segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Punisher: War Zone (O Justiceiro em Zona de Guerra)


Diretor: Lexi Alexander
Ano: 2008
Roteirista: Nick Santora,Art Marcum e Matt Holloway
Gênero: Ação, Adaptação de Quadrinhos

Frank Castle é o Justiceiro, militar que teve sua família morta por mafiosos e hoje em dia ‘’pune’’ os criminosos para se vingar, e nesse filme enfrenta o Retalho.


Sinopse podre por mim mesmo =P

Esse filme talvez seja um dos mais fieis aos quadrinhos (atuais) dessa leva de filmes de herói que tem saído, Punisher é um filme independente do primeiro, inclusive muda a historia da morte da família ficando ainda mais fiel aos quadrinhos (família morta em um piquenique) e com cenas que são muito parecidas com as historias, O Justiceiro envolto em sombras e a caveira na roupa brilhando (infelizmente na maioria das outras cenas a caveira pintada na roupa é fosca quase apagada, dando a impressão que ela ‘’acende’’ quando ta escuro =P).

O visual do Justiceiro também esta seguindo os quadrinhos atuais, um cara com rugas e grandes entradas na testa e usando muito gel no cabelo, a roupa é diferente é mais realista com ele usando um casaco blindado de gola alta (armadura de segurança ‘’top de linha’’ atualmente) sem sobretudo e com a caveira pintada mais escura e menor (ate ai tudo bem afinal usar uma blusa de pano com uma caveirona dando contraste praticamente um grande alvo, não é algo muito útil) porem (sempre tem um) mostra Frank carregando trocentas armas em coldres espalhados pelo corpo andando pela rua para ir ao seu esconderijo no metrô (ta certo que é de madrugada e a população vê com bons olhos o vigilante Justiceiro, mas não é lá muito discreto).

Eu não gostei de Ray Stevenson como Frank Castle (não que não atue bem é que não o achei com cara de Justiceiro) mas Dominic West esta muito bem como Retalho (Jigsaw) os outros personagens também são bem interpretados apesar de Soap incomodar bastante com o jeitão ‘’bobo’’ mas é coerente com o Soap dos quadrinhos.

Filme conta com bastante tiroteios e mortes on-screen infelizmente abusa de efeitos especiais em computação gráfica para isso, e as mortes ficam irreais (tirando a transformação do Retalho em.. huum... Retalho!) e tem uma cena de um cara morrendo na cozinha que é a mais legal do filme (não pelo efeito mas pela cena como um todo, que resume o personagem Justiceiro perfeitamente).

O filme peca mesmo por ficar em cima do muro, sem saber se faz algo mais realista obscuro (tipo batman) ou algo mais leve (homem aranha) temos as mortes e temos cenas pesadas, contrastando com cenas bizarras como um tiro ao alvo usando bazuca a uma gangue de le parkour... Sem contar os próprios personagens como o Retalho que poderia ficar muito mais psicótico e ter uma personalidade bem mais profunda, mas que acabou ficando bem mais leve, ou o próprio justiceiro que ‘’conserta’’ o próprio nariz usando um lápis, mas fica todo amigável com uma criança.


Nota: 6,5

É melhor que o filme de 2004 com o canastrão do Thomas Jane é consideravelmente fiel aos quadrinhos ate mesmo em cenas, só que o fato de ficar em cima do muro e os efeitos especiais bem falsos (incluindo em explosões) tira o clima, ou melhor, o filme todo não chega a ter um clima, alternando cenas pesadas com cenas ‘’água com açúcar’’ ou ‘’divertidinhas’’, eu achei bacana, mas provavelmente só vejo de novo se passar na tv e não tiver nada melhor. Como fã do personagem e apreciador de quadrinhos afirmo que ainda falta muito pra um filme bom mesmo com esse personagem (o trágico é que ele é o mais realista de todos, um cara normal que usa trabucos para matar malacos).

Para: fãs do Justiceiro, ver bons tiroteios.

Fato: Tinha escrito um outro review um pouco maior com varias informações comparando os quadrinhos com o filme, mas não salvei =/ e tive que escrever esse outro que não ficou tão bom quanto poderia.

1 comentários:

Carlão disse...

Eu ainda prefiro o Justiceiro do Dolph Lundgren =P