Ano de lançamento: 2005
Gênero: Tiro em Primeira Pessoa (FPS)
Plataformas: Xbox, GameCube e PS2 *testado no PS2
Estúdio: Free Radical Design
Distribuído: EA Games
Analise por: Carlos Alberto F.Filho
Para quem não conhece, a série TS é envolvida numa trama sobre viagens no tempo. Particularmente não joguei os outros dois jogos anteriores, mas não precisa se preocupar porque a história em Future Perfect flui de forma com que estes jogos não são obrigatórios para se entender o enredo e os personagens de Future Perfect.
O jogo conta a história do Sargento Cortez, e segue diretamente do fim de Time Splitters 2. Cortez explodiu uma estação espacial e agora volta para terra no futuro de 2401. Chegando lá é enviado ao passado para deter um cientista maluco que inventou as viagens no tempo e é responsável pela guerra no futuro através dos Time Crystals, cristais (duh) do tempo (duh!) que caíram na terra através de um meteoro há muito tempo.
A história é simples, porém existem algumas reviravoltas muito divertidas e bem sacadas por conta das viagens no tempo. O jogo todo é levado num tom de humor, mas isso não significa que não haja violência, pois ela existe e de forma necessária para a história, não só para se dizer que tem sangue no jogo.
Como pode se imaginar, as fases se passam em períodos diferentes, e em cada um deles você tem um parceiro muitas vezes útil e em outras vezes que te obriga a ser salvo. Estes "sidekicks" são bem feitos, cada um tem sua personalidade própria e não são apenas uma arma com pernas pra te acompanhar pelo cenário.
Os inimigos tem uma AI boa, não poupam balas pra você e geralmente tem uma boa mira. Em cada final de fase tem um chefe para você derrotar, mas em geral não são difíceis, uma tática simples de esconde-esconde já basta para acabar com eles.
Como não podia deixar de ser, cada período do tempo tem seus próprios inimigos característicos. Em geral os inimigos são humanos, mas no futuro, por exemplo, existem os robôs de diversos modelos e os Time Splitters, seres bizarros que podem se transportar no tempo.
Além disso, ainda existe uma fase com zumbis. Sim, zumbis! E o motivo deles existirem não é só porque os desenvolvedores de TS são fãs de Resident Evil (a fase em questão se passa numa mansão, como no primeiro RE), mas sua existência está atrelada com a história do jogo.
Os gráficos são bem feitos, levados para um lado cartoon, as expressões faciais também são bem feitas e contribuem para passar o tom das situações cômicas das cut scenes. Nada de extraordinário, mas também não é um problema.
As armas diferem de tempo para tempo, portanto não espere usar um rifle a laser em 1924, muito menos uma metralhadora soviética na guerra das máquinas em 2243. A variedade é muito grande, especialmente no futuro onde você tem arma pra tudo. Você também carrega seu relógio do tempo ou coisa assim, que serve para mostrar o mapa da fase e usa gravidade para usar elementos do cenário como arma, assim como no Half-Life 2. Fora isso, você ainda pode controlar alguns veículos como carros e um tanque de guerra.
O ponto mais interessante do jogo é a possibilidade de você se ajudar no decorrer da história através das viagens no tempo, proporcionando dois "Cortezes" na tela ao mesmo tempo. Você está andando numa fase e sua versão do futuro aparece para te dar uma forcinha.
Esse esquema de "reforço" só peca em duas situações, ao meu ver. Você não pode acionar isso por vontade própria, faz parte do jogo estas cenas especiais onde você e você fazem uma dupla. E como não podia deixar de ser a repetição das ações também pode se tornar cansativa, afinal você é ajudado por sua versão do futuro então no decorrer da fase você acaba voltando para o passado para se ajudar.
Os controles são fáceis de se usar, além da possibilidade de customizar cada botão para fazer o que você quiser. Quando se está em um veículo o controle também é tranquilo.
