quarta-feira, 3 de junho de 2009

Kyle XY


Ano: 2006 a 2009
Criadores: Eric Bress e J.Mackye Gruber
Gênero: Drama, Mistério, Ficção, Comedia, Família

Seriado que conta a historia de um rapaz que acorda nu, coberto por um liquido no meio de uma floresta sem nenhuma memória e sem umbigo. (não, não é de putaria)


Kyle XY é um seriado que não chama a atenção à primeira vista, não é tão popular e muito menos tem apelações. Não vemos doenças nojentas, todo mundo transando com todo mundo e nem joguinhos de traição. A serie basicamente foca em dois temas, o drama e o mistério.

Kyle (Matt Dallas) depois que acorda na floresta não tem memória alguma, diferente de alguém com amnésia ele não se lembra como falar, o que é tudo aquilo ao seu redor (ele olha uma cobra e não entende, apesar de ter instinto para sacar que ela é perigosa) ele logo é levado para um centro de detenção de menores por andar nu e não ter nenhum documento, e é cuidado por Nicole Trager (Marguerite MacIntyre) uma psicóloga que sente uma empatia pelo garoto e acaba levando para que sua própria família seja o lar provisório de Kyle.

A família é composta por Nicole, pessoa madura, que muitas vezes acaba colocando o trabalho de ajudar os outros a cima da própria família, mas tem um bom coração e tenta fazer o possível para ser uma boa mãe. Setephen (Bruce Thomas) marido de Nicole que, apesar de ser maduro e responsável acaba não sendo tão serio quanto Nicole.
Josh (Jean-Luc Bilodeau) o filho mais novo do casal adolescente brincalhão, achando que sabe tudo sobre a vida, mas no fundo cheio de duvidas e Lori (April Matson) a filha mais velha também adolescente que apesar de bom coração age de maneira egoísta.
Temos também outros personagens importantes e de destaque durante suas três temporadas, o seriado foca no mistério da origem de Kyle e da convivência com a família, a direção e o roteiro são muito bons, mesclando os dois temas sem dar destaque apenas para um, mas quando o tema é focado ele é levado de forma convincente.

À parte da família não chega a ser melosa ou cansativa, como o seriado não é apelativo temos temas comuns, como relação entre pais e filhos, virgindade, primeiro amor, e não cai naquela coisa melosa, ou ‘’mexicana’’ do tema, sendo bem realista.

O mistério também tem uma boa fluência, basicamente cada temporada é dividida em duas, tendo o começo com pistas e o final com revelações, então não se preocupe em não entender nada, pois é um seriado que tem respostas para seus diversos mistérios, isso é algo que me fez gostar da serie, sem precisar enrolar com a mesma situação, a forma como é conduzida é bem dinâmica e a parte ‘’família’’ funciona como pausas estratégicas nos mistérios, e ajuda a construir melhor os personagens, assim alem de querer saber a resposta me fez torcer por eles também (beeeem diferente de lost, que acho a ilha legal, mas os personagens podem morrer tudo =P). Basicamente quando o drama esta rolando as perguntas vão aparecendo, e quando vamos obtendo respostas os dramas vão se acertando, seria algo do tipo enquanto Lori tenta se entender com seu namorado vemos um fato novo na historia de Kyle, e quando Kyle descobre as respostas temos também a resolução do relacionamento do casal.

Kyle XY conta também com ‘’mistérios científicos’’ mas conta com explicações plausíveis e teses realmente reais (na realidade só funciona em teoria) infelizmente tem algumas coisas meio forçadas não em relação a essa parte cientifica, mas com os personagens, tolerável para um seriado, mas ainda assim meio forçado. Como Kyle ‘’andando’’ por sua memória super desenvolvida ou usando as moléculas de água para gerar energia e assim mover um copo. O seriado também conta com uma organização secreta, que é bem interessante já que em teoria a organização só tem boas intenções mas alguns de seus membros agem de má fé ou com aquele pensamento de ‘’os fins justificam os meios’’.

As atuações são ótimas, perfeitamente aceitáveis, Kyle apesar do personagem estar ‘’em branco’’ falando pouco no começo, ele passa muito bem o olhar de curiosidade que o personagem exige, destaque também para Josh que começou como um garoto brincalhão e teve cenas bem pesadas, e Jessi XX (Jaimie Alexander) que se tornou minha musa =P Não só pela beleza, mas pela boa atuação também.

Nota: 9,1

Boas atuações, roteiro consistente, intrigante, respeito com o publico sem longas pausas, sem mistérios bobos e nem apelações, personagens ‘’vivos’’ e cativantes. Fora à parte cientifica que é bem interessante para quem curte o gênero ficção (ou é mestre de rpg e gostaria de algumas idéias). O único defeito (ou não) foi o seriado ter sido cancelado e o ultimo episodio ser no estilo ‘’final de temporada’’ com uma revelação bombástica concluindo uma etapa, mas sem concluir a historia completa. E depois do ultimo ep rolou entrevista com a roteirista que contou o que planejava para as próximas temporadas e pro final da serie, então é praticamente impossível uma volta.
Dêem uma chance vejam os primeiros episódios.

Para: ver um seriado leve, mas não fútil ou sem brilho, fãs de ficção cientifica, ver com a família (aqui em casa pelo menos todo mundo gostou e olha que é difícil).

Spoilers sobre as temporadas (dividido por temporadas) tentarei não dar grandes spoilers, mas pode ser que escapa, leia por conta e risco (é mais para tentar te intrigar a ir ver o seriado ^^).

Primeira temporada:
A primeira temporada tem apenas 10 episódios e foca na adaptação de Kyle, seu primeiro dia de aula, como a família Trager reage a sua presença e como pano de fundo o mistério de sua origem. É uma temporada leve, mais para construir os personagens do que para dar respostas aos mistérios.

Segunda temporada:
Com 23 episódios, logo no primeiro episodio já começam a surgir algumas respostas da origem de Kyle e de seus dons, temos também a aparição de Jessi XX personagem de grande importância à primeira metade temos bastante respostas e a luta de Kyle contra uma empresa chamada Zzyzx. Balanceando mais para resolução dos mistérios do que para o drama.
A segunda metade se inverte um pouco e temos mais espaço para o drama, e as situações envolvendo os personagens, mas temos também a luta de Kyle contra uma nova empresa e mais respostas para um mistério que fica cada vez maior.

Terceira temporada:
Apenas 10 episodios, mas também podemos dividi-la em duas partes, a primeira é mais drama, com um pouco de mistério e a segunda é de revelações. Eu particularmente achei o primeiro episodio uma bosta, pois carregaram nos efeitos especiais e pareceu ''Heroes'' =P Mas depois foi ficando bacana



















6 comentários:

Ferraro disse...

Lá venho eu com as sementes do Hell...

...concordo com bemdizer tudo dito, eu assisti a maioria da primeira temporada e alguns episódios da segunda...o meu preferido até então é o primeiro dia do Kyle no colégio.

Mas eu só não concordo com as críticas a seriados com trama mais pesada, apesar de todos o que me deixa irritado no Heroes, o que mais me irrita é aliviarem a trama pq o povo tá achando confuso...mas claro não vou ser o cara que aceita as porcarias feitas em algumas ocasioões do Heroes que foram muito evidente, até hj não engulo a Claire isolando eletrecidade da Elle, em um avião, apenas segurando a mão dela.

Qto a doenças nojentas, protesto, House é muito bom...e nem vou entrar no mérito.

E o Kyle XY merece a nota...muito merecida.

Cruor disse...

meu comentario a respeito a seriados apelativos, é mais sobre esses que é de um suposto tema mas quando tu vai ver so tem cenas de sexo, ou ficam na maior parte mostrando doencas, ou aquelas tramas de traicao dignas de novela mexicana

Nao critiquei tramas pesadas, mas sim sem pé nem cabeca e a falta de respeito ao publico, tipo ''a tamo podendo vamos fazer o publico esperar 1 ano pra nova temporada'' ou vamos ficar enrolando a temporada toda pra mostrar uma merdinha atoa e enrolar pra ver se o seriado dura anos, vamos lancar filmes, quadrinhos, livros e joguinhos promento respostas e na pratica nao vai ter nada ou tu é obrigado a consumir tudo pra entender

enfim... E Kyle XY tem uma trama deveras complicada quanto a organizacao por traz de Kyle, so achei a forma como foi mostrado bem mais dinamica e respeitosa pra quem ta assistindo.

Ferraro disse...

Mas esse é o problema...não é a dinâmica, ou a complexidade de uma trama, se o seriado não seguir certos cliches, não se comporta como o público espera ele perde audiência e termina.

Não adianta querer ser criativo ou dinâmico, bons seriados terminam pela falta de audiência. O povo não quer coisa nova, quer o básico de sempre...uma traminha de romance, com umas porradas, efeitos especiais e final feliz. Se a história começa a pesar e fazer a pessoa esperar, ou pensar, ou mesmo começa a esconder algo, em fim mexer com coisas que causem desconforto ou afrontem a falsa moral que existe...pronto, seriado é ruim ou ficou ruim...

Fora que existem blogs que acentuam essas coisas e muitas vezes dão opiniões exaltadas com apenas 2 ou 3 episódios de uma temporada, nem sabem o que o roteirista planeja mostrado aquilo e já xingam, aí depois, "aaaaaah tah"....a porra vai enfiar o dedo no C*!!!!

É mais ou menos isso que me revolta...mais, tem várias outra coisas, iguais enrolação como tu falasse, mas aí se for uma enrolação legal o cara até se diverte...pior é uma enrolação que estraga a história principal ou contradiz ela.

Cruor disse...

Isso infelizmente é algo que concordo, tanto que Kyle XY ja foi pro saco, estranhamente esses seriados sao os que tem mais fãs fieis, ja reparou? Jericho, Battlestar Galatica e tantos outros... Mais incrivel é ver que seriados com poucas temporadas ganham premios e notas altas e outros seriados que supostamente sao ruins vao para suas 10 temporadas =/

de enrolacao eu acho prejudicial, se fosse boa seria ''misterio'' =P Como os filmes noir de detetive era o filme todo atraz de pistas que nao levavam a lugar algum ate entao o final fazer sentido, misterio prende, enrolacao pura e simples tem efeito de novela coisa instantania, descartavel que o cara no proximo ep nem lembra mais

Rocha. disse...

domingo (eu acho) de manhã tava mudando os canais ai vi que tava passando no SBT esse seriado... parei pra dar uma olhada e não curti mto não... era um ep que eles faziam o jogo do copo, aí saiam pra rua, o Kyle grita pra voltarem... eu esperando uma baita coisa foda e vem um raio em CG no melhor estilo mutantes e destruiu o vaso de flor que tava ali fora... mudei de canal! :P

eu só vi 5 minutos, não posso falar, mas é assim mesmo sempre ou peguei um momento que corresponde ao 0,9 que faltou na nota?

Unknown disse...

eu tava assistindo a 1° temporada vi uns 6 episódios e acabei parando por causa do horario q passa no SBT é ruim pra mim.

gostei do seriado pelo menos o começo que eu vi, parece ser complicado de entender e isso é bom, pelo menos eu acho.