segunda-feira, 23 de novembro de 2009

G.I. Joe: The Rise of Cobra (A Origem de Cobra


Diretor: Stephen Sommers
Ano: 2009
Roteirista: Stuart Beattie & David Elliot
Gênero: Ação

‘’ Adaptação dos personagens em quadrinhos, por sua vez inspirados na coleção de bonecos Comandos em Ação. No filme, centrado em como o Cobra tornou-se um grupo terrorista, a elite militar americana conhecida como G.I. Joe está na Europa quando recebe a missão de derrotar uma organização do mal, liderada por um traficante de armas.’’


Sim, você já deve ter visto esse filme por aqui antes na analise do Rocha aqui *http://bordoadacerebral.blogspot.com/2009/08/gi-joe-origem-de-cobra-gi-joe-rise-of.html*. A muito pensávamos em trazer diferentes olhares sobre alguns filmes, mas ate então não teve nenhum que tivesse uma discrepância tão grande na nota, minha nota sempre foi um ou dois valores mais baixa, mas esse é um caso extremo e como fiquei xingando praticamente o filme todo acho que combina bem na proposta e mostra claramente opiniões diferentes.

Como vocês já devem saber o filme é inspirado nos bonequinhos ‘’Comandos em Ação’’ que tiveram desenhos e gibis antes, os desenhos em sua maioria tinham um apelo mais infantil e varias series incluindo uma ‘’anime’’ (provavelmente anime americano, mas não tenho certeza e nem saco pra procurar agora) e talvez quem tiver na faixa dos vinte e poucos anos deve se lembrar do antigo desenho que tinha uma lição de moral no final, apesar de ser voltado para um publico mais novo o desenho não chegava a ter um roteiro tão babaca quanto o filme... O gibi publicado pela Marvel e varias outras editoras tinham um apelo mais adulto inclusive os próprios ‘’bonequinhos’’ com o passar do tempo foram ficando direcionados mais para adultos colecionadores de ‘’action figures’’ com uma riqueza de detalhes e equipamentos sobressalentes.

O roteiro do filme assim como a maioria das adaptações de quadrinhos pega alguns elementos e supostamente tenta tornar em algo realista (na visão dos roteiristas claro), atual e moderno e como praticamente toda conversão, falha de forma vergonhosa, justamente por se apegarem nas mesmas definições de ‘’realismo’’ que só deve acontecer com muita cocaína, os personagens não podem usar as roupas que usam eles precisam usar algo mais real, como uma armadura preta colada ao corpo e super cool e provavelmente impossível de se mover bem com ela, pra melhorar o realismo tiros laser e armaduras robóticas!

Os bonequinhos vinham com uma ficha técnica na caixa e um pouco sobre a historia, nos gibis elas foram mais elaboradas e em algumas edições levemente modificadas, e basicamente nenhuma historia esta presente no filme! Nem mesmo elementos... Acho que a única coisa que realmente é coerente foi os dois ninjas se estranhando e mesmo assim foi tratado de forma horrível...

O roteiro desse filme são vários roteiros de filme de ação de segunda mão costurados, Snake Eyes e Storm Shadow no filme foram alunos do mesmo mestre e rivais dês de então, com direito ao ‘’vilão’’ Storm Shadow’’ matando o mestre... Scarlett é um gênio que tenta quantificar emoções e ser a melhor para agradar o pai (e botaram a menina Rachel Nichols pra interpretar ela, obviamente parecendo uma adolescente metida a intelectual e durona), rola ate vilão levando horas pra matar o herói e sendo salvo no ultimo minuto, eu vou falar sobre a Baronesa no final dessa analise, pois foi o que me deixou mais puto e o que tem mais spoilers... Outra coisa fantástica do roteiro é que os ‘’JOE’’ existem há algum tempo e são militares ‘’secretos’’ mais de onze paises trabalhando em conjunto com essa força tarefa para intervir enquanto outros falham, os Joe contam com investimento milionário e tecnologia de ponta e em uma cena medonha destroem metade de Paris tentando ‘’salvar’’ a cidade dos terroristas, no melhor estilo filme de ação com possivelmente milhares de civis mortos e cobertura da imprensa... Isso, pois são secretos e os melhores!

