sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Command & Conquer (matéria)



Uma das minhas series de jogos preferidas, por isso decidi fazer essa matéria contando um pouco sobre cada jogo, não são analises nem tem notas, apenas informações sobre os jogos e principalmente sobre a historia.


A serie Command & Conquer ou C&C foi criada em 1995 pela Westwood Studios, consiste em um jogo de estratégia em tempo real (RTS) praticamente com a mesma jogabilidade tão comum nesse gênero, você colhe recursos para gastar construindo estruturas que vão construir unidades ou upgrades e assim montar sua base para derrotar a base inimiga.
Porem a novidade estava em cutscenes com atores reais (aqueles filminhos durante as missões) e por ter dois cds em que você podia jogar com ambos os lados da guerra, cada campanha mostrando a visão de cada grupo.

Claro que para manter a cronologia da historia nas continuações, em cada jogo um dos finais é optado, e por isso essa matéria vai conter spoilers sobre a historia.

Command & Conquer 1 teve vários remakes feitos para videogames, mas esses remakes basicamente só traziam outros mapas, melhoras gráficas e mudanças no esquema de controle.

Hoje a serie conta com três cenários distintos, irei explicar de acordo com a cronologia da historia e não com os lançamentos dos jogos. E no final falarei um pouco sobre um dos personagens mais fodas já criados ‘’Kane’’ é um texto meio longo, mas tentei fazer de uma forma resumida, em todo caso, se prepare...

Command & Conquer ‘’Tiberian’’

Que foi o enredo do primeiro jogo, um meteorito atingiu o rio Tibre na Itália e nele estavam cristais que foram batizados de ‘’Tiberium’’ esses cristais se reproduziam rapidamente e absorvem os minerais da terra e dos seres vivos, com isso em pouco tempo boa parte da Terra esta coberta por esses cristais, eis então que é descoberto que esse misterioso cristal é de extremo valor, por funcionar como fonte de combustível e logo a mineração deles se torna uma importante atividade para economia mundial

O grupo terrorista The Brotherhood of Nod (ou somente NOD) liderados por Kane usa os minerais a seu favor e em pouco tempo tem poder econômico suficiente para se tornar uma potencia econômica e logo eles começam a invadir paises, um grupo que seria o equivalente as Nações Unidas chamado Global Defence Initiative (GDI) entra em ação para tentar frustrar os planos de Kane.

Esse primeiro jogo contou com duas expansões (The Covert Operations e Sole Survivor) que ajudam a enriquecer a historia que se passa aproximadamente na década de 90 e trazem vários vídeos e novas missões


Command & Conquer: Renegade


Se passa no finai da primeira guerra do Tiberium, é o único jogo em primeira pessoa lançado (e saiu depois do Tiberian Sun) você só pode jogar com o capitão Nick ‘’Havoc’’ Parker membro do GDI, não acrescenta muito a historia porem traz um novo ângulo e pra quem é fã, é bem bacana ver como são as estruturas por dentro.

Dando seqüência na cronologia temos

Command & Conquer: Tiberian Sun

GDI ganhou a primeira guerra e agora o jogo se passa em 2030, os cristais de Tiberiun continuam afetando a Terra, alem de terem vários desertos tóxicos, agora animais e plantas começam a sofrer hediondas mutações devido à exposição com o cristal, a humanidade se estabelece nas áreas polares tentando sobreviver à praga, GDI descobre uma nave espacial e encontros com mutantes, enquanto NOD tenta se reagrupar e roubar a nave espacial, com Kane ainda vivo e liderando o grupo.
Esse capitulo da serie conta com uma expansão chamada Firestorm

E agora temos o mais recente capitulo da historia chamado

Command & Conquer 3: Tiberiun Wars

Que se passa entre dezesseis a dezessete anos depois do Tiberian Sun: Firestorn. O mundo esta mais caótico do que nunca e o eco sistema terrestre esta cada vez mais destruído, atingindo níveis críticos, com 30% da terra em ‘’nível vermelho’’ onde nenhuma forma de vida baseada em carbono consegue sobreviver, e 50% da terra esta em ‘’nível amarelo’’ em que apesar de perigoso é onde a grande maioria da população vive. Guerras civis eclodem por todo mundo e o NOD vê como uma grande oportunidade para agregar novos recrutas. E por em pratica um misterioso plano de construir uma imensa torre e também marca o retorno do ‘’profeta’’ Kane

A diferença aqui é que o jogo não tem mais um disco para cada grupo (porque temos mídias de grande capacidade hoje em dia =P), mas continuamos com os dois lados da mesma historia, e no final do jogo temos a opção de um novo exercito, os alienígenas!

Tiberium Wars também conta com uma expansão chamada Kane’s Wrath que fala um pouco mais sobre a historia desse misterioso homem. E foi lançando um livro chamado ‘’Command & Conquer: Tiberium Wars'' e sua historia acontece em paralelo com a do jogo (eu não li, portanto não sei direito).

Essa serie ‘’Tiberium’’ é mais futurista e caótica, seus ‘’filminhos’’ contam com atores como Michael Biehn (O xerife Hague do ‘’Planeta Terror’’), Patrick Bauchau (que fez vários seriados), Josh Holloway (o Swayer do ‘’Lost’’) e interpretando um dos personagens mais fodas já feitos nos videogames (Kane) Joseph D. Kucan.


Agora vamos para um universo alternativo chamado ‘’Red Alert’’


Command & Conquer: Red Alert


Albert Einstein consegue voltar no tempo e ‘’remove’’ Adolf Hitler para com isso tentar impedir a segunda guerra mundial, porem algo da errado, e a União Soviética liderada por Joseph Stalin esta mais poderosa e começa a invadir a Europa. Jogo se passa em 1946. Apesar da presença de Kane como um consultor de Stalin não fica claro se tem conexão com a serie Tiberian, e hoje em dia segue rumos bem diferentes, sendo considerada mais como uma serie separada. Agora os dois grupos são conhecidos como ‘’The Allies’’ e a ‘’Soviet Union’’

O jogo segue a linha da serie principal trazendo dois pontos de vista sobre a mesma historia, porem com unidades mais realistas seguindo alinha de tempo da época. E também conta com vídeos com atores reais.
Conta com duas expansões, Counterstrike e The Aftermath.


Command & Conquer: Red Alert 2


Depois da morte de Stalin e os planos frustrados de invadir a Europa, a União Soviética esta desmoronando, os Aliados tentam acabar com o regime comunista na Rússia, quando Alexander Romanov um parente distante do Tsar Nicholas II acaba se tornando um marionete nas mãos do Premier Romanov e acaba sendo usado para tentar reerguer o regime soviético.

Um dos destaques desse jogo é o ‘’comando psíquico’’ liderado por Yuri que usa o poder da mente como arma, e temos também unidades que podem controlar aliados ou ate mesmo vacas! Sendo uma das unidades mais diferentes e divertidas de se usar (imagine preparar uma bomba em uma vaca, depois controlar ela mentalmente para explodir os inimigos =D).

Esse jogo conta com a expansão Yuri’s Revenge, que acontece pouco tempo depois de Red Alert 2 onde Yuri tenta dominar o mundo através de controle da mente.



Command & Conquer: Red Alert 3

Passa-se em uma nova realidade alternativa em que os soviéticos depois de terem tomado uma surra nos dois últimos ‘’Red Alert’s’’ resolvem voltar no tempo e acabar com Einstein (responsável pela tecnologia superior dos Aliados) e com isso criam uma nova realidade em que a União Soviética ainda é uma poderosa, porem surge uma outra potencia chamada O Império do Sol Nascente, e assim pela primeira vez temos ao invés de dois lados distintos, três lados sobre a mesma historia.

Red Alert 3 conta com a expansão Uprising e para uma analise mais detalhada sobre o jogo e sua expansão clique AQUI!

Essa serie Red Alert é uma das minhas prediletas, adoro as unidades e o cenário, Red Alert contou com atores como, Barry Corbin (o treinador Whitey do ‘’One Tree Hill’’), Udo Kier, Ray Wise (o Diabo do ‘’Reaper’’) entre vários outros...


E o ultimo universo de Command & Conquer ‘’ Generals’’

A historia é mais realista, se passa em um futuro próximo sobre um conflito entre três facções, os Estados Unidos, China e uma organização terrorista chamada Global Libertation Army e com inspiração no oriente médio.

O jogo não chega a ser ruim porem é o que tem a historia mais chata de todos, sendo muito genérico em relação aos demais jogos. Como só teve um jogo e uma expansão chamada Zero Hour, e eu odeio essa serie, não irei falar muito.

