Ano: 2001
Direção: Richard Kelly
Roteiro: Richard Kelly
Gênero: Suspense
Não sei nem como fazer a sinopse desse filme, sem estragar surpresas, pois muita coisa que acontece nele me surpreendeu, desde as cenas iniciais até a final, justamente por não saber ao certo do que se tratava, e aconselho a todos verem dessa mesma maneira, pois ler sinopse é pedir para levar spoiler. (sim sou chato)
Mas é bom saber, antes de tudo, que é um filme perturbador, divertido, melancólico e atraente, que prende do começo ao fim.
Donnie Darko possui um elenco muito bom, contando com a presença de Jake Gyllenhaal (sim, o cowboy de Brokeback), Drew Barrymore e Patrick Swayze (o Ghost, que faleceu recentemente), Seth Rogen (aquele que sempre faz papel de maconheiro), entre outros que não merecem tanto destaque assim.
Todos eles contribuíram para uma atmosfera realista, desde os f* da puta sentados no fundão até a professora maluca viciada nos vídeos de auto ajuda sobre o medo do Patrick Swayze. (vídeos que me fizeram rir muito, é trash demais).
Tem também a gordinha oriental que todo mundo zoa, crianças que dançam, a irmã safada, os professores legais, etc.
Meio parecido com filmes teens repletos de muita azaração e altas confusões na escola não é? Pois então, mas não é... é apenas o plano de fundo da história toda.
Acho que todo mundo já parou para pensar se na vida existe algo além do que nós vemos, algo além do que sentimos e presenciamos, que seja inexplicável na concepção que temos do mundo. Donnie Darko é uma viajem total sobre isso. Tome um chá de cogumelo e viaje junto.
É tão viajado que ao acabar, minha namorada xingou, por ter dado muitas voltas e não explicado nada, e eu tava lá boquiaberto achando tudo foda! Ai ela perguntou o motivo pelo qual eu achei foda, e pediu pra mim explicar tudo... e eu me perdi completamente, eu sabia que tinha sentido, eu sabia o que tinha acontecido... mas e agora, como explicar? Talvez seja um desafio muito grande pra mim falar da história desse filme, eu vou rever, e achar uma explicação concreta... a única coisa que eu consegui foi viajar junto!
O clima do filme é perfeito, não tem igual. Passa tudo que eu falei no começo, uma melancolia, que diverte e perturba, tu não sabe o que vem pela frente, da risada com algumas coisas que acontecem, se impressiona e faz pensar.
Tudo isso embalado por uma trilha sonora perfeita, dos grandes sucessos (ou não) dos naos 80, como “Love Will Tear us Apart” do Joy Division, “Never Tear us Apart” do INXS, “Stay” do Oingo Boingo e “Head Over Heels” e “Mad World” do Tears for Fears. Todas elas em cenas memoráveis, como a que apresenta os personagens do filme na escola, enquanto toca Head Over Heels.
Os diálogos também são um grande ponto forte para o filme. Com muitas falas memoráveis, as 2h passam voando, pareceu até que foi bem menos, e isso é um grande ponto forte para mim.
Sem muito mais para falar, gostaria de saber se vocês gostaram do filme tanto quanto eu, e quem assistiu comenta ai suas teorias sobre o que se passou no filme, seria legal.
Então é isso, desculpem por ficar muito tempo sem postar, estou me retratando disso, com esse filme que pra mim é um clássico, espero que gostem, não só do filme mas do review!
Nota: 9,5
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Donnie Darko
Postado por Rocha. às 10:15
Marcadores: -Rocha., Análises, Cinema, Recomendações
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Baaaaaaaaaaaaaaah! se puxou afu né, não é tudo isso
Vi esse filme quando passou no SBT faz uma cota, é bem legal mesmo. Tem uma continuação, mas nunca vi.
filminho batuta...
...é bom e sim é uma viagem.
Todo mundo que escreve sobre o filme tenta cultua-lo como algo "super filosofico"(escrevi assim pra desafiar as leis da gramatica)...e o filme faz viajar por isso mesmo, mas o mais legal é exatamento o sentimento de incerteza e incomodo que o filme gera no final..."que merda foi isso, eu vi o filme tentei desvendar e não entendi porra nenhuma"...é agora entendeu pq é legal.
Mas o que mais surpreende é que tá foda, aqui na ilha, achar o file pra comprar numa loja...mais um mistério do filme.
Mas eu deixaria ele com um 8...teve momentos que eu cansei.
A continuação é S. Darko, com a irmãzinha dele!
Parece que é uma bosta, nem vi ainda.
e esse sentimento de incerteza e incomodo eu não senti só no final, foi do começo ao fim!
Um dos melhores filmes de todos os tempos, e o melhor papel da carreira de Patrick Swayze.
E vão por mim, não assistam à sequência. Mata todo o filme x__x
Postar um comentário