sexta-feira, 28 de outubro de 2011

105 – História de un siglo rojo y blanco



• Autores: Diego Ariel Estévez e Sergio Alberto Lodise
• Editora: Ediciones Continente
• Gênero: Documentário
• Ano: 2006
• Número de páginas: 288
• Onde adquirir: El Ateneo (Argentina)
Ciento cinco años de historia son muchos. Y si esa historia está llena de triunfos y festejos memorables, el relato se vuelve más apasionante. Todos los partidos oficiales disputados por el Club Atletico River Plate, que lo convertieron em la instituición más grande de América y una de las más importantes del mundo. Desde 1905, em aquella primera participación em La tercera división, hasta nuestros dias, se muestran todos los eslabones de una infinita cadena de glória. De una mítica pasión roja y blanca que cumple SUS primeros ciento cinco años de vida.


A história do Club Atlético River Plate é desnudada por completo neste livro. Os autores Diego Ariel Estévez e Sérgio Alberto Lodise foram a fundo para revelar ano a ano a trajetória do time de futebol, desde os tempos amadores até os dias atuais.
O livro é dividido em anos e campeonatos, com um pequeno resumo da participação do River em cada competição, os jogadores que atuaram, seu número de jogos e gols, a tabela do campeonato (com a posição do River em negrito), o campeão e o artilheiro. Além disso, mostra todos os jogos do River e quem marcou os gols, tanto desta equipe quanto do adversário.

O prólogo é escrito por Oscar Rúben Barnade, que assina embaixo o trabalho que os autores e dá o seu devido valor, porque eles não enfocaram só os títulos, nem só os campeonatos profissionais (o primeiro campeonato nacional profissional da Argentina chegou na década de 30 e o River joga campeonatos desde 1905).

Os autores também apresentam todos os presidentes do River até 2001 e contam a história da fundação do River, quem se reuniu para formar o clube, sedes, ata de criação, sugestões de nome, etc.

Nota 9: Livro fantástico!

O tamanho do livro pode assustar, afinal são 288 páginas. Mas passa muito rápido. Além de conter mais tabelas e jogos do que textos, é muito divertido de se ler, ver a evolução do futebol argentino, do tempo amador ao milionário futebol de hoje em dia. Aliás, dá para ver também, pelo período histórico, de onde surgiu a rivalidade entre Boca e River (que também era de La Boca) e quando o River virou o time “millionario”.

É uma obra para torcedores do River Plate, fãs de futebol argentino e do futebol em geral. O autor Diego Ariel Estévez também escreveu “100 – Historia de un siglo azul y amarillo”, sobre a história do Boca Juniors. A Ediciones Continente também publicou “La mano de Dios? Una visión distinta del deporte”, de Claudio Tamburrini. É mais um livro comprado em Buenos Aires, na livraria Ateneo. Não há, ainda, no Brasil. Mas pode ser comprado via internet, direto da editora.

0 comentários: