terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Gossip Girl – Os Carlyle



• Autor: Cecily Von Ziegesar
• Editora: Galera Record
• Gênero: Romance juvenil
• Ano: 2010
• Número de páginas: 302
• Onde encontrar: Saraiva

“Deixem suas Montblancs e bolsas Chloé a postos! O Upper East Side tem uma nova família real: os Carlyle. Já sabemos que este vai ser outro ano louco e imoral, e felizmente eu estarei por aqui para contar as melhores fofocas…”

A família Carlyle desembarca em Manhattan, vinda de Nantucket. A matriarca da família, Avery Carlyle, faleceu e deixou tudo para sua única herdeira, Eddie. Eddie é mãe solteira de trigêmeos: Avery, Baby e Owen, que já chegam sentindo a diferença entre a pequena Nuntucket e o mundo glamoroso da alta sociedade nova-iorquina.
As meninas vão estudar em um colégio tradicional só para garotas (Constance Billard). Enquanto Baby não liga para se produzir, nem andar na moda (só pensa no namorado drogado que deixou em Nantucket), Avery é a versão modernizada da avó. Gosta de estar sempre na moda e quer ser a garota mais popular do pedaço.

Já Owen vai estudar num colégio só para garotos (St. Jude’s School for Boys). Ele é membro do time de natação, bonito, musculoso, faz sucesso com todas as garotas por onde passa, de Nantucket a Manhattan.

Avery já chega brigando com a menina mais popular de Manhattan, Jack. Bailarina igual à mãe, Jack é uma garota fútil, que só quer saber dos holofotes. Namora JP Cashman, filho de um bilionário do ramo imobiliário. Enquanto Avery tenta de tudo para ser popular na escola, Jack faz de tudo para conseguir destruir a reputação da novata. Baby, por sua vez, só quer saber da vida que deixou em Nantucket e faz de tudo para ser expulsa da Constance Billard. O que ela mais aceita é passear com os cachorros de JP, seus verdadeiros amigos em Manhattan.

Já Owen arruma uma amizade com Rhys, capitão do time de natação e que namora Kelsey, que teve um caso com Owen em Nantucket. Kelsey, ao ver Owen, decide terminar com Rhys que, por sua vez, precisa do ombro do amigo para afogar as mágoas. Já Owen fica no meio do caminho. Não sabe se cede ao amor de sua vida ou se fica ao lado do grande amigo.

E assim a história vai transcorrendo, recheada de festas, amores, traições, armadilhas e muito glamour.

Nota: 8,5. Bem legal.

É uma história bem interessante. É legal ver como a juventude de Manhattan se porta e se importa com as coisas. Não existe rico ou pobre nesta história, todos são podres de ricos. Alguns só ligam para o status, a marca, o dinheiro; outros não ligam para isso, só querem é se divertir.

A trama é bem desenvolvida. Um capítulo conta as tentativas de Avery em ser popular e sua briga com Jack. O capítulo seguinte mostra o dilema vivido por Owen e o drama de Rhys. Outro capítulo mostra Baby sofrendo por seu namorado em Nantucket e tentando se desvencilhar daquele mundo em que as pessoas só pensam no que vestem. Ao final de cada capítulo, a Gossip Girl aparece para contar as “fofocas” da cidade e responder emails. O capítulo da Gossip Girl é bem interessante, pois é como se você olhasse mesmo para uma página na internet, com seu cabeçalho, descrição, etc.

Uma coisa chata na história é que, de dez palavras escritas em uma frase, sete são marcas. É um tal de “terninho Channel azul marinho coleção tal” pra cá, “sapatos Prada combinando com cinto Calvin Klein de diamantes e óculos Miu Miu coleção 2008” pra lá, com as meninas fumando Merits Ultra Lights na frente da Barneys que cheira a Creed Fleurissimo, que chega a parecer exagerado. Mas a história é tão legal de se ler, que vale a pena agüentar esse excesso de marcas.

A autora, Cecily Von Ziegesar, foi criada na alta sociedade nova-iorquina e, por esse motivo, escreve com autoridade a respeito das intrigas, lugares, festas e afins presentes na história. Além de Gossip Girl, ela também escreve outros livros com o mesmo tema, como a série It Girl.

Além dos livros (que são muitos e muito lidos pelos norte americanos), Gossip Girl virou uma série de TV, produzida por Josh Schwartz (criador da série The O.C.), que é chamada de “Sex and the City” para adolescentes, tão divertida quanto os livros escritos por Cecily.

2 comentários:

Anônimo disse...

A série de TV de gossip girl os carlyle podia ser produzida, iria ser muito legal!

Juaum disse...

Podia mesmo. A série é muito legal de se ver e o livro também é. Leitura leve, dá para terminar rapidamente e já pular para outro.

A autora escreveu uma série inteira de livros Gossip Girl e, após esta, começou a escrever a segunda série, baseada nos Carlyle. Mas até agora, ao menos no Brasil, só o primeiro livro foi lançado. Então não sei se há material suficiente para uma nova série de TV...