quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Arraste-me Para o Inferno (Drag Me To Hell)

Ano: 2009
Diretor: Sam Raimi
Roteiro: Sam e Ivan Raimi
Gênero: Terror, Humor Negro

Garota tem que se livrar de maldição em 3 dias, caso contrário o capeta vem buscar sua alma.

O filme começa com um flashback. No final da década de 60, um casal de mexicanos leva seu filho pequeno até uma médium. O garoto diz que ouve vozes faz 3 dias, e elas querem levá-lo embora. Durante a sessão espírita, forças sobrenaturais aparecem e realmente levam o garoto, através de uma fenda no chão vários braços o carregam para o inferno.
No presente, a assistente de crédito de um banco Christine Brown (Alison Lohman) anda de olho numa promoção, porém seu chefe a alerta de que será preciso coragem e decisões difíceis para ter aquele cargo. Em meio a isso uma velha cigana, Silvia Ganush (Lorna Raver), pede a Christine que lhe consiga mais tempo para pagar suas hipotecas, pois o banco já esta para tomar sua casa. Querendo muito a promoção, Christine toma a "decisão difícil" e nega o crédito para a cigana. Transtornada, Ganush se humilha para Christine no meio do banco, mas a jovem não lhe concede o crédito mesmo assim. Ao término do expediente, Christine é atacada pela cigana, que depois de muita briga consegue arrancar um botão da blusa da jovem e amaldiçoá-lo com a palavra "Lamia". A partir de então a assistente de crédito passa a ser atormentada pelo espírito de um demônio em forma de bode, que irá buscar sua alma em 3 dias, caso nada seja feito.

A história e o clima do filme lembra muito a série Supernatural. Se rolasse um heavy metal anos 80 eu diria que era um filme da série. Isso se justifica pela direção e roteirização do filme, que fica a cargo dos Raimi.
Para quem curte terror dos anos 80, sabe quem é Sam Raimi. Criador de uma das séries de filmes mais divertidas do gênero, Army of Darkness, conhecida por aqui como "Uma Noite Alucinante". Se você nunca viu esses filmes (Herege!) então deve conhecê-lo da trilogia Homem-Aranha.

Alison Lohman funciona muito bem como a garota bonitinha em apuros. O que é impressionante, visto que hoje em dia só as Lindsay Lohan da vida que conseguem esse tipo de papel. O seu namorado é Justin Long (Duro de Matar 4.0), que também impressiona no papel, não pela brilhante atuação, mas porque não é nenhum Jonas Brother, Zac Efron ou Shia LaBeouf. Na verdade ele sabe interpretar minimamente, e isso já é assustador pra um ator com cara de moleque atualmente. O resto do elenco é meio galhofa, os médiuns parecem saídos de uma novela hispano-indiana. A velha cigana é bem nojenta e estereotipada, como todo cigano no cinema ou em novela (Cigano Igor!).
As cenas com a velha são engraçadas de tão galhofa, inclusive fazendo a cena de beijo lésbico mais grotesca de toda história.

A trama é bem simples e coesa, não achei furos no roteiro, mas é despretenciosa. Até metade do filme é clima é sério e um pouco sombrio, depois acontecem algumas situações muito bizarras que dá vontade de rir. A resolução da trama fica óbvia nos 15 minutos finais, mas apesar disso o final é muito bacana, diferente dos 79 filmes de "terror" que aparecem todo ano. Em suma, você vai assistir o filme todo sem bocejar, dar algumas risadas e no final dos 99 minutos vai ter se divertido, mas não vai colocar Arraste-me Para o Inferno na sua lista de melhores filmes de terror.

Nota: 7,0

Para o que o filme se propõe ele é muito bom, mas se você entrar na pilha da imprensa que achou ele genial, estupendo, a 8ª maravilha do mundo etc, vai se decepcionar. Assista sem nenhuma pretensão além de se divertir e sairá feliz do cinema.

Para: Fãs de terror/trash-comédia, fãs de Sam Raimi, quem quiser levar alguma guria pro cinema.

3 comentários:

Ferraro disse...

Army of darkness? Sempre conheci os filmes do Ash como Evil Dead, ARmy of Darkness se não me engano é um título mais recente...na verdade um subtitulo do Evil Dead III. E sim, quem não conhece é um herege.

Fora isso...não posso concordar com dois comentários a nota, tá isso não é um comentário, e a parte que diz que quem não vai colocar na sua lista de melhores filmes...esse filme já ta na minha lista....é muito bom!!!

Sim tem partes que lembram Evil Dead, mas são poucas, são marcantes...mas poucas, e na verdade são mais é nojentas que engraçadas. Não recomendo pra quem tem estomago fraco.

Com relação a nota, não achei o filme estupendo pra ser o melhor de todos, mas convenhamos numa época em que nos empurram fantasminhas bem intecionados assassinos como mosntros de filmes de terror, Drag Me To Hell tem elementos que se destacam drasticamente...e vou dizer, faz tempo que aqui na minha região, Fpolis, não exibem um filme de terror no cinema....por isso acho que DTH merece uma nota melhor, pq faz terror com uma competêcia muito superior aos filmes de hoje, apesar da simplicidade do roteiro, uma velha que amaldiçoa a personagem central....sem buscar explicações profundas em experiencias nazistas feitas em gemeos judeus, eca.

Eu recomendo a todos sem restrição.

Cruor disse...

o Filme é Evil Dead mas a franquia agora é Army of Darkness, gibis e jogos e tal

e eu concordo com a critica, mesmo que nessa epoca nao role muitos filmes bons ainda assim nao é taaaaoo incrivel, e eu daria 7,8 porque me diverti bastante e isso conta mais em minhas notas :P

Savitoow disse...

Bom, parece ser um pouco parecido com Supernatural, então vou alugar com certeza e pelo visto vou gostar :P