sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Harper's Island (O Mistério da Ilha)


Ano:
2009
Criadores: Ari Schlossberg
Gênero: Suspense

Abby Mills volta para a ilha de Harper para o casamento de seu melhor amigo. Mas algo inesperado acontece.

Há 7 anos a ilha de Harper foi alvo de um serial killer, John Wakefield, que matou 6 pessoas antes de ser morto pelo sherife do local. Uma de suas vítimas foi a mãe de Abby Mills (Elaine Cassidy), que logo após os crimes é mandada embora da ilha por seu pai, o Sherife Charlie Mills (Jim Beaver), por conta de problemas de relacionamentos entre eles, e promete que nunca mais voltaria naquele lugar maldito. Agora em virtude do casamento de seu melhor amigo, Henry Dunn (Christopher Gorham), Abby toma a difícil decisão de voltar a ilha. Só que o passado volta para assombrá-la assim que estranhas mortes, envolvendo os convidados do casamento, começam a acontecer.

Pode parecer um plot de filme ruim que passa aos sábados na Globo, mas vocês estão enganados! Esse é o plot de uma série ruim que passa todo dia no SBT. Ou passava, terminou essa semana graças a deus. Imagine um Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado que ao invés de duas horas tem dez. Isso é Harper's Island. Mas eu sou adepto do pensamento de que uma história clichê e/ou ruim pode ser salva se tiver um roteiro bem montado e personagens bem trabalhados, o que também não é o caso aqui.


O roteiro é cheio de furos e situações improváveis. Não bastasse as mortes a nível de Coyote com armadilhas que só o Rambo usa do tipo tronco gigante voando do nada e candelabro na cabeça, ainda tem as situações de não-morte que são bizarras. Nego em barco que explode e sobrevive sabe lá como, tiro de shotgun na cara e a pessoa mal se arranha, um personagem que leva um tiro na perna e morre, e o outro que tem a perna varada por um espeto de madeira gigante e sobrevive e afins.

Antes de perceberem que estão ocorrendo assassinatos os personagens agem com um sentimento de "foda-se" absurdo. Fulano sumiu, os outros não sabem onde ele está, ligam pro seu celular e dá caixa postal. Então eles presumem que o cara voltou pra casa! Nem se preocupam em ligar pra casa do sujeito! Além disso tem aqueles momentos "final de novela", onde um personagem tá agonizando no leito de morte e faz uma rápida explicação de 5 segundos para que a história tenha algum nexo.

Falando nos personagens, eles são o típico clichê de turma adulta/teen. Tem o gordo engraçaralho, o loiro pegador, o negro gente boa, o casal de pombinhos, o cara estranho, o bad boy e por aí vai. A dinâmica da série envolve a morte de um ou dois por episódio, e teoricamente você ficaria apreensivo para saber quem é o assassino e quem sobra no final, mas a qualidade das atuações e a falta de carisma prejudica essa intenção. Chega a ser um alívio quando alguém morre, de tão chatos que os personagens são. O único que me prendia era o Sherife, não pelo personagem, mas porque gosto do ator em outras séries.
Dentre eles se destaca a garotinha Madison. É meio difícil falar dela sem soltar spoiler, mas vamos dizer que ela sofria de esquizofrênia. Só assim pra acreditar nas mudanças de comportamento de um episódio pra outro que a personagem sofria. Uma das piores coisas do seriado, certamente.

Outro personagem "enigmático" é o vilão da trama. Ele é o típico vilão de filme teen/suspense. Aparece do nada pra matar alguém, ninguém percebe sua presença, se locomove furtivamente no meio de uma floresta como se fosse um ninja e tem as fantásticas habilidades de deflecção de chumbo e resistência a chumbo. Ninguém consegue acertar um tiro ou facada nele. Na verdade ele até leva um tiro de shotgun no rosto, mas só sofre uns arranhões ao invés de ser decapitado. Alguns podem falar que ele sobreviveu porque a munição não era real, já que as armas era aquelas de atirar em pratos e tiro ao alvo, só que um episódio antes alguém dá um tiro numa porta de aço e faz um senhor arrombo nela. Logo a munição devia ser real, ou a porta era de papel alumínio!
Ainda sobre o vilão -SPOILER- ele é John Wakefield que não morreu. O sherife não achou seu corpo, aí enterrou outro no lugar e ninguém percebeu (ok...). Ele matou a mãe de Abby porque era apaixonado por ela e os dois tiveram um filho, que ela largou com outra família o que o deixou muito puto. A tal criança cresceu e virou parceiro de crimes dele, e ajudou a matar todo mundo na ilha durante a série e é o tal noivo, o Henry Dunn. E ele é um gênio. Armou o casamento na ilha porque seria o único jeito de trazer Abby de volta pra lá, só pra poder matar todo mundo e ficar com ela na ilha, um sonho de criança que ele tinha! Sim, tudo isso foi por causa de um desejo incestuoso de comer a própria irmã!! Parabéns pra quem escreveu essa merda! -SPOILER-

Como deu pra perceber e como eu ressaltei no começo, essa série não passa de um longo filme de suspense para adolescentes, ou uma cópia malfeita pra caramba de Twin Peaks. Para quem é fã desse tipo de filme é ótimo, já para quem procura uma série boa... Melhor continuar procurando!

Nota: 3,5

Para: Fãs de filmes teen de suspense sem nexo, quem não tem nada pra fazer e não tem nada de interessante pra ver.

5 comentários:

Cruor disse...

Faltou explicar que a fotografia é boa e as gostosas tambem o que justifica a nota alta

Anônimo disse...

essa série é um lixo, eu perdi meu tempo vendo até o penultimo capitulo, que ai mostraram quem era o cumplice do John Wakefield. Certos assassinatos eu dava risada de tão viajado que era. Além disso o tal do John Wakefield me lembrava muito o Jason do 6° feira 13, e só falto mesmo ele te a cara toda retorcida.

Unknown disse...

opa eu comentei isso acima.XD

Gisele Santos - Redação MRC disse...

eu assisti, mas direto e reto, sem depender de esperar em tv, aí o impacto é melhorzinho até ... é baseado também em um livro da Dama do Crime, Agatha Crhistie, "O Caso dos Dez Negrinhos", que também acontece em uma ilha, reúne muito mistério, terror e mortes garantidas semanalmente, além de ser um tapa na cara de todo mundo sobre preconceitos e imbecilidades dos humanos....
eu gostei ... às vezes é legal brincar de Sherlock Holmes

Ferraro disse...

...to de acordo mais com a Gisele acima...

...6,5 - Pq o final é decepcionante.