quarta-feira, 14 de abril de 2010

Rapidinhas Especial: Jogos em Flash


Depois do cigarro e da cocaína, o que mais vicia as pessoas são os jogos em Flash.


Criadores: LongAnimals e robotJAM
Gênero: Corrida de bicicleta
Controle: Teclado

Nunca fui muito fã de bicicletas, nem sei andar e acho essas provas de ciclismo um pé no saco. Mas CycloManiacs me despertou o (insira o nome de um ciclista famoso aqui) dentro de mim.
O jogo é baseado nos clássicos games de corrida como Rock'n'Roll Racing e Top Gear, com algumas adições. São fases, divididas em 5 sub fases. Cada uma possui 3 objetivos a serem cumpridos como andar empinando a bicicleta por X segundos, ou dar X loops no ar. Cada objetivo cumprido se transforma em um achievement (feitos) e cada um deles libera algo diferente como novos personagens e novas fases.
São 20 personagens diferentes, cada um com suas vantagens e desvantagens como manobra fácil, velocidade, aceleração. Além disso, você ganha dinheiro a cada fase completada e pode gastar esse dinheiro para melhorar sua bicicleta aumentando suas capacidades de aceleração, velocidade, manobra, loop e etc.

Nota: 9,0


Criadores: ConArtists
Gênero: Defesa (TD), Zumbis
Controle: Teclado e mouse

É fato que 10 entre 10 viciados em jogos em flash, os jogos de defesa (Tower Defence, TD, no original) são os preferidos. Esse estilo consiste em você literalmente montar uma torre com armas e defender-se de grupos de inimigos, aí se sub divide em vários gêneros como armas modernas, mágicas e por aí vai.

The Last Stand 2, como o nome sugere, é a continuação de um grande jogo de TD que juntava dois gêneros fabulosos: Zumbis e Defesa.
Na pele de um sobrevivente num mundo pós-apocalíptico você deve visitar cidades em busca de suprimentos, armas e outros sobreviventes, tudo isso para chegar até a cidade de Union City em 40 dias e ser resgatado.
O jogo possui uma variação moderada de armas de fogo como metralhadoras, fuzis, pistolas e até mesmo uma motoserra. Ainda é possível colocar armadilhas na tela como bear traps e botijões de gás para retardar os zumbis.
Nesta continuação existe a possibilidade de angariar ajuda, procurando por sobreviventes entre as fases, e equipando-as com armas. Mas muito cuidado, pois os zumbis irão atacá-los e matá-los.
Os zumbis aqui são muito bem feitos, existe uma variedade nos tipos que se extende desde pessoas normais a cachorros, zumbis gordos que duram mais, zumbis policiais e militares que tem mais proteção do que o comum, e zumbis armados de facas, machados e pedaços de pau que podem te atacar.

Nota: 9,5


Criadores: Sean Cooper Games
Gênero: Ação, Zumbis
Controle: Teclado

Boxhead é uma franquia de flash games muito bem sucedida. A princípio parece um jogo de gameboy pelos gráficos e dinâmica "Playmobil", mas acreditem, é MUITO viciante.
O último jogo lançando, Zombie Wars, juntou-se tudo que foi feito na franquia até agora. Nesta versão você pode escolher entre o modo clássico e de defesa, a grande diferença é que no modo de defesa você tem um mini bunker para se proteger, com metralhadoras automáticas e muros.
Nos dois modos você tem um arsenal enorme para combater os zumbis que vão de pistolas, uzi e shotgun até lança mísseis, minas terrestres, barris explosivos e granadas.
Seus inimigos, porém, estão bem preparados. Existem 5 tipos, os zumbis, os zumbis corredores, vampiros, múmias e demônios que são mais resistentes e podem te matar em segundos.
A movimentação é um pouco lenta e com poucos ângulos para andar/atirar, mas conforme você se acostuma as horas de vicio, vai ignorar tudo em prol do sacrifício de sua vida social.
Nota: 8,5

4 comentários:

Wagner Barbosa disse...

Já joguei os 3. O Kongregate tem esses e muitos outros legais.

Esse CycloManiacs foi o que eu mais curti, e como tu, não sou fã desse esporte (não sei nem andar de bicicleta =D).

É legal essas coisas de ficar fazendo manobras, tentar encher o Boost/Stunt, etc.

E gostei das fases, que além de gráficamente temáticas, tem formas diferentes. Algumas bem retas, outras onduladas, longas, curtas, montanhosas, mega-ladeiras, em forma de túneis grandes ou apertados... Enfim, forçando o cara a não ficar só pressionando um botãozinho de acelerar, assistindo o personagem ir até o fim.

Os personagens realmente são variados, uns com bicicleta de roda maior da frente, ou atrás, ou em equilíbrio. E tem até monociclo xD (se minha memória não estiver me traindo).

Só faltou que, na tela de seleção de ciclista, houvessem informações a respeito do desempenho de cada um. Fiquei com a impressão que certos personagens são iguais a outros. É o caso do ninja e aquele outro do começo.


Last Stand... Não sei se joguei 1° ou 2°. Mas foi bem pouco, não me empolguei e perdi logo no início.


BoxHead - The Zombie Wars eu também joguei pouco. Mas este já falo que é no mínimo bom. Lembrou Left4KDead (4K mesmo, não me refiro ao jogo de console), joguinho feito com 4 Kbytes, nesse mesmo estilo "zumbis às pencas", só que obviamente aquele é mais complexo.
No 4k, tu corre atrás de zumbis. No Zombie Wars, é eles que correm atrás de ti, embora tu vá ter nos dois aquele sentimento de FUDEU, ME ENCURRALARAM.


Podiam fazer review da franquia Gemcraft, ou da Bubble Tanks.
Cada uma rende um review grandinho, no mínimo.

Cruor disse...

Cade o Robot Unicorn!? =P

Juaum disse...

E os links? Eu gostei desse CycloManiacs e quero jogá-lo. Completando a frase, desperta o Fabián Cancellara dentro de você, ok?

Agora, fala-se tanto de jogos em flash e ninguém citou o mais viciante de todos: Chute o Vampetoca! Até minha mãe gostou do jogo...

Rocha. disse...

João, é só clicar no nome do jogo, tá ali o link, hotlinkado!
vê se achou ai!

muuto bom o post, esse ai dos zumbis é viciante!