lojas na Rua Florida, uma na Grand Splendid (na Avenida Santa Fé) e uma em Cabildo; mais três lojas em Córdoba, Rosário e Tucumán. Aconselho a procurarem a da Ricoleta, pois é um teatro que virou livraria, com suas galerias sendo transformadas em seções e o palco do teatro transformado em bar, com mesas para ler, um lugar muito agradável. Neste teatro, você pode encontrar o livro no subsolo.


0 comentários: