segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Mafia: City of Lost Heaven


Ano: 2002
Produtora: Illusion Softworks
Gênero: Ação

Década de 30, você é um taxista. Em um dia comum de trabalho, dois homens armados lhe abordam e pedem para você levar-los até um destino. Só que um carro começa a perseguir vocês, atirando, e esses caras em seu carro revidam os tiros. Após despistar, (ou matar) os bandidos, você chega ao destino e eles mandam você esperar ali no táxi. Alguns minutos depois um volta, coloca a mão no paletó, você se apavora pensando que irá morrer levando um tiro, mas era um envelope, que lhe é entregue com a seguinte frase “o Dom gostou de seu serviço... de onde veio essas temos muito mais, caso você queira”. O envelope estava cheio de dinheiro.
No outro dia você volta ao trabalho normal, ganhando uma miséria como taxista. Então para e pensar, no dinheiro que ganhou na noite passada. O que você faria nessa situação?


A história é perfeita, com muitas reviravoltas ao decorrer do jogo. Algumas chegam até a impressionar demais, algo não esperado, ainda mais para quem é acostumado com o arroz e feijão dos jogos, em que você começa com um inimigo e mata-o no final. Aliás, me dei conta nesse review, que não teve um inimigo no jogo. Foram missões onde você faz algo para o Don, seja roubar uma carga ou matar alguém da outra família, mas um inimigo que sempre te ferra não tem não.

A atmosfera do jogo foi perfeitamente criada. As músicas, roupas, efeitos sonoros, tudo impecável. Parece uma produção cinematográfica. As cutscenes são muito bem, feitas, a movimentação dos personagens, é tudo tão real que realmente parece um filme. Eu ainda tenho na minha cabeça as musicas, sons dos tiros e o "aaargh” que o seu personagem solta quando morre.

Posso até dizer que Máfia é um GTA anos 30, para termos uma idéia de como ele é, já que roubamos carros, matamos, etc. Mas a meu ver não tem muito a ver não, pois ele tem estilo próprio. É muito mais linear. Você não tem que ficar indo até as missões, olhando no radar onde tem para fazer, e se quiser até poder ignorá-las. Se entrar no modo story, as missões devem ser feitas uma após a outra. Por exemplo, você está no bar do Salieri e tem que ir até um lugar, ai completa isso, o jogo salva, e você deve completar outro objetivo lá. Se você morrer começa dali, e não como GTA, onde você morre e começa de sua casa e tem que andar tudo de novo. Se quiser jogar em um modo mais livre terá de selecionar no Menu, o modo free ride, que você tem dinheiro, faz missõezinhas, mata gangues rivais, etc.

Mas do que adianta uma história foda, se a jogabilidade é uma merda? Ainda bem que esse não é o caso de Máfia.
A jogabilidade é perfeita. A movimentação do personagem é realista e bem feita, o que facilita até no momento de mirar, o que é um ponto forte do jogo. Com certeza você não sairá prejudicado em um tiroteio pela falta de precisão na mira, pois é uma das melhores que já vi em jogo em terceira pessoa. Por exemplo, se você está com uma Tommy Gun e gruda o dedo no gatilho, a mira começa a subir devido o coice, mas ai é só você direcionar o mouse para baixo na velocidade certa, como se estivesse lutando contra o coice, que a mira fica centralizada.

Com carro também é muito boa. Mas o problema é que quem está acostumado com perseguições em alta velocidade, vai quebrar a cara nesse jogo. Por se passar nos anos 30, Máfia possui perseguições alucinantes a 60 km/h descendo a lomba. Mas isso não deixa o jogo menos emocionante, pelo contrário, já que os carros da polícia são muito mais rápidos, o que aumenta o desafio do jogo. Alem disso, se você bater em alta velocidade, os personagens que estão dentro do carro perdem vida, podendo até morrer dependendo da batida e de sua saúde. Outro fator legal é que da para atirar com o carro em movimento, aumentando ainda mais a diversão com os carros.

Outra coisa que pode irritar vocês, é que devem ser seguidas as leis de trânsito. Se não quer se incomodar com a polícia em alguma missão, não ultrapasse no vermelho, e mantenha a velocidade a baixo de 40 km/h. Isso parece irritante, mas não é. Tente ir com o “foda-se” ligado, com toda velocidade e verá que é muito mais irritante a polícia atrás.

Devido sua linearidade citada antes, o jogo não foge muito disso. Basicamente você dirige, faz perseguições, atira, se esconde, foge, faz pancadarias, etc. Não existe uma grande variedade do que fazer, como no GTA, em que você anda de avião, pula de pára-quedas, anda demoro, bote, helicóptero, comprar lotes, dominar território, etc. Mas foi muito bem feito, mesmo fazendo basicamente as mesmas coisas, as circunstancias das missões que fazem o jogo variar.

Com muitas horas gasta no modo história, que é longo e satisfatório, repito que esse é um dos melhores jogos que existe. Recomendado!!!!!!!!!!!!!!!


Nota: 10

2 comentários:

Rocha. disse...

me irritei com o HTML, metade do tempo gastei editando as imagens, pqp!
desculpem se o post ficou feio!

Savitoow disse...

Bom, eu não sei como é com o Mafia de PC, mas o de PS2 é bem fraco ._.