quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Black Dynamite


Ano: 2009
Diretor: Scott Sanders
Roteiro: Scott Sanders, Michael Jai White, Byron Minns
Gênero: Comédia, Blaxploitation

Black Dynamite luta contra os traficantes que estão infestando as ruas de heroína, e que mataram seu irmão.

Ex-Agente da CIA, Black Dynamite volta a ativa para investigar a morte de seu irmão, viciado em drogas. Porém Dynamite descobre que a história não é bem essa e começa a desvendar os podres de uma conspiração sinistra que envolve drogas e bebidas ruins!

O filme é todo Thrash, como um bom blaxploitation. Em nenhum momento ele se leva a sério, e por isso consegue se diferenciar desses filmes de "comédia" mais recentes e que o Cruor adora, tipo Não é Mais um Besteirol Americano, Death To Supermodels e afins.

Tecnicamente o filme é ruim, mas de propósito, então você abstrai a ruindade tipo edições bizarras, atores olhando para os lados numa clara tentativa de ler as falas, dublês aparecendo nitidamente diferentes dos personagens que supostamente estão apanhando etc. Toda essa tosquice foi bem trabalhada para ser bem tosca, tosca ao extremo, e sendo assim, engraçada.

O roteiro e a história são cliches, óbvio, mas caem no mesmo quesito anterior. Não são clichês porque o diretor e os roteiristas são ruins (até podem ser, não lembro de outro filme deles), mas são ruins porque TEM que ser ruins. Algumas situações cômicas forçadas que seriam sem graça num filme de "comédia" (ou seja, filmes do Adam Sandler) se tornam realmente engraçadas aqui, como as cenas que envolvem insinuações sexuais ou com estereótipos. Aliás, não dá pra falar de estereótipo num blaxploitation, afinal esse ramo de filmes é só sobre estereótipos!

As cenas de lutas são até que bem feitas mesmo que sejam galhofas, se você levar em conta que é um filme B de baixo orçamento. Creio que isso se deve bastante ao ator principal e um dos roteiristas, Michael Jai White, que é um lutador de verdade, e segundo a wikipedia ele é faixa preta em Karate Shotokan/Goju-Ryu/Kyokushin, Tae Kwon Do, Kobudo, Tang Soo Do e Wushu. O cara é praticamente o Chuck Norris negro!

No geral, Black Dynamite é uma grande surpresa e uma bela homenagem aos clássicos do blaxploitation como Black Belt Jones, Super Fly e Shaft. Vale a pena baixar e ver. Digo isso porque o filme não tem distribuidora e será praticamente impossível de sair em grande circulação no Brasil, ou até mesmo nos EUA.

Nota: 9,0

Recomendado!

Para: Fãs de filmes thrash dos anos 70/80, fãs de blaxploitation, fãs do Michael Jai White (O cara fez o Spawn naquele filme escroto =P).

4 comentários:

Cruor disse...

Rapaz Death To Supermodels é um filme inesquecivel...

Esse ai foi feito ''de proposito'' bando de maluco que curte o genero resolveu fazer um pegando todos cliches e brincar com eles respeitando o genero justamente por gostarem, e ele tem esse visual antigo porque gravaram com camera e filmes antigos nao é igual o grindhouse que foi feito em computador

e olha que ainda nem vi o filme =P

Juaum disse...

Boa Carlitos! Eu gosto de filmes de comédia e gosto de filmes que envolvam gangsters, traficantes e afins. É uma ótima pedida!

Rocha. disse...

caralho eu to louco pra ver esse filme! vou correr pra ver!

Sergio_Bukowski disse...

Fodão, bem tipo "Black sex machine with a gun".