quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Estranhas Criaturas


Título Original:
Alien Abduction: Incident in Lake County
Ano: 1998
Diretor: Sean Alioto
Roteiro: Dean Alioto e Paul Chitlik
Gênero: Ficção Científica

Fita gravada com estranhos acontecimentos que resultaram na abdução da família McPherson.

Durante o jantar de Ação de Graças da família McPherson começam a ocorrer algumas coisas fora do comum. A luz da residência é cortada, ao verificar os fusíveis os irmãos Tommy, Brian e Kurt presenciam ao longe uma explosão de luz. Ao irem ao local verificar percebem que o gerador da cidade já era e que a causa de tudo isso são de aparentes aliens que percebem sua presença e começam a seguir os humanos.

O filme todo é filmado com uma câmera amadora que pertence há um dos personagens, no mesmo estilo de Bruxa de Blair e REC, até acho que Estranhas Criaturas tenha sido inspiração para eles.

De início o clima do filme é bem amador, com pouquíssimos efeitos especiais que se resumem a tiros de espoleta e luz de laser. Em algumas partes do filme essa levada amadora fica bem legal para mostrar a história como se fosse real, mas em outras acaba estragando. Como a câmera é amadora ela não capta lá muito bem o som ambiente então toda vez que os et's espreitam a casa só sabemos o que está acontecendo porque os personagens dizem "Shhh, escuta... Estão no telhado!".

Como uma produção é bem barata, não deu pra contratar um elenco de atores bons, por isso a canastrice é nível 10. O trauma psicológico causado pelos invasores de outro mundo não fica bem exposto por causa dessa falta de talento. Fica mais parecendo uma novela mexicana com todo mundo surtando e tendo atitudes heróicas logo em seguida.

O roteiro cria situações para explicar que a família mcpherson tem alguns problemas internos como uma mãe álcoolatra, um irmão mais velho que carrega para si a responsabilidade de cuidar da família após a morte do pai e uma irmã independente que irrita ainda mais o irmão. Esse drama todo poderia ser mais bem explorado caso os atores fossem bons.

Os Et's são aquele tipo básico, baixinhos e cabeçudos com olhos grandes. Mas a caracterização é bem fraca, dá mais risada do que medo, mesmo quando aparecem só em sombras e afins. A nave deles parece a nave da Xuxa.
Suas armas para ameaçar os humanos são vários poderes aparentemente psíquicos e uma arma de raio laser que queima as coisas. Em determinado momento se tem a impressão que eles podem controlar a mente das pessoas e fazem isso com a caçula da família. Mas novamente, a atuação é tão ruim que eu não tenho certeza se a menina estava sendo controlada, ou era uma psicótica, ou era uma merdeira como toda criança.

Em suma, Estranhas Criaturas é um filme com idéias boas, mas mal executado por falta de dinheiro. Se o diretor tivesse verba para uns et's mais decentes e uns atores menos canastrões, seria um grande filme de ficção. O jeito é esperar um remake.

Nota: 6,5

Para: Fãs de ficção científica, filmes "reais" de mentirinha.

2 comentários:

Juaum disse...

Tira esse review daqui!!! Se tem uma coisa que eu tenho medo de verdade é ETs e discos voadores, então nem vou me arvorar a ver este filme, mesmo que seja bem tosco como você disse, Carlão. Só a capa já me assustou...

Rocha. disse...

Você não é o único Juaum!
ehasuiheiuasheiuashiue