Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Michel Robert Johnson & Antony Peckham
Ano: 2009
Gênero: Ação/Mistério
O detetive Sherlock Holmes e o seu leal parceiro Watson encontram o seu último desafio. Revelando habilidades de luta tão letais quanto o seu lendário intelecto, Holmes vai lutar como nunca para derrubar um novo inimigo e desvendar uma conspiração mortal que pode destruir o país. (Sinopse by www.imdb.pt)
Irei direto ao ponto, criticando algo que me incomodou profundamente nessa adaptação dos personagens do Sir. Arthur Conan Doyle. Vocês viram na sinopse a repetição do verbo lutar não é? Pois então, no filme ele se repete muito mais. São muitas cenas de ação e luta, algo que eu não esperava em um filme do Sherlock Holmes. Eu sei que ele é um exímio corredor e pugilista, mas grande parte do filme se resumiu a isso. Logo de cara já mostra o Holmes correndo e lutando, todo canastrão, o que é um péssimo começo ao filme, eu fiquei com a sensação de que havia pago para assistir a um filme do James Bond. Tivemos até cenas com CGI, que eu não achei das mais bem feitas não.
O que eu estava esperando, era um filme de suspense, com mistérios e cenas de ação que acontecessem por conseqüência desses mistérios, mas acabou sendo ao contrário, a ação ficou em primeiro plano. O mistério, inclusive, pareceu ficar atrás até mesmo da comédia, ou tentativa de comédia. Fui apresentado a um Holmes atrapalhado, totalmente alienado e inferior ao Watson. Pareceu aqueles filmes de ação e comédia, que quando os mocinhos são pegos pelos bandidos um olha pro outro e fala “iuipa manolo, achu qui fodel” e saem na porrada com os bandidos.
Eu não sei se foi proposital isso, querendo mostrar um outro lado de Sherlock Holmes, já que nos livros o narrador é o Watson, enquanto nas telonas não possui nenhum, ou o Guy Ritchie fez uma tentativa falha de adaptar o Holmes para as telonas, transformando totalmente para o seu estilo de filmes, que não são muitos, e eu só vi poucos, e eu achei bem parecidos na maneira de desenvolver a trama, como em RocknRolla, com diálogos sarcásticos e bons, músiquinha sarcástica ao fundo, ação misturada com comédia, etc.
As atuações me agradaram, pelo menos dos personagens principais. O papel que eu mais gostei foi o de Jude Law como Watson, ele realmente encarnou o personagem, nem sei dizer se estava perfeito e de acordo com os livros com certeza, mas me agradou muito. Robert Downey Jr. também esteve excelente, porem essa controvérsia na maneira de adaptar o Holmes, ao meu ver, o ofuscou um pouco.
A história do filme eu achei muito boa, me lembrou um pouco o livro O Cão dos Baskerville, que mistura paranormalidades com realidade, o que me atraiu bastante. A maneira como ela se desenvolve é bem leve e boa, simples de se entender e com um vilão altamente legal. Porém como eu disse, alguns fatos estragaram o filme, mas é mais naquela sensação de que as páginas dos livros diziam algo diferente. A nota vai ser meia baixa por isso, talvez se não fosse um filme do Sherlock Holmes, e eu souber que a intenção do Ritchie era mostrar um lado do Holmes que eu não falarei aqui para não soltar spoiler, a nota seria maior, mas não é tão baixa assim, creio que é justa. E se fosse noir com mais mistério seria uma obra-prima! :P
Nota: 7
domingo, 24 de janeiro de 2010
Sherlock Holmes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Péssima critica nunca li algo tão desprezível, morra Rocha - NOT!
Gostei da critica concordo com tudo que foi citado, muito melhor que aquelas criticas enormes que se perdem no meio do caminho, continue assim Pedra.
Mais pelo que eu andei lendo o Ritchie não se inspirou totalmente nos livros do Conan Doyle, e sim nos HQ's do Lionel Wigram no qual Holmes mostra um lado mais atlético e cômico. Mais como o Rocha disse faltou uma aurea "Noir" pro filme ficar perfeito, achei algumas cenas pastelão total.
Muito bom Rocha, parabéns. Você tem futuro como crítico de cinema.
Sério, já pensou em seguir essa carreira ? Melhor que o Rubens Ewald Filho você é.
Então, Purple, achei que sua nota foi até alta para o que vêm falando do filme. Nego senta o pau, desde o fato de quererem fazer de Holmes um novo Bond até a péssima escolha do protagonista.
Ainda não vi o filme, mas falo com a autoridade de quem já leu as aventuras de Holmes. Esse filme aí não merece o título que carrega. Descaracterizaram o personagem e colocaram muita ação em cima. Só discordo de você em um ponto: Esse Holmes tá mais parecendo Johnny English do que James Bond...
...sem comentar o texto da análise, que eu discordo quase que por inteira, apenas vou chamar atenção para uma coisa, Roteiro: Michel Robert Johnson & Antony Peckham (adaptação da obra de Sir. Arthur Conan Dyle)...não é uma adaptação da obra de Conan Doyle...uma vez que a história não existe nos livros...e sim inspirado na HQ do sherlock, como já foi citado, que por sua vez é também inspirada na obra de Sir Arthur.....quem esparava um Watson mais "parado" e um Sherlock mais "sério" nem assista ao filme.
Mas quem quer ver uma nova faceta de Sherlock, que soma todas as características de Sherlock apresentadas por Sir Arthur e dado um toque um tanto HQ pode esperar um filme bom.
eu sei disso, adaptação da obra de Conan Doyle que eu falei, quis dizer uma releitura do que foi feito, as caracteristicas, os personagens etc, não disse que é adaptação de algum conto.
"A nota vai ser meia baixa por isso, talvez se não fosse um filme do Sherlock Holmes, e eu souber que a intenção do Ritchie era mostrar um lado do Holmes que eu não falarei aqui para não soltar spoiler, a nota seria maior"
e nesse momento aqui eu falei, que se foi intencional a leitura dada a Holmes, a nota do filme aumenta.
E eu não li a HQ, li alguns livros, e na minha opinião o filme poderia ter sido bem melhor.
E seria interessante saber em que pontos você não concorda comigo e o que acha, para saber de outra visão contraria a minha de alguem que assistiu ao filme.
Um filme bom? até pode ser, pra leigos que não conhecem a verdadeira história do Sherlock Holmes. Somam-se suas características? Acho que não. Sherlock é mto inteligente, elegante e sarcástico e o que aparece no filme é apenas um "burro" e idiota que depende totalmente de Watson. A caracterização do Watson ficou boa, mas apenas isso.
...exatamente, vou repetir, não é uma adaptação pq foi INSPIRADO na HQ que é INSPIRADA na obra de Sir Arthur...Senhor dos Anéis - a trilogia é uma adaptação, Harry Potter os filmes são adaptações....esse filme do Sherlock não é uma adaptação.
E quem quiser o Sherlock mais parecido com so livros, basta ver filmes mais antigos baseados nas histórias de Sir Arthur...
....só me falta alguém sentir falta do "Elementar meu caro Watson" como vi em uma crítica no jornal.
Postar um comentário