Ainda nessa cena vemos o uso abusivo dos efeitos especiais que são medonhos, apenas pelo movimento do corpo dos atores da para notar que a cena toda foi feita na base de cabo e computador (mais computador do que cabo) com movimentos forçados e irreais, mesmo os Joe usando um uniforme que é uma espécie de armadura que ‘’amplia os movimentos, da mais velocidade e forca’’ não convencem, isso sem contar com Scarlett na moto que nem no pior jogo de corrida de videogame conta com uma física tão medonha a agora chega a levar uma batida de um carro e nem assim ela cai (e sim a moto é ‘’normal)


As atuações de um modo geral são péssimas, tirando um ou outro personagem que convence, a maioria lembra mais um seriado ruim, Channing Tatum como Duke estava medonho, era o clichê de jovem soldado genérico de filme com direito a ‘’AaaUuuuu’’ quando acerta um tiro.

Agora spoilers sobre o motivo de meu ódio quanto a esse filme:

A Baronesa das outras mídias é A mulher fodona, A femme fatale (sim tudo com ‘’a’’ maiúsculo) ela é má, ela gosta de poder ela tinha tudo, era rica e desistiu para ter mais poder na organização Cobra inclusive apesar do relacionamento com Destro ela é praticamente a única mulher na organização e seu status não se deve apenas ao relacionamento e não ela não tem rolo nenhum com nenhum Joe. No filme... Ela era a namoradinha de Duke (o heroizinho principal) perdeu o irmão (por causa de Duke) foi abandonada e quando estava na pior sofreu experiências que apagaram sua memória e fizeram ela agir em função da organização... E claro que no final ela recobra a memória (de forma seletiva) se rebela e salva a bunda do herói de merda (por isso seletiva, esquece do irmão e de ser abandonada ou ‘’mulher de malandro é mulher de malandro’’). Por mais fanboy que posso parecer, o que me deixa indignado é que pegaram uma serie que já tinha historia, era facilmente reutilizável ou mesmo podendo ser omitido, mas preferiram pegar esse monte de roteiro de segunda e costurar em um único filme e o pior de tudo eu nem esperava um bom roteiro, mas ter que encarar esse monte de tosqueira e babaquice eu preferia apenas um monte de tiroteio e uns veículos maneiros, não armaduras robóticas!

Fim do spoiler


Nota: 2

Efeitos visivelmente feitos no computador, por mais top de linha que seja daqui a um ano será obsoleto, bons efeitos especiais são aqueles de filmes de terror que mesmo antigo ate hoje parecem reais! Atuações medianas que se misturam com péssimas, roteiro medonho mesmo não esperando nada não precisavam cagar tanto. Como apreciador dos G.I Joe achei uma bosta, como apreciador de cinema achei uma bosta também. Serio ta no nível ‘’X-Men: Origins Wolverine’’...

Para: O Rocha.


Fuja!



3 comentários:

Ferraro disse...

Carimbinho de sessão da tarde...e não merece ser tão reprisado quanto lagoa azul, que vai ser inédita...no ano que vem.

...mas eu gostei do tio assobiando.

...e eu sei como eles conseguiram fazer as bombas, "cara, olha que legal esse remake de O dia em que a Terra parou."

Pela "ótima" adaptação...merecia bem menos...nem precisava usarem as histórias dos Joe...mas pow...sério.

Juaum disse...

Cruor está revoltado e meteu o malho no filme. Eu não o vi ainda, mas concordo. Quem já brincou de Comandos em Ação, conhecia os personagens e as histórias, chegar e ver essa porcaria aí que estão dizendo que é o filme (e olha que já ouvi muitas críticas), fica revoltado mesmo. Uma pena que uma produção tão esperada tenha sido um tiro no pé. Depois do desenho GI Joe Sigma 6, que não continuou na tv porque fracassou, esse filme aí mostra que a marca está em queda.

Agora, umas perguntinhas:

1. GI Joe é um comando militar dos EUA (daí o nome Governament Issue Joe). Então, por que rodar o mundo recrutando gente?

2. Se o GI Joe é um braço das Forças Armadas americanas e cada braço das Forças Armadas tem a sua especialidade, por que eles têm naves espaciais? Estariam atravessando a soberania do outro braço, a Nasa?

Cruor disse...

a no gibi é organizacao mundial tambem, acho que ate da para tolerar uma forca internacional ''secreta'' que ai eles podem atravessar a soberanina dos outros bracos

fora que o Cobra tem uma estrutura muito maior que de terroristas normais

e esse sigma 6 é uma merda parece anime macross :P