sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Crepúsculo - Twilight (livro)


Autor: Stephenie Meyer
Gênero: Fantasia, Romance
Ano: 2005
Analise por: Renan Pacheco

Crepúsculo (Twilight) é o primeiro livro de uma série de quatro livros. O livro conta a história da adolescente Isabella Swan que se muda para a cidade de Forks e se apaixona pelo vampiro Edward Cullen que vive na cidade com sua família de vampiros.


Análise do livro originalmente publicado em 2005 e conseqüentemente filme modinha do momento. Isabella Swan uma jovem de 17 que morava na ensolarada Phoenix com sua mãe se muda para morar com seu pai Charlie em Forks, uma cidadezinha onde o sol só aparece poucos dias no ano e chove na maior parte do tempo, porém Bella não esperava que a pequena Forks lhe mostrasse um universo completamente novo. Em seu primeiro dia de aulas ela nota um grupo de cinco jovens diferentes, todos dotados de uma beleza inumana, são os membros da família Cullen; Rosalie, Jasper, Alice, Edward e Emmet. Porém um deles chama mais a atenção da jovem Bella que tem a oportunidade de se aproximar dele em uma das aulas, porém o misterioso rapaz prefere tomar distância da garota e parece muito incomodado com a presença dela.

Bella então fica intrigada com Edward que tenta se afastar o máximo possível dela tentando inclusive mudar seu horário de aulas. Até um dia quando uma van desgovernada está prestes a esmagar Bella no estacionamento da escola Edward aparece para resgatar a moça surgindo com uma velocidade incrível e parando o automóvel apenas com suas mãos. Após esse acontecimento Bella fica ainda mais intrigada com Edward que prefere não falar sobre o assunto. Até certo dia em que Bella sai com suas amigas até uma cidade próxima e é quase atacada à noite, Edward é quem aparece novamente para salvá-la. Os dois começam a ficar mais próximos, então Edward desiste de manter distância da garota, já que teria que conviver com ela na escola. Então pela primeira vez um membro da família Cullen era visto conversando com alguém que não era da própria família.

Bella começa a questionar Edward, tentando descobrir o que ele é, o rapaz prefere não responder e deixar com que ela crie suas próprias teorias. Certo dia Bella encontra com o filho do melhor amigo de seu pai, o garoto Jacob Black da tribo indígena Quileute, Jacob conta uma lenda indígena sobre seres místicos que se assemelhavam com os seres humanos, mas possuíam hábitos diferentes. Bella pensa que Edward possa ser um vampiro então conta a ele sua nova teria, o garoto não nega e os dois começam a ter um relacionamento cada vez mais forte. Onde Edward tem que controlar seus instintos de vampiro para não matar a garota que ama perdidamente. No restante do livro os temas são a paixão louca dos dois, os hábitos vampirescos de Edward, a família Cullen e a chegada inesperada de um grupo de vampiros.

Lendo esse meu resumo dá para se imaginar que a história não passa de um romancezinho clichê para agradar as adolescentes, porém Stephenie Meyer consegue envolver o leitor nas tramas e consegue muito bem descrever o mundo de Forks assim como seus habitantes sugadores de sangue. Melhor ainda é a descrição do romance, a autora consegue mostrar tudo o que passa na cabeça de Bella (o livro é contado em primeira pessoa pelo ponto de vista da personagem principal) e nos faz captar os sentimentos da garota em relação ao seu namorado vampiro, o que foi a grande falha da versão cinematográfica que não nos mostra os pensamentos de Bella. Os marmanjos devem achar que seja um livro para garotinhas em puberdade, porém o livro também tem suas cenas de ação e drama, principalmente nos últimos capítulos, esses últimos capítulos fazem o leitor querer ler desesperadamente até o fim por causa das surpresas da trama e o drama que a autora consegue transmitir.

Mas nem tudo são maravilhas, mesmo sendo fã da série tenho que admitir que certas partes do livro se tornam meio monótonas e algumas até inúteis para a continuidade da história, por mais que a autora queira nos mostrar o amor entre os personagens ela acaba cansando o leitor e faz com que ele se pergunte: “Cadê a ação?”. A ação infelizmente está somente nos últimos capítulos, coisa que a versão para os cinemas do livro conseguiu perceber e “adiantou” um pouco as coisas.

Porém ao se comparar o filme de Crepúsculo com o livro, o livro nos dá uma visão muito melhor do universo, principalmente por causa de termos a possibilidade de ver as coisas pelo ponto de vista de Bella, enquanto no filme somos meros espectadores.

Concluindo, uma boa pedida para quem gosta de uma boa história de amor, vampiros adolescentes e tem paciência para aguardar por 150 páginas para o clímax da história

Nota: 6,5

Aguardem as análises dos outros livros da série e do segundo filme da série, “Lua Nova” (“New Moon”) que estréia nos cinemas dia 20 de novembro.


3 comentários:

Gabriel disse...

Finalmente um livro bom nessa birosca!!

Ferraro disse...

...inimigo número 1 dessa saga de vampiros emos...Abraham Stoker se revira no túmulo até hoje.

Pra quem quiser uma opinião certa sobre esse livro http://desciclo.pedia.ws/wiki/Twilight

...mas falando sério eu não li o livro, mas quase dormi durante o filme.

Juaum disse...

É uma pena que vocês tenham feito isso só para agradar o Premiê. Vamos colocar videos da Boxxy!!!

De qualquer forma, Renan está de parabéns pelo review. Até está me deixando com vontade de ler e olha que eu resisto a ler livros de vampiros de tudo quanto é jeito! Sei lá, acho que essa aversão a vampetocas vem de muito tempo...

Mas, assim que eu acabar a longa lista de livros aqui, procurarei o Crepúsculo para ver se é um RBD com chupadas.

Parabéns pelo review, Renan!