quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Labirinto do Fauno (El laberinto del Fauno)


Ano: 2006
Direção: Guillermo del Toro
Roteiro: Guillermo del Toro
Gênero: Drama/Fantasia/Mistério

O filme conta a história de Ofélia, uma garota muito triste e solitária, cuja a mãe se casa com um general Espanhol, o qual foi vitorioso na guerra civil de 1944. As duas vão morar com ele no interior, mas isso não agrada nada a menina. Ofélia é muito apegada a livros de contos de fadas, está sempre lendo, mas de uma hora pra outra sua vida se um deles, pois ela descobre que foi uma princesa num mundo subterrâneo que não existia coisas ruins, e para retornar à seu reino, precisa passar por testes de um fauno, com a ajuda de três fadas.

Lendo assim a sinopse, parece que se trata de um filme infantil, daquelas para colocar seu(sua) irmão(ã) mais novo(a) assistir e ter sossego... mas por favor, não cometa esse engano, ou seu irmão(ã) vai se traumatizar pelo resto da vida.

O filme é pesado, violento e perturbador. Possui muitas partes melancólicas e brutais, algumas que até me surpreendi, como por exemplo a primeira morte do longa.
Talvez as pessoas não gostem dele, por ser diferente, não ter o mesmo ritmo de produções comuns de Hollywood. Ele possui momentos de aventura, mas ao contrário do que eu pensava, grande parte de seu tempo esteve voltado para o drama, vivido por Ofelia, sua mãe e seu terrível padrasto, o Capitão Vidal.

Nesse ponto até me senti enganado, pois para mim, quando assisti ao trailer e li a sinopse, pensei que fosse um filme de pura fantasia, com aventuras, momentos mágicos, cheio de personagens míticos e vilões monstruosos. Mas não significa que seja um ponto contra, já que a história é muito bem feita, me senti dentro do filme, torcendo para a garotinha.

Não sei se a intenção foi dar um ar mais denso ou dramatizar, mas as cenas de execução com armas de fogo ficaram ruins, pois ao levar o tiro a pessoa não reagia instantaneamente com reflexo, mas sim ficava parada, imóvel e depois caia morta. Faltou coice, um movimento brusco, aquele baque para chocar mais, dar a sensação que realmente a pessoa levou um tiro. A única cena em que as mortes com arma de fogo ficaram legais, foi a do combate em cima dos cavalos. Ficou realmente incrível os soldados sendo atingidos e agindo como quem levara um tiro de verdade, chegando a sair uma nuvem de sangue.

Capitão Vidal é o vilão do filme. Casado com a mãe de Ofélia por puro interesse no filho que ela carrega no ventre, maltrata sua enteada e as pessoas ao seu redor, pensando só em si mesmo. Ele é tão mal que eu senti raiva dele durante o filme, eita bicho ruim, vai pra lista dos vilões mais desgraçados. Sergi López, quem o interpreta, ao meu ver fez muito bem, tinha um rosto preparado para o personagem, em alguns momentos eu parei, olhei e pensei “meu deus, seria ele o Hitler?”.

As criaturas e seres fantásticos foram bem feitos, e pelo que percebi não eram 100% computação gráfica, eram pessaos vestidas de monstro... ou melhor, uma pessoa só, pois quem faz o Fauno e o Pale Man é Doug Jones, o mesmo ator que interpreta o Abe Sapien em Hellboy.

Apesar de poucas criaturas, Fauno e Pale Man cumpriram seus papéis e muito bem por sinal. Fauno, o que entrega as tareafas para Ofelia, é uma criatura velha e muito misterioso, de conduta duvidosa. Já Pale Man , o “Bicho Papão” que se alimenta de crianças, é uma criatura assustadora que vive sentada na ponta de uma mesa com um lindo banquete, o qual diz a lenda, que se alguem comer qualquer coisa dali, algo ruim acontece. Essa cena do banquete do Pale Man é umas das melhores do filme, e com certeza uma das mais memoráveis que já vi do cinema.

A trilha sonora é muito boa, principalmente a música cantarolada, estilo canção de ninar, que chega a ser “assustadora” e contribui muito para o clima denso do filme.

O desfecho também é muito surpreendente. Talvez algumas pessoas não compreendam, e não vou ser eu que vou explicar, pois também existe um princípio ótimo no cinema de que cada um interpreta de sua maneira, por mais clara que tenha sido as intenções do autor, mas o que eu entendi ficou perfeito e muito coerente.

Em suma, é um filme incrível, com uma história muito boa e bem elaborada, que prende do começo ao fim. Gostar dele vai de pessoa a pessoa, já que tem estilo próprio, o qual eu nunca havia assistindo um igual. Gostei muito e recomendo, mas tenha em mente que você pode não gostar, mas vale conferir.

Recomendo!

Nota: 8,6

9 comentários:

Kitsune disse...

Opa, esse me deu bastante vontade de assistