terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Mar de Monstros




• Autor: Rick Riordan
• Editora: Intrínseca
• Gênero: Romance adolescente/suspense/ação/mitologia
• Ano: 2009
• Número de páginas: 305
• Onde encontrar: Saraiva, Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Nilobook, CD Point, Galileu, Cia dos Livros, Fnac, Livraria da Travessa… nas melhores livrarias.

“O modo como ele disse meu nome me deu um frio na espinha. Ninguém me chamava de Perseu, a não ser aqueles que conheciam minha verdadeira identidade. Amigos… e inimigos.”

Percy Jackson está de volta, com mais um sonho horrendo sobre um de seus melhores amigos. Grover está fugindo de algum monstro e murmurando que precisa avisar seus amigos, Annabeth e Percy. Ao acordar, Percy tenta se acalmar, lembrando que é o último dia de aula e que ele finalmente vai poder voltar para o acampamento meio-sangue.

Mas, ao acordar, sua mãe lhe conta que ele não pode voltar ao acampamento. Ela promete explicar depois da aula, mas Percy jamais terá essa explicação. No colégio, Percy vai jogar queimado com os outros alunos e logo vira alvo do encrenqueiro da turma, que está com novos “amigos”. De repente, as bolas atiradas pelos amigos se tornam bolas de bronze e Percy só não morre porque seu mais novo amigo, Tyson, consegue aparar todas. Tyson é um menino de rua de um metro e noventa, muito maior e mais desengonçado que os demais. Os encrenqueiros se tornam monstros e tentam a todo custo matar Percy, que é salvo por Annabeth. Eles fogem e levam Tyson junto.
Durante a fuga, Annabeth explica que o acampamento corre o risco de ser fechado em definitivo, que coisas estranhas estão acontecendo, que a árvore de Thalia estava morrendo e que Quíron havia levado a culpa pelo envenenamento da árvore. Eles chegam em meio a ataques ao acampamento meio-sangue e ajudam o pessoal do chalé de Ares a derrotar os inimigos. Durante a luta, Annabeth permite que Tyson adentre o acampamento. Mais tarde, descobre-se que esta permissão era desnecessária, mas não dá para explicar por que sem entregar spoilers do livro.

O fato é que a única forma de salvar a árvore de Thalia e reprimir o ataque dos monstros ao acampamento (além de inocentar Quíron) é encontrar o Velocino de Ouro, o carneiro da perdição, escondido no Mar de Monstros e protegido pelo ciclope Polifemo, que já foi enganado e quer vingança. Ele usa o Velocino para atrair sátiros e devorá-los.

A partir daí, a aventura de Percy, Annabeth e Tyson começa a esquentar. Eles encontram diversos monstros, seres mitológicos, deuses e personagens intrigantes no meio do caminho, sempre seguindo a bela fórmula que permeia o primeiro livro, de enlaçar a mitologia grega com fatos da nossa história.


Nota: 9,5: Altamente recomendado!

Se o livro seguiu a trilha do primeiro, não há como dar uma nota diferente. Continua a perder meio ponto pelos mesmos motivos citados no livro anterior: narrativa em primeira pessoa (coisa que não curto) e pela certa previsibilidade em quase tudo. Mesmo assim, ainda encontramos reviravoltas e “quebramos a cara” achando que alguma coisa está latente, mas acontece outra na hora.

Nesta história, aparecem mais deuses, vestidos como pessoas normais, mas seguindo suas características. Hermes é retratado como um carteiro, Atena é tratada como uma mulher de calça jeans, blusa de algodão e botas de caminhada. Assim são os deuses andando entre nós.

Na outra crônica, dizia que a saga de Percy Jackson e os Olimpianos é a que mais se aproxima da saga de Harry Potter e neste livro a semelhança se torna latente. Se tirarmos do mundo da mitologia grega e levarmos para o mundo da magia, veremos praticamente a mesma história. Tem um Voldemort sendo reconstruído pedaço por pedaço, temos um Draco Malfoy, temos uma profecia sobre Harry Potter e o destino do mundo em que ele vive, temos um Dumbledore que aposta todas as suas fichas no Harry… enfim, a semelhança é grande e vale a pena ver a história do “lado grego”.
A trama é bem escrita, com muitas reviravoltas, traições e revelações. Vale a pena ler o livro e, como no livro anterior, há o primeiro capítulo do livro seguinte (A Maldição do Titã). Como sempre, um belo aperitivo, que te abre o apetite e dá vontade de correr na livraria para comprar o livro e começar a ler assim que o Mar de Monstros é finalizado.

2 comentários:

Tadeu M. Fagundes disse...

Sim, esse livro é ótimo, como toda a saga. Recomendadíssimo para pessoas de 10 a 60 anos. :)
Vale mesmo a pena ler, ainda mais agora que não precisa mais esperar 6~12 meses para o próximo sair.
Outro livro que vale destaque é A Pirâmide Vermelha, do mesmo autor, mas de mitologia egípcia.

Muito bom o review, João. Não deixe o site morrer, pq eu adoro *-*

Juaum disse...

Então Tah, o livro é ótimo e a saga toda está em qualquer livraria. Infelizmene vai demorar para eu ler o próximo, pois eu só tenho os dois primeiros e tenho uma lista imensa de livros a ler até a Bienal deste ano (estou lendo Fundação e Império agora). Mas é lógico que a saga de Percy Jackson encabeça qualquer lista e assim que eu tiver um tempo sobrando, vou terminar, até porque como você já disse, agora Riordan escreve sobre a mitologia egípcia, também riquíssima em ótimas histórias que, se seguirem o estilo dos Olimpianos, sairá uma ótima saga.

Pode deixar que, ao menos de minha parte, o blog não morre. Eu já tenho vários reviews de livros aqui e estou soltando aos poucos. Não sei os outros colunistas se farão alguma coisa, mas eu continuo postando.

Muito obrigado pelo seu recado! Escreva sempre que quiser, criticando, elogiando, sugestionando ou fazendo qualquer comentário whatever!