sexta-feira, 12 de março de 2010

Whip It


Diretor: Drew Barrymore
Ano: 2009
Roteirista: Shauna Cross
Gênero: Esporte, Drama, Comedia

Baseado no livro Derby Girl de Shauna Cross (que também fez o roteiro) cona a historia de Bliss Cavendar, uma adolescente de dezessete anos que tem problemas com sua família e se descobre ao praticar um esporte.


Sinopse podre eu sei, não tenho idéia do nome em português acho que nem foi lançando ai ainda (lembrando que faço analises com bastante antecedência da data da postagem). Para os homens é basicamente um filme de esporte com uma ótica feminina, tendo mais ênfase nos personagens do que no esporte e para as mulheres é um drama que mostra um esporte feminino com características bem agressivas.

Estréia de Drew Barrymore na direção, que começa bem a primeira vista o filme pode não chamar a atenção, mas é bastante divertido e tanto a direção quanto o roteiro conseguem mesclar bem as cenas dramáticas com humor e as cenas do esporte não deixam a desejar a nenhum filme de marmanjos transpirando (com a vantagem de serem mulheres de meia arrastão).

O tal do esporte é o Roller Derby que foi popular nos EUA na década de 70 chegando a passar na tv, mas que ‘’morreu’’ e hoje em dia algumas mulheres tentam ressuscitar, basicamente são garotas que também curtem o estilo ‘’pin up’’ e as regras são um pouco complicadas de se explicar com texto, mas se você não faz idéia do que diabos seja esse esporte não se desespere porque no filme mesmo rola um tutorial sobre as regras e como funciona o jogo e esse esporte é de contato com muitos empurrões sendo comuns brigas e ate mesmo cotoveladas maldosas.

Conta com boas atuações, Juliette Lewis, Márcia Gay Harden, Daniel Stern a própria Drew que faz um papel pequeno porem bem engraçado e a Ellen Page no papel principal, apesar do papel lembrar bastante outros que ela já fez, não deixa de ser uma boa atuação.

A trilha sonora eu não gostei, e não vi muita ligação com o conteúdo do filme, tem uma banda de um personagem, mas estou falando do estilo das musicas não combinarem, rola bastante ‘’indie rock’’ e como o gênero não me agrada talvez seja implicância.

A historia é dessa jovem que a mãe pressiona para que ela vá a concursos de beleza (não é exatamente beleza, mas aqueles concursos comuns americanos que o vestido, elegância, eloqüência em discursos é levado em conta tanto quanto a beleza) e a garota que trabalha em uma lanchonete e não pertence a nenhum grupo acaba descobrindo o Roler Derby e fazendo parte de um time horrível, aprendendo varias lições de vida, ta eu sei que essa ultima parte não deve ter animado em nada, mas como falei é um filme de esporte e tem seus clichês só que como é uma visão feminina (feita por mulher e não só com personagem principal mulher) acaba sendo diferente com uma historia mais interessante, as cenas dos jogos fazem parte importante e são bem feitas e até bem violentas.

Nota: 8

Eu tava com um pé atrás, achando que ia me deparar com um draminha sem tempero, mas foi um filme bem divertido, tem partes engraçadas, tem Ellen Page de calcinha, tem sangue (literalmente), tem garotas tatuadas só faltou umas musicas mais legais, tem até a Zoe Bell (quem!?) que talvez você não conheça mas eu acho ela foda =P

Para: Ver com a namorada ou amiga. Serio é um filme ‘’menina’’ mas no estilo menina que da porrada.

*Roller Derby virou um dos meus esportes favoritos de se assistir.

**O trailer o youtube não me deixa incorporar, mesmo eu tendo upado... Enfim fica o link http://www.youtube.com/watch?v=ij4ViVrW_r4



3 comentários:

Juaum disse...

Então Cruor, se tem mulher bonitinha, com sainha mostrando a popinha da bunda, já vale à pena. Esse esporte não é bem definido, sobre o que vale e qual seu objetivo, mas tem mulher bonitinha, com sainha mostrando a popinha da bunda! A nota é bem data, pelo visto.

Cruor disse...

o esporte é bem definido vendo o filme da de entender legal, a unica coisa que varia é o nivel de contato fisico mas ai é igual hoquei, dependendo do lugar tem mais frescura ou deixam nego se matar em paz

Unknown disse...

Ah, pensei que não ia falar da Zoe Bell...
Não gostei dessa análise, Ale, falta muita coisa e você deixou o filme parecendo uma comédia romântica de um diretora inexperiente. auahuahua.
Eu adorei a Drew dirigindo, achei as cenas bem levea e diretas. A cena da piscina é liiiiinda.
E o filme não é de mulherzinha, apesar de realmente terem alguma coisas clichês, mas tem aquela cara de filme independente que muda de gênero o tempo todo (eu adoooro).
Bom, puxar o saco da Drew é comigo, mas nesse da pra confiar, o filme tá bonzão.