Ano: 2008
Criadores: Joe Ahearne
Gênero: Mistério, Drama
Um padre, encarregado de procurar evidencias e provas sobre milagres, para serem usados na canonização de santos pelo vaticano, acaba em uma trama complicada tendo que lutar contra demônios.
Seriado inglês que conta com seis episódios de aproximadamente cinqüenta minutos, e ao que parece não vai ter mais (não achei informações se tem chances de uma segunda temporada).
Não botei fé (ráaa) de inicio logo na metade do primeiro episodio mostrando um seminarista gay e ele sendo alvo de demônios me fez torcer o nariz já esperando um daqueles plots parciais e preconceituosos, porem para minha surpresa foi justamente o oposto sendo uma das coisas com o tema ‘’exorcismo’’ com base na religião católica mais respeitosos que eu já vi, como por exemplo, esse noviço gay ser atacado não por ser gay, mas sim por ele estar mais próximo de deus, ou um episodio onde o padre na frente de uma clinica de aborto reza para que os manifestantes (contra a clinica) se lembrem de que não cabe a eles julgar o próximo!
O plot é ate que simples, o padre Jacob (Martin Shaw) tem um don de exorcizar demônios, e os demônios planejam ‘’entrar em guerra’’ sendo assim esse padre uma peça importante e para isso eles tentam atacar a fé e os ideais do padre de varias formas, não espere por demônios em CG, mas por um plot inteligente que usa de vários argumentos para tentar contestar a fé do padre, argumentos em teoria lógicos como tentar argumentar que o fato do padre mandar os demônios para o inferno novamente é algo terrível e cruel. (Eu particularmente vi os argumentos dos demônios similares a vários casos reais, que infelizmente vemos por ai, de ditadores e criminosos tentando argumentar que por mais hediondo que seja o crime, foi por uma causa justa e por isso não merece punição, algo tipo estupradores alegando que a vitima instigou o crime... Mais uma vez essa foi uma interpretação pessoal e só estou expondo),
Temos episódios que abordam temas polêmicos como, opções sexuais, aborto, outras religiões e ate mesmo usando pessoas de dentro da igreja trabalhando para os demônios, temas que poderiam facilmente se tornar ataques ignorantes (seja pendendo para qualquer lado), mas que acabam sendo muito bem abordados.
Alem disso os episódios conferem um clima tenso e o exorcismo tem um clima bastante carregado (não ninguém vomita verde). A trama vai conquistando e as boas atuações contribuem bem para isso, a trilha sonora não me marcou, mas a direção cumpriu bem seu papel.
Os defeitos do seriado estão na quantidade pequena de episódios, que acabaram deixando varias lacunas a respeito dos personagens. E o episódio final que acabou não sendo tão grandioso como deveria, talvez seja uma simbologia as batalhas diárias, mas de qualquer forma pelo que o seriado vinha apresentando acabou sendo bastante leve.
Nota: 8.2
Caso o tema lhe interessa vai sem medo, que o seriado é bom, caso não interesse e tiver oportunidade de uma conferida.
Para: Fanáticos (religiosos e não religiosos) poderem ver que respeito é algo possível seja abordando o tema que for. Fãs do filme ‘’O Exorcista’’
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Apparitions
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
..vou conferir pareceu bom (depois eu volto...hauhauah).
É, Alexandre. Me pareceu algo como O Código Da Vinci em série. Seria mais ou menos por aí?
Hum nao muito, o clima de nao saber direito em quem confiar sim, mas de resto nao tem muitas semelhancas
Postar um comentário