Fora o modo de história ainda existem os vários modos de multiplayer. Aqui, além das versões corriqueiras de FPS como Deathmatch, Team Deathmatch, Elimination e Capture the Flag (capture the bag, no jogo) ainda tem outros modos únicos do jogo como:
-Virus: Você é "infectado" com um vírus e fica pegando fogo, o objetivo desse modo é você passar o fogo pra outra pessoa e sair correndo, é um pega-pega mais brutal, quem sobrar sem ser infectado, ou infectado por menos tempo, ganha.
-Thief: Você mata alguém e vai roubando o dinheiro que eles deixam no chão, quem tiver mais grana no final vence.
-Gladiator: Só um jogador pode pontuar nesse modo, o Gladiador. Portanto você tem que matar o maldito e virar o novo gladiador!
-Vampire: Uma espécie de Elimination Match. Você tem que matar os outros para deixar sua barra de sangue sempre cheia. O último a sobreviver, é o campeão.
-Monkey Assistant: O jogador "café com leite" ganha ajuda de uma gangue de macacos para trucidar os outros.
-Zones: Uma espécie de Capture The Flag, só que ao invés de tomar uma bandeira, você tem que correr para as várias zonas do mapa e tomá-las. O time com mais zonas, vence.
-Assault: O modo mais divertido, na minha opinião. Você tem que invadir uma fortaleza, ou defendê-la. Mas não é só entrar atirando e matar todo mundo, o time atacante tem que cumprir certas "missões" como abrir a entrada, passar pela segurança, se infiltrar na base, destruir os geradores de energia e afins.
Tirando o Monkey Assault, todos os outros modos podem ser jogados online. Você também pode customizar todo o modo multiplayer, colocando as armas que quiser, escolhendo mapas, criando os mapas (esse modo te dá várias possibilidades) e os de personagens que desejar. Esse é outro ponto impressionante do jogo, existem 150 personagens para se jogar no modo multiplayer!! Vão desde os personagens do jogo até dinossauros, cactus falantes, macacos, zumbis etc e etc. Você os habilita conforme vai passando as fases no modo story nos diferentes níveis (Easy, Normal e Hard).
E se você achou tudo isso muita coisa, ainda existe o modo Challenge, que é um multiplayer contra bots, que você tem de cumprir certos requisitos como matar todo mundo em menos tempo, sobreviver por mais tempo e coisas do tipo.
Nota 10
O jogo é excelente, um dos melhores FPS que eu já joguei. Apesar do modo Story ser curto, as opções de multiplayer são vastas e garantem horas, horas e mais horas de divertimento sem se cansar.
Para: Fãs de FPS, amantes de multiplayer, ou para quem simplesmente quer se divertir sem muitas complicações.
Recomendadíssimo!
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Time Splitters: Future Perfect
Postado por Cruor às 01:07
Marcadores: -Carlão, Análises, Games, Recomendações
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5 comentários:
Carlos Alberto F.Filho mendigo profissional é um leitor e amigo do Bordoada Cerebral, seus hobbies se resumem a onibus, garotas bonitas e garotas bonitas em onibus.
Otima analise so nao coloquei na parte de recomendados do blog pq tu é aspira ainda, precisa ter aprovacao do Rocha ou minha e como nao joguei... Mas parece divertido, me lembrou vagamente serious sam (na parte de divercao, mais humoristica)
Cacildis Carlos, muito bom o review!
coloquei como recomendado, ele deu 10 pro jogo, nada mais justo... se for ruim ele leva pau! :P
eu não joguei, mas animou, da até vontade de mandar meu ps2 pra assistencia técnica!
os modos do multiplayer da pra jogar com bots??
Se voce confia que o gosto do Carlos é tao parecido assim aponto de recomendar sem nunca ter jogado, vai fundo ué :P
Eu so nao botei pq que eu me lembre nunca joguei nada que o Carlos falou que era bom pra saber se o gosto é parecido ou nao, e se for ruim é voce que vai levar pau! Carlos expressou sua opniao é tu que ta botando a mao no fogo =P
E Carlos ve se escreve mais
Dá pra jogar contra bots sim =D
Amanhã é minha última prova na facul, nas férias vou mandar mais reviews!
E o jogo é bom sim, ainda mais pra ps2 que só tem uns 2 FPS bons.
Cara gostei do jeito como você descreveu o jogo , só não sei como conseguir os 150 personagens!
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