terça-feira, 29 de setembro de 2009

The Tale of Despereaux (O Corajoso Ratinho Despereaux)


Diretor: Sam Fell, Robert Stevenhagen
Ano: 2008
Roteirista: Will McRobb baseado no livro de Kate DiCamillo
Gênero: Aventura, Animação.


Sinopse oficial: (é que achei engraçado)
Num mundo encantado, três improváveis heróis são os personagens de um conto de fadas. Há o camundongo que prefere ler livros a comê-los; um rato infeliz que planeja viver na escuridão da masmorra; e uma espalhafatosa garota com orelhas de couve-flor que trabalha como empregada no castelo da princesa.

Então primeiro deixa-me explicar, achei a sinopse oficial engraçada, porque não é bem assim, eu não vi, por exemplo, um rato infeliz que planeja viver na escuridão, vi é um rato que acabou obrigado a viver na masmorra e era bem feliz ate acabar indo viver lá, e por ai vai...

Não li o livro, mas me recuso a botar ‘’Comedia’’ como gênero, já que o maximo de comedia que tem no filme é uma ou outra sacada, mas ta bem longe de ser uma comedia, inclusive pra mim foi um dos maiores erros nesse filme, uma animação com ratinhos e situações bizarras que não é engraçado.

O plot é bacana, uma aventura, envolvendo o camundongo corajoso e o rato ‘’dos mares’’ tentando ajudar uma princesa triste. Porem a parte da aventura mesmo fica só no final, durante o começo e o meio do filme é apenas para dar vida aos personagens, que alias são muito bacanas e bem construídos, se fosse um filme ‘’live action’’ talvez tivesse um efeito melhor, mas para uma animação em computação gráfica, a falta de acontecimentos acaba cansando demais.

Outra coisa que não gostei é o uso das grandes orelhas do camundongo (é Dumbo mandou um abraço) não sei se usaram melhor no livro, mas se tiver isso no livro tam bem é uma pena, pois a historia é bacana.

Oestilo da animação é bem bolado o design dos personagens são bastante estilosos e o cenário fixo da um ar teatral (imagem um ‘’hoje é dia de Maria’’ feito em computação gráfica) isso tudo caba dando um visual bem diferenciado do que temos hoje em dia (infelizmente o camundongo principal tem o visual ‘’fofo’’ padrão).

A dublagem original também é bem feita e as vozes se encaixam bem nos personagens.

Nota: 6


Pela qualidade e estética, mas peca demais por ser uma aventura sem ação e uma comedia sem graça, a forma como foi dirigido da sono e não combina em nada com uma animação em CG por mais que seja legal ver os personagens bem construídos, não faz sentido perder praticamente o filme todo só pra isso, deixando a aventura para o final.
Talvez se fosse feito de forma mais épica, ou dessem mais foco para ação... Sei que parece estranho em um filme reclamar que só tem ação e em outro que falta =P Mas convenhamos que não faz sentido um desenho que tanto a capinha quanto a campanha da a entender que é infantil e no filme não acontece praticamente nada.

Para: botar crianças para dormir, ver com energético, reclamar de como uma animação tão boa e ate que a historia é interessante pode ter virado essa coisa sem sal.



1 comentários:

Gisele Santos - Redação MRC disse...

eu não curti , achei cansativo , chatinho , dá sono mesmo