Um fato é que não tem os famosos ‘’filminhos’’ com atores e outro fato curioso é que foi banido na China, apesar do jogo não ser preconceituoso, o governo chinês não curtiu muito...


Agora irei falar sobre Kane e explicar porque ele é um dos personagens mais fodões de todos.

Kane também conhecido como Jacob, Amir al-Quayym e Caine ou ‘’ O profeta’’. Esses nomes e pseudônimos já dão idéia de como é a personalidade de Kane, personagem que teve forte inspiração no Judaísmo, Cristianismo e Islamismo assim como sua facção a Brotherhood of Nod.

Cain foi o filho mais velho de Adão e Eva, foi o primeiro humano a nascer fora do Jardim do Éden e o primeiro assassino. Assim como o nome Brotherhood of Nod pode ser considerado como uma alusão à terra de Nod, terra distante em que Cain foi banido por Deus após matar seu irmão Abel.

Uma outra referencia podemos ver com Kain sempre retornando da morte para destruir seus inimigos, como uma referencia a ‘’Marca de Cain’’.

No final da campanha Soviética do Command & Conquer: Red Alert um dos seguidores de Kane, lê uma passagem da Bíblia falando justamente sobre o banimento de Cain e no vídeo aparece uma imagem que parece ser talhada em pedra ,supostamente do ano de 1800 AC mostrando um Cain matando Abel (Cain, careca e visivelmente parecido com Kane). Apesar desse jogo ser um universo paralelo nunca ficou claro se existe uma ligação com o universo ‘’Tiberiun’’ (lembrando que no jogo que se passaria no final dos anos 90 começo de 2000, a serie tem mais uma vez uma volta a ao tempo que origina uma nova realidade) e como Kane simplesmente desaparece da serie ''red alert'', fica difícil saber o que é real, porem as frases de Kane como ‘’Eu SOU o futuro!’’ e ‘’Aquele que controla o passado comanda o futuro, Aquele que comanda o futuro conquista o passado’’, fora à ficha da CIA que confirma que o conselheiro de Stalin lembra Kain e durante a serie da a entender que Kain realmente tenha mais de cem anos.

Kane foi um dos primeiros senão o primeiro a ver o poder do Tiberium e graças a ele o NOD começou as pesquisas com o cristal, pouco tempo depois do impacto do meteoro.
No final do primeiro jogo a base de Kane é atingida por um Raio de Íons e Kane simplesmente abre os braços e some na luz.

Kane reaparece quase trinta anos depois, com queimaduras no rosto e uma placa de metal em sua face cobrindo praticamente todo o lado esquerdo, durante o jogo ‘’Tiberian Sun’’ Kane ‘’morreu’’ novamente e seu corpo foi recolhido e ficou em um tubo com um liquido que o regeneraria. E em alguns anos depois Kane volta novamente (+/- em 2034), agora com a placa de metal modificada e melhorada. (isso nas expansões)

Kane só reaparece em 2047 (no terceiro jogo) sem a placa de metal em seu rosto e com um ar mais ‘’profético’’ liderando o NOD novamente. E ao retornar para salvar o Temple Prime (a primeira base do NOD localizada em Sarajevo que apesar de enfraquecido continua existindo por todos esses anos) novamente o CDI lança um ataque com o Canhão de Íons, destruindo a base e junto com ela uma bomba de Tiberium liquido, destruindo Saraievo e boa parte do Leste Europeu.

Em 2050 vemos que invasão alienígena não deu certo, porem ainda existe uma torre alienígena na Itália (referente a historia do Command and Conquer 3). E Kane agora adota um visual diferente das roupas pretas e vermelhas tradicionais do NOD, agora usando uma túnica roxa claramente inspirado nos alienígenas.

Kane é um líder carismático, seus discursos conseguem conquistar e levantar a moral de seus seguidores, sua inteligência é alta, e durante toda a serie os motivos e razões acabam deixando um ar de mistério, se não basta-se à idéia dele ter vivido por tantos anos, as explicações em torno de suas mortes e retornos, ainda temos a pergunta ‘’como Kane tinha tanto conhecimento sobre o cristal de Tiberium e sobre os alienígenas’’ e a coisa complica ainda mais com a campanha alienígena que mostra claramente que eles não tinham ligações com Kane. (eles não tinham, mas durante o jogo da a entender que Kane sabia muito bem sobre eles). Kane também tem atitudes típicas de ditadores, matando traidores e com ideais que consideram mortes de inocentes para um bem maior algo tolerável e sendo um preço aceitável.

