quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Anjo da Noite (livro)



Autor: Sandro Araújo
Editora: Nitpress
Gênero: Policial
Ano: 2007 (2ª edição)
Número de páginas: 181
Onde adquirir: http://nitpress.lojapronta.net/; Saraiva; Submarino; Americanas
Análise por: João Guterres

“Uma cidade ameaçada... um vingador justiceiro... um anjo do bem... ou, talvez, um demônio? Um livro eletrizante... realidade? Ficção?”


O Rio de Janeiro é o cenário desta aventura. A crescente onda de segurança que toma a cidade faz com que os cidadãos fiquem desesperados e com medo de sair de casa. A história começa com mais um capítulo na interminável guerra entre poder público e poder paralelo. A polícia sobe o Morro da Providência para tentar resgatar um empresário seqüestrado por traficantes. Os tiros de fuzil cortam o ar e recebem os policiais de uma forma nada amistosa. Alguns policiais são mortos nesta operação e a vitória dos traficantes parece inevitável até que os inspetores Caio Rattes e Marcelo Vidal surgem. Eles são especialistas neste tipo de atuação e são peças-chave da polícia para conseguir resgatar o empresário.

As dificuldades que os policiais passaram não existem mais graças à dupla de inspetores. Eles conhecem todos os atalhos e táticas de guerra necessários para chegar ao cativeiro e o fazem com a maior tranqüilidade, resgatando o empresário com muita facilidade e atirando no traficante que o mantinha preso. Ao descer o morro, em direção aos repórteres, tiros são ouvidos do alto da favela. Com uma intuição impar, Caio volta ao local já sabendo o que aconteceu e se desespera ao ver que o traficante não estava morto e conseguiu matar seu companheiro. Com ódio na alma, Caio dá 15 tiros de fuzil, matando o traficante que havia assassinado Marcelo Vidal. Ao retornar ao local onde se encontram os repórteres e os seus superiores, Caio atira o distintivo e a arma no valão mais próximo e se demite da polícia.

A partir daí, novos personagens são acrescentados à trama. O pai de Caio, Antônio Rattes, é um famoso deputado federal que não fala com o filho há anos, desde que este resolveu entrar para a academia de polícia. Betina é amiga de infância de Caio e sempre teve com ele um amor não assumido mutuamente. Milena é uma bela jornalista, que faz de tudo para conseguir as melhores reportagens. Carlos Pereira é o delegado chefe da Divisão Anti-Seqüestro a qual Caio é subordinado. Eliane é uma modelo famosa nos EUA, ex mulher de Caio que, com ele, tem uma filha, Amanda. As duas ficaram nos EUA depois que Caio resolveu retornar para o Brasil, após seu treinamento no FBI.

Após se demitir da polícia, Caio resolve escalar a Pedra da Gávea e lá acampar, para pensar na vida. Esbravejando o quanto Deus havia sido injusto com ele, por ter tirado sua mãe (morta por bala perdida) e seu melhor amigo (morto no resgate), Caio é atingido por um raio e desmaia após ver uma mulher envolta em uma luz azul. Quando acorda, dois dias depois, descobre que tem poderes sobre-humanos. Não sente mais cansaço e dor, além de poder ouvir as pessoas à distância e ter certas intuições. Ao voltar para casa, enquanto conversa com sua amiga Betina, os dois vêem pela televisão um seqüestro em uma agência bancária, onde os bandidos ameaçam matar uma pessoa por hora, se não forem atendidos. Caio aproveita que Betina está dormindo e sai para encontrar os bandidos. Com agilidade fora do comum, Caio consegue matar todos os bandidos e libertar os reféns, fugindo em seguida. O relato dos reféns é de que um anjo os havia libertado.

Aproveitando-se da descrição, Caio resolve bancar o anjo da noite, ajudando as pessoas contra a guerra que o Rio de Janeiro trava diariamente. E se engana quem acha que a luta de Caio é somente contra traficantes! Ele enfrenta seqüestradores, assaltantes, estupradores, gente pobre, gente rica, até uma facção neonazista carioca vira vítima do Anjo da Noite, sempre com sua camisa canguru, com um capuz encobrindo o rosto pintado de negro, sua moto negra e sempre mantendo o mistério entre a população. Afinal, este sujeito é um herói ou é um vilão? Tá, ele salva as pessoas, mas ele mata quem cruza seu caminho!

As aventuras do Anjo são intercaladas com seu romance com a jornalista Milena, com suas tentativas de reprimir seu amor por Betina, com as desavenças com seu pai famoso e a saudade de sua filha pequena. Estas pessoas, próximas a Caio, desconfiam lá no fundo que ele tem algo a ver com o Anjo e resolvem investigar. E é aí que Caio passará pelo maior desafio de sua vida: resgatar seu pai, sua ex mulher e sua filha.

Será que Caio conseguirá salvar a todos? Ou será que alguém morrerá neste caminho? Quem é a misteriosa mulher que aparece para Caio? Por que Betina o ama, mas não quer nada com ele?
Com uma narrativa muito bem descrita, recheada de detalhes que faz com que os moradores do Rio, Niterói, São Gonçalo e adjacências se vejam na cena, o ex chefe da unidade tática da Delegacia da Polícia Federal de Niterói, Sandro Araújo, narra as aventuras do Anjo da Noite, um personagem muito similar ao herói Batman, chegando a ser apelidado de Batman Brasileiro.

Nota 7,5
: Recomendado, com ressalvas!

A história em si é altamente recomendada. O livro é um policial um pouco diferente do que se vê por aí, afinal não é todo dia que vemos heróis passeando por nossas terras. Porém, este livro não é recomendado a quem não gosta de uma linguagem chula, pois o autor usa e abusa de palavrões, falados e berrados aos montes, seja nas cenas de combate, seja nas discussões cotidianas, seja para descrever as cenas de sexo. Aliás, as cenas de sexo não se limitam ao ato em si, mas são descritas minuciosamente e os personagens ficam recapitulando os detalhes tempos depois.
Também há algumas coisas que não ficam claras ao longo da história, dando a impressão de que o autor esqueceu-se de explicá-las ao final da história. O leitor fica esperando que aquela pessoa ou aquela cena seja explicada mais pra frente, mas não é. Mas isso não é empecilho para quem quer se divertir com as aventuras de um super herói carioca, que adora surfar e praticar esportes radicais!


1 comentários:

Rocha. disse...

mais um grande review do grande amigo Noobão Guterres!
mas o livro não me interessou muito não, sei lá, parece legal mas tem outras coisas na frente que tenho vontade de ler mas acabo nem chegando perto!