quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Star Wars: The Force Unleashed


Ano de lançamento: 2008
Gênero: Ação, Aventura
Plataformas: PS3, X360, PSP, Wii e PS2* Testado no PS2
Estúdio: Krome Studios (do PS2)
Distribuído: LucasArts

Encarne um aprendiz sith destruindo a galáxia atrás dos jedis, sob o comando de Darth Vader.

Continuando sua caçada ao que sobrou dos jedis, Vader desce no planeta natal wookie, Kashyyyk, atrás de um poderoso distúrbio na força. Chegando lá, encontra um jedi qualquer que é trucidado depois de uma pequena luta. Porém Vader percebe que o distúrbio que ele sentiu não vinha desse jedi bunda mole, e sim do seu filho com pouco mais de 2~3 anos. Percebendo o potencial da criança, Vader rapta o fedelho e o esconde do Imperador, passando a treinar o guri até que ele se torne poderoso o bastante para que então os dois possam matar o velhaco e dominar a galáxia.

Você começa o jogo controlando Vader nessa missãozinha em Kashyyyk (é com três Y mesmo, não estou escrevendo errado) e aprende o básico dos movimentos e sistema de combate do jogo, que apesar de simples é muito eficaz. Tem os combos com lightsaber e as "magias" jedi/sith que são muito legais.
Depois disso você encarna o jovem Starkiller, o aprendiz Sith, e sob a tutela de Vader você deve matar os jedis restantes na galáxia para ganhar experiência na sua luta final contra o imperador. Para lhe ajudar você tem um pequeno "esquadrão" composto por um robô alá C3PO, uma nave rogue shadow e uma pilota que te leva pras missões. No geral eles são importantes só na história, durante as missões eles falam com você através de comunicadores, mas ficam na nave esperando você voltar.

Obviamente você começa um "frango" sem muitos poderes, com barra de vida e força baixas, e através de power ups e sistema de compra de melhorias você vai ficando cada vez mais poderoso. Além disso, espalhadas pelas várias fases do jogo existem "crystals" e "hilts" para você colecionar.
Os cristais mudam a cor da sua light-saber, desde verde, vermelho, azul, amarelo, laranja etc. Várias cores. E os hilts são as empunhaduras da arma, que são mais legais pros fãs hardcore.
Durante as fases você também acha Holocrons, que na verdade são umas fichas informativas sobre lugares e personagens, artes concetuais e afins que você vê na área de extras, dentro da sua nave.
Alguns desses holocrons vem com códigos que você pode usar na parte de...códigos. Alguns deles dão vida infinita, todos os poderes, dinheiro e tal. Particulamente não gosto disso num jogo de ação, e o erro maior aqui é que você não sabe o que cada código faz até você acioná-lo, e não tem como voltar atrás, uma bosta. Mas a melhor parte desses códigos é que a imensa maioria serve pra liberar roupas pro seu personagem. Roupas e Cosplays, na verdade, porque você pode virar o Darth Vader, Luke Skywalker, Han Solo e tal. Não muda nada na jogabilidade, só o visual do Starkiller, mas é bem legal! E além desses cosplays, conforme você passa as missões, vai ganhando roupas próprias do Starkiller tipo versão ninja assassino, versão camuflagem na neve, floresta e tal.

Conforme vão passando as fases, alguns poderes novos são liberados pra você, desde os choquinhos, push, pull, lançamento de lightsaber, "buffs" pra ficar mais poderoso etc. Tem muito poderes, e todos eles podem levar upgrades pra ficarem mais fortes. Isso tem um lado positivo e negativo, porque você pode matar os inimigos muito rápido, mas em contra partida pode realmente se achar um sith fodão, andando calmamente no meio de um tiroteio de blasters e simplesmente eletrocutar todo mundo, refletir os tiros na galera, ou sair correndo e passando a faca.
Outra coisa muito bacana da jogabilidade é a grande interação com o cenário. Praticamente quase tudo pode ser usado como arma através da força jedi. É muito bacana arrancar um turret do chão e usá-lo como sua metralhadora flutuante pessoal, além de arrancar estátuas e esmagar os inimigos com elas.

Os inimigos vão desde storm troopers, rebeldes, jedis, siths, robôs, monstros etc. A AI deles é razoável, conforme as fases vão ficando mais difíceis, novas versões desses inimigos aparecem. No geral eles não são muito difíceis de se matar, tirando os malditos com jetpack que são realmente um estorvo.
Cada fase tem um chefe, na maioria jedi/sith. Durante os combates, se os dois se acertarem ao mesmo tempo com o lightsaber rola um momento "God of War" com uma sequencia de botões pra apertar e uma animação bacana de luta, que muda de acordo com o chefe.
As fases são bem peculiares, por exemplo, tem fase em naves, planetas de neve, planetas tropicais, um planeta lixão etc. As vezes elas se repetem, com você tendo de voltar pra um mesmo planeta uma ou outra vez pra investigar alguma coisa ou matar alguém, mas no geral o visual é bem bonito e funcional.

Nota: 8,5

Eu realmente gostei bastante do jogo, apesar de uns bugs bestas tipo corpo flutuando em degrau e tal, é um jogo muito divertido, principalmente pelos extras com várias roupas, cores de lightsaber e tal. A história do jogo também é muito boa, bem melhor que a história da nova trilogia, e com dois finais que você pode escolher.

Para: Fãs de Star Wars, Fãs de jogos de ação.

3 comentários:

Rocha. disse...

eu acho muito foda os jogos da série Star Wars, mesmo não sendo tanto fã assim dos filmes... quero jogar esse daí, vou ver se pego do Ps2 mesmo, animou!

Anônimo disse...

Do pouco que joguei (no PS2), e pelo que razoavelmente ouvi desse jogo, parece ótimo.

A única coisa a reclamar foi que me senti um pouco perdido em alguns momentos, quando há cenários amplos. Ainda mais quando morri, em um cenário igualmente amplo. Ficou difícil descobrir se ressucitei aonde estava quando morri, ou se foi no cenário anterior.

Mas é bem divertido, principalmente pelos poderes.

Cruor disse...

Espero que o do psp seja tao bom quanto =D