quinta-feira, 30 de abril de 2009

Guitar Hero IV: World Tour


Ano de lançamento: 2008
Gênero: Musical
Plataformas: ps2, ps3, wii, 360 *testado no 360
Estúdio: Neversoft Entertainment
Distribuído: Activision

Tradicional jogo em que você aperta botões em tempo certo para tocar musicas de sucesso, agora em nova versão que, pela primeira, vez te permite jogar com outros instrumentos além da guitarrinha de plástico.


Guitar Hero IV não te permite mais jogar com um controle normal, te obrigando a comprar um controle guitarra nem que seja de alguma versão antiga ou do rock band. A boa notícia é que com o microfone normal que você usa para falar na live dá de usar para cantar (no caso do 360), eu não testei nenhum instrumento do novo Guitar Hero, apenas o jogo usando o microfone e minha guitarra do GH 2.

Logo no começo você já percebe que a idéia agora é a banda, podendo criar um logo e dar um nome para sua banda fictícia. O esquema de criar logo é parecido com os de jogos de corrida em que você tem imagens e pode sobrepor e alterar o tamanho, cor e posição até formar os desenhos que você quer. A variedade é boa e dá pra fazer logos bacanas com um pouco de paciência.

A criação do personagem também é bacana mantendo o design dos antigos personagens. Tem bastantes opções, muitas delas travadas, que você precisa comprar (mesmo esquema que eram com instrumentos musicais). Você toca no modo “história”, ganha dinheiro e pode gastar na customização ou abrindo algumas músicas.

O set-list está mais eclético, o que fez muito cabeludo fazer careta, mas temos clássicos do rock como Ozzy, Metallica, Tool, Hendrix os mais moderninhos como Blink 182 e Paramore, passando pelo pop com Billy Idol, Anouk e até Michael Jackson. São umas 70 e poucas músicas ao todo. Pessoalmente eu acho o set-list básico do jogo bem melhor que o do rock band, porém no quesito DL (donwload content) deixa a desejar e perde feio pro concorrente.

Temos um modo carreira para cada instrumento: guitarra, bateria, vocal e baixo (que finalmente tem som de baixo e não tem nenhuma musica que você toca guitarra base) e um modo de banda, que só dá para jogar com 2 players ou mais, sendo online ou offline.
Nada de muito espetacular no modo história, apenas poder dividir palco com versões 3D de grandes astros como Hendrix, Ozzy, a guria gatinha do Paramore...

Tem um modo onde você cria sua própria musica, essa sim sendo a única grande novidade nesse gênero de jogo. Basicamente você tem samples e toca apertando o botão na hora que quer e assim compondo algo, se você não for musico vai achar meio chato compor assim e se for musico vai achar inútil, a única vantagem é poder tocar suas composições e compartilhar via Internet.


Nota: 7,0

É talvez o melhor GH até agora, só que é mais um Guitar Hero e agora misturado com rock band. Serei sincero, Guitar Hero IV está bem igual ao Rock Band, pequenas mudanças visuais, mas nada que seja lá motivo para escolher um ao invés do outro. E esse gênero musical vem se tornando uma maquina caça-níquel onde boa parte do conteúdo mais bacana é comprado via Internet, de forma avulsa, e também acredito que esse gênero já está ficando saturado com tantos jogos praticamente iguais.
GH World Tour leva ponto negativo também pela parte final na história onde você toca com uma banda composta pelo baterista do Blink 182, o Zakk Wilde e o Ozzy. A parte ridícula está em ver o Ozzy dublando as músicas com a voz do vocalista original. Imaginem o Ozzy cantando Freak on Leash com a voz do vocalista do Korn que vão entender por que.

Para: Fãs do TOOL (cara, três musicas muito fodas \o/), músicos frustrados, gente com grana pra comprar todos instrumentos e se divertir brincando de banda com amigos, premier.

*Caso só dê para comprar um jogo escolham pela lista de músicas que, vai por mim, é essa a diferença mais significativa.

*Obs. Review feito antes do lançamento do Guitar Hero: Metallica

2 comentários:

Rocha. disse...

bah nota achei que ia ser maior!
adoro Guitar Hero, mas pelo jeito tá sempre do mesmo, mesmo com as novas mudanças!

valeria comprar original mesmo?

Cruor disse...

depende, se tu pegar com algum instrumento compenca, mas so o jogo seila, ve o set list completo na wikipedia se tu curtir as bandas vai fundo