domingo, 13 de março de 2011

Túneis



• Autores: Roderick Gordon e Brian Williams
• Editora: Rocco
• Gênero: Literatura infanto-juvenil
• Ano: 2008
• Número de páginas: 479
• Onde comprar: Cia. dos Livros

“Tudo que é desconhecido é suspeito.”

Will Burrows é um garoto de 14 anos, mas diferente dos demais de sua idade. Vive com sua família em Londres. A mãe é uma mulher meio louca, que passa o dia vendo TV e nem liga para o resto da família. A irmã, Rebecca, tem 12 anos e é a dona da casa. Faz todas as tarefas, limpa, cozinha, organiza as compras e briga com todos. Seu pai, Dr. Burrows, trabalha no museu local e compartilha com Will de sua paixão: as escavações.

Juntos, Will e o pai vivem intensas aventuras cavando túneis pela cidade e descobrindo tesouros antigos da cidade. Will, inclusive, cava seus próprios túneis quando o pai está trabalhando e comunica orgulhoso as suas descobertas.

Mas tudo muda após o pai de Will brigar com a mãe, se trancar no porão e sumir. A mãe nem liga para o sumiço do pai e continua vendo TV, mas Will e Rebecca se desesperam e chamam a polícia, após dias de sumiço. Indignado pela inércia dos policiais, Will resolve investigar por conta própria e, para isso, conta com a ajuda de seu amigo Chester. Juntos, descobrem que havia um túnel escondido atrás de uma estante no porão.

Descendo ao túnel por um tempo incontável, Will e Chester descobrem uma civilização há muito perdida, nas profundezas da terra. Essa civilização possui casas, lojas e tudo o que uma cidade da superfície possui. Mas, ao investigarem uma das casas, descobrem que ela é habitada. Eles são pegos pela polícia e são presos na delegacia desta estranha civilização.

Aqui vamos entrar na zona de spoilers e vamos até o final. Portanto, se não quiser ler os spoilers do livro, vá direto para a nota, ok?

Uma vez presos, eles passam por sessões de tortura com os Styx, que são os regentes da cidade. Após um longo tempo, Will é solto e levado à presença de duas pessoas, um adulto (Sr. Jerome) e uma criança (Cal). Depois, Will descobre que eles são sua família. O adulto é seu pai e a criança é o seu irmão. Acontece que Will foi levado pela sua mãe à Crosta (como é chamada a superfície) e sua mãe é considerada traidora deste povo. Will fica com sua nova família na casa deles e descobre muito deste mundo. Também conhece sua avó e seu tio Tam, do lado Macaulay da família (o lado materno).

Após algum tempo, Will resolve voltar à Crosta e tentar salvar Chester (que continua preso) e é aí que reside a aventura do livro, pois quem toma conhecimento do povo dos subterrâneos não pode retornar à superfície e, se isso ocorrer, é caçado pelos Styx até a morte. Os Styx estão espalhados pela Crosta, vigiando os passos de quem chega perto de descobrir sobre sua existência. Segundo consta, uma grande profecia (chamada A Revelação) está descrita no livro das Catástrofes, mas em nenhum momento há uma pista do que seja. Então, a história se baseia nisso, na fuga de Will para a Crosta e o seu posterior retorno para salvar Chester.

Nota: 4. Fraquíssimo!

É uma história com várias falhas. Personagens importantes somem, como se nunca tivessem participado da história. Coisas que poderiam ser contadas não o são, dando a impressão de que são de pequeno valor. Erros de continuação são facilmente vistos, como é o caso do momento em que Will, Cal e Bartleby (o gato do tamanho de um tigre) chegam ao pé de uma escada do tamanho de uma escada de bombeiros. Will e Cal sobem a escada e o gato some. Quando estão andando pela plataforma lá em cima, o gato volta à história, mas ninguém sabe como ele conseguiu subir aquela escada. Isso sem contar que o cenário e os personagens não são bem descritos.

Os capítulos não seguem um padrão. Enquanto a maioria possui 15 páginas, alguns possuem apenas 6 páginas e outros possuem mais de 20, o que torna a leitura cansativa. Além disso, uma série de termos técnicos de arqueologia, escavações e geologia te deixam um pouco zonzo com relação à importância destes termos na história.

Este é mais um da série “o novo Harry Potter”, sendo que é, ao lado de Artemis Fowl, o favorito ao posto deixado pelo famoso bruxo. Porém, ao contrário do menino prodígio do crime, Túneis deixa muito a desejar para quem tem tamanha fama.
Já possui outros três livros como continuação da aventura e há previsões de que o filme seja lançado em breve. Quem tiver coragem de ler a continuação ou ver o filme, boa sorte.

0 comentários: