Ano de lançamento: 2009
Gênero: Ação, Stealth
Plataformas: PC, Xbox 360 *testado no 360
Estúdio: Replay Studios
Distribuído: SouthPeak Games
Inspirado na historia de Violette Szabo uma agente francesa (real) que lutou do lado dos aliados na segunda guerra mundial, conta a historia de Violette Summer e sua trajetória atrás das linhas inimigas.
Antes de tudo, esse jogo teve uma péssima nota nas criticas especializadas, que ate agora não descobri o porque, e muitos jogadores ficaram extremamente frustrados achando que ia ser um ‘’Splinter Cell’’ (onde apesar do foco ser ‘’não chamar a atenção’’ é perfeitamente possível sair no estilo ‘’RAMBO’’), mas ta mais pra ‘’Tenchu’’ (jogo sobre ninjas em que é simplesmente impossível sair correndo matando todo mundo). Portanto já fica o aviso o jogo é Stealth (não existe uma tradução perfeita, mas seria algo como camuflado, disfarçado, ‘’invisível’’) ao pé da letra.
O jogo tem um numero pequeno de armas, as principais são uma faca (que esta sempre com você) e uma pistola com silenciador, mas também a momentos em que você pode usar uma pistola Luger, escopeta, rifle, metralhadora e ate mesmo um sinalizador. Uma lanterna e em algumas fases coletes a prova de balas, explosivos e mascaras de gás também fazem parte de seu inventario. Nas primeiras fases conta também com morfina que te da um ‘’poderzinho’’ de virar ultra-rápido podendo fugir ou matar um inimigo enquanto isso (calma que tem explicação pro ‘’poder’’).
A quantidade de munição é mínima e não tem como sair atirando pra tudo que é lado, amenos que você consiga dar tiro na cabeça a cada tiro, simplesmente não compensa sair atirando, porem as armas de fogo tem uma função estratégica, em que você atira para atrair atenção de seus inimigos e ai sim matar eles. A parte chata é que não adianta atirar em lâmpadas que elas são indestrutíveis.
O segredo do jogo é se esconder nas sombras, que em sua grande maioria são bem realísticas (o inimigo não te vê porque esta escuro mesmo, nem você consegue se ver direito) o problema disso é que às vezes fica complicado se locomover e é comum esbarrar com um inimigo sem querer ou calculando mal a distancia, em alguns momentos temos caixas de fusíveis que podem deixar uma sala no escuro, alguns objetos que podemos empurrar para tampar uma lâmpada e ate algumas ‘’armadilhas’’ improvisadas, como poças de combustível que quando você atira entram em chamas, tambores que explodem, ou liberam gazes tóxicos ou ate mesmo ligar a corrente elétrica de um fio que esta em uma poça d’água fazendo com que o inimigo que estiver nela vire churrasco.
O esquema de como se jogar Velvet Assassin é se esconder nas sombras e esperar o momento exato, analisando o padrão do inimigo ou usando o cenário e truques como atirar para chamar a atenção, assoviar ou ate usar corpos para fazer com que o alvo chegue no ponto exato que você quer e assim poder matar ele com um golpe pelas costas, uma coisa bastante divertida é que alguns inimigos tem granadas, é possível puxar o pino delas, em alguns momentos se você acertar o tempo certo é possível acabar com vários inimigos de uma vez só. Também existem armários em que da para se esconder ou mudar a roupa para um uniforme de oficial nazista e assim poder passar mais ‘’abertamente’’ em algumas partes.
Porem esse estilo de jogo, somado a alguns bugzinhos que fazem com que o inimigo às vezes fique com um tempo errado, e a dificuldade bastante elevada, fazem o jogador ficar com raiva por ter que repetir varias vezes a mesma parte da missão.
Os bugs são poucos, mas em algumas partes irritam em sua maioria bugs de colisão, alguns jogadores dizem que há bugs na inteligência artificial do inimigo, porem eu só tive problemas quando fiquei muito próximo do inimigo e em seu ângulo de visão (por mais escuro que seja, faz sentido o cara te ver se você esta a apenas alguns centímetros na frente dele).
Os gráficos são bons, nada espetacular (tirando a Velvet de costas que é um espetáculo =P ), mas são atuais.
A dublagem é bacana, os franceses falam francês, Velvet (no jogo) é britânica e fala com sotaque inglês, e os alemães falam em alemão, com longos diálogos.
Uma coisa que achei ótima na jogabilidade é o fato dos itens secretos não serem apenas para colecionar, mas cada item te da uns pontos de experiência e completando mil você ganha uma estrela para melhorar uma habilidade (a velocidade andando agachado, sua energia ou o tempo de ‘’poder’’). É perfeitamente possível passar o jogo sem pegar nada porem fazendo os upgrades facilita bastante.
A primeira parte do jogo Velvet esta em um hospital de uma vila francesa, muito ferida e ao que parece em coma. E as missões são suas lembranças (ou seja, ta acontecendo na cabeça dela, por isso a morfina da o ‘’poder’’ na missão final em que ela acorda não tem mais morfina em lugar algum e obvio nem poderzinho). E a historia principal é bastante pesada.
Nota: 7,9
Sinceramente não entendo a nota tão baixa que o povo tem dado, o jogo é muito divertido, tem um nível de dificuldade alto, conta com boas dublagens e é bem realista, Viollete não tem habilidades ninjas, e muito menos depende de um equipamento incrível, te obrigando a ter muita paciência e sangue frio para emboscar o inimigo na hora exata. As execuções são muito bacanas também, e vão progredindo violentamente conforme a fase, na primeira ela mata com um golpe só e bem limpo, na ultima ela da varias apunhaladas. Porem não recomendo justamente porque não é um estilo de jogo para qualquer um, se prepare para voltar à mesma parte varias e varias vezes...
Para: Gente que gosta de desafios, true ninjas, ficar nervoso ao criar um plano perfeito e quando estiver andando para surpreender o inimigo pisar em um caco de vidro e fazer barulho...
Dica: Evite melhorar o tempo de uso da morfina, de preferência as outras habilidades, pois no final você só vai contar com elas. Preste muita atenção no cenário, pois ele vai te ajudar bastante, e lembre-se que o silencio é ouro =P
Alguns spoilers pequenos sobre a historia, mas em todo caso já sabe ‘’leia por conta e risco’’.
A historia é bem pesada, conta também com algumas cartas espalhadas por fases que mostram que os soldados nazistas também tinham famílias, temos uma missão em um gueto (os campos cercados por muros onde os judeus eram obrigados a viver) em que vemos bastante destruição, uma missão em que Velvet precisa encontrar um espião que esta preso, não para salvar mas para entregar um comprimido de cianeto para que ele possa se matar, e a missão final em que os nazistas matam todos em uma vila francesa, e você encontra vários corpos incluindo crianças e mulheres, e inimigos com lança-chamas queimando pilhas de corpos. E o final do jogo da indícios de uma possível continuação.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Velvet Assassin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
esse parece bem foda, quero jogar!
ainda bem que tem pra PC! Se eu pegar comento o que achei! Saudade de jogo stealth bom!
Postar um comentário