Aqui algumas frases, ditas por Kane nos jogos:

• "One vision, one purpose."
• "Peace! Through! Power!"
• "Rule of thumb, Hassan. You can't kill the Messiah."
• "Go ahead my son. Push the button. Inscribe your place in history with the blood of GDI."
• "God? No, I'm not God. But I'm a close second."
• "Rise my people. I have returned, never to leave your side again. GDI sought to destroy me, but they have only made me stronger.
• Today, we march forward into our future. A stronger people. A divined people, enhanced for the Tiberium world. The time has come, to claim this world as our own. The time has come, to destroy GDI ! One vision. One purpose. Peace through power."
• "Behold! Our Hero, the one whose loyalty and courage made our dreams of Ascension, a reality!"
• "The destruction of Philadelphia was not an accident. It was a merciful bullet to the head of a malignant ideology. It was the death of fear and the birth of hope! Rejoice, children of Nod. The blood of your oppressors will flow and the 50 years of tyranny will finally ended! Transformation is coming. A new day will dawn! The future, is ours."
• "Your efforts have landed us here my fateful friend. The Temple is complete and we will now prepare for our greatest exploit."
• "And he cried in a loud voice, 'Lazarus, come forth!' and Lazarus did, arise from the grave... I have always believed that faith was measured in deeds, not words. And while many of my children worshipped my name, their deeds betrayed them. In my absence they strayed from the path... But you... you my son, your faith never waned. Not in Honduras or Jericho, not in the Great Rio Insurrection. You risked your life countless times to topple GDI, to perpetuate our cause to honor my name. And now I call upon you again to bring glory to the Brotherhood. I have seen that GDI is vulnerable, bloated by arrogance and complacency. Now is the time to strike. While they congratulate themselves on Tiberium advancements Nod made decades ago, we will expose their weaknesses for all the world to see."

Aqui um dossiê criminal do GDI sobre Kane (em inglês)
http://cnc.wikia.com/wiki/Criminal_Dossier_C13.274.A

E pode ser baixado aqui!
http://www.cnc-source.com/forums/index.php?autocom=downloads&showfile=86

O site dedicado ao personagem
http://www.kanelives.org/

Vídeo com algumas palavras de Kane
http://www.youtube.com/watch?v=AxyUbGs8CTc

E encerro aqui essa, matéria que confesso que poderia ter ficado melhor e mais detalhada, mas minha paciência e motivação não são tão grandes assim. Espero que tenham gostado e dêem uma chance para essa incrível serie.

-Por Cruor

Fontes:
Wikipedia ‘’Eng’’
EVA
Command & Conquer oficial site
E claro os jogos...



9 comentários:

Carlão disse...

A matéria ficou incompleta, tu não falou do conquer omega brasil =P

Cruor disse...

conquer omega brasil non ecsiste, o cara sonhou com esse jogo, por isso que no google o bordoada é o primeiro da lista

bordoada games vai ter que fazer esse jogo

Rocha. disse...

Muito boa a matéria, ttem que ser muito fã pra saber tanta coisa assim!

Red Alert fez parte da minha infância! =D
jogava pra caralho, era mto bom, tenho que jogar o 3!

Renegade era bem foda na epoca, eu lembro que eu jogava pra caramba, nem sei se vou curtir se pegar hj em dia!

o Generals eu joguei tb, mas me irritava, era meio chato e manjadão!

pena que não me dou mto bem nesse tipo de jogo, no multi eu sempre apanho!

Anônimo disse...

Eita, bela matéria. Notei bem menos erros na tua escrita, pra começar.
Apesar de não ser muito fã de RTS, o Kane me interessou como personagem. Parece ter várias referências culturais (e religiosas), dando a impressão de que as três séries tem uma ligação de verdade, algo que preenche as três dimensões. Boa sacada.

Carlão disse...

E ficou bacana a foto do Christopher Daniels na capa da matéria!

Rocha. disse...

hauihauihauihiuahuihauihuih!
fato, é a cara do Daniels!

Cruor disse...

o fallen angel ta vendo mais uma referencia =P

leandro(leon belmont)alves disse...

essa materia me inspirou a jogar todos os c&c.agora mesmo baixei o c&c 3 e agora vou joga-lo,futuramente vou jogar o c&c4

Unknown disse...

Parabens cara parabens