segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Último Olimpiano
• Autor: Rick Riordan
• Editora: Intrínseca
• Gênero: Romance adolescente/suspense/ação/mitologia
• Ano: 2010
• Número de páginas: 383
• Onde encontrar: Extra, CD Point, Citylar, Ponto Frio, Livraria da Travessa, Cia dos Livros, Siciliano, Saraiva, Insinuante, Submarino, Livros na Internet, Terra do Saber, Nilobook… nas melhores livrarias.

 “Um meio sangue, dos deuses antigo filho… chegará aos dezesseis anos, apesar dos empecilhos… num sono sem fim o mundo estará… e a alma do herói a lâmina maldita ceifará… uma escolha seus dias vai encerrar… o Olimpo preservar ou arrasar”. 

Enfim começa a guerra final! O exército de Cronos avança rumo ao Olimpo e os olimpianos fazem de tudo para detê-lo. Cronos espalha monstros, armadilhas e ameaças para tirar os deuses do Olimpo. Poseidon está no fundo do mar, defendendo seu palácio dos ataques do titã Oceano. Os outros deuses estão atrás do Tifão, monstro que quase os derrotou da última vez. Com isso, o caminho está livre para Cronos invadir o Olimpo e derrubar os tronos dos deuses.

Porém não é só de deuses que o Olimpo é feito. Seus filhos, os semideuses, estão se preparando no acampamento meio sangue para, no mínimo, retardar a chegada de Cronos e, entre eles, se encontra Percy Jackson. Ele está prestes a completar dezesseis anos e, assim, a profecia se completará.

Mas há dúvidas se Percy é mesmo o meio sangue da profecia ou se é Nico di Angelo, filho de Hades. Percy e Nico se tornaram amigos e descobriram uma forma de deter Luke e Cronos. Porém é perigoso e eles precisam pesar os prós e contras.

Também há dúvidas sobre quem é Rachel Elizabeth Dare. Por que ela consegue enxergar através da Névoa e que papel ela tem na história. Além de Rachel, há a revelação sobre o passado de Luke, quem é sua mãe e por que ele debandou para o lado dos titãs.

No fim de tudo, a batalha rola solta e Percy e seus amigos dão a vida para proteger o Olimpo e a humanidade.

Nota 10: Perfeito! 

O último olimpiano é, também, o último livro da saga de Percy Jackson. Como tal, concentra-se mais na batalha final. Mesmo assim, há muitas revelações, traições e reviravoltas. O final é emocionante e bate aquela tristeza por saber que uma série tão legal chegou ao fim.

Em todos os reviews eu disse que esta saga, das chamadas de "Novo Harry Potter" é a que mais se aproxima disso. Porém, diferente da saga do bruxinho, Rick Riordan conseguiu finalizar deixando uma centelha para escrever uma nova aventura, se assim quiser. JK Rowling matou personagens e amarrou tudo para fazer com que o último Harry Potter fosse realmente o último e não houvesse uma forma de reiniciar. Mas Riordan fez diferente. Morreu gente, lógico (era uma guerra!), mas as coisas se encaixaram perfeitamente e ele ainda deixou uma nova profecia para, quem sabe, termos novos olimpianos soltos pelo mundo e mais aventuras para nos divertir.

Impressiona como ele usa os deuses, tanto os mais quanto os menos conhecidos, bem como os titãs. Cada um tem uma importância vital na história. Também impressiona como ele nos faz pensar várias coisas durante a saga inteira só para nos desmentir no final.

Cada livro desta saga ganhou um 9,5. Estiveram sempre perto da perfeição. Mas o último livro fechou com chave de ouro uma saga que tem tudo para entrar para a história e alcançar o “Olimpo” da literatura de ficção mundial, ao lado de Harry Potter e tantos outros clássicos. Por isso a nota 10

4 comentários:

Anônimo disse...

Nunca li Harry Potter, nem vi, mas se seguir a linha de Percy Jackson deve ser bom.

O último Olimpiano é legal, mas o melhor livro da série pra mim foi e sempre será o primeiro. Questão de gosto :p

Nesse último livro, apesar de ter se concentrado quase que totalmente na guerra, ele conseguiu focar nas "histórias paralelas" de um jeito bom. Não ficou uma transição forçada na leitura.

Agora resta ver se ele conseguirá dar uma continuação ou não e se manterá o nível, é claro.

Anônimo disse...

Ah, e faltou me identificar. Fui eu.











T-bag

Juaum disse...

Mas é lógico que és tu, Nelson! Então, se você nunca leu, deve ler Harry Potter. Não segue a linha Percy Jackson, Percy Jackson é que segue a linha HP...

Sinceramente não sei qual que eu gostei mais, acho que gostei de todos como um só. E, apesar deste último focar mais na batalha, teve coisas muito boas também acontecendo paralelamente, mas outras completamente idiotas, como o negócio do dólar de areia.

Já tenho outro livro, continuando a saga, mas ainda não o li por querer segurar um pouco mais. Vai que não tem nada depois... mas em breve eu leio e coloco aqui para você ver a resenha.

Anônimo disse...

Videos on YouTube - Vidl.cc
Videos on online youtube to mp3 YouTube · Discover YouTube channel that gives your followers the ability to connect with your friends or family. · Discover popular videos on YouTube by  Rating: 4 · ‎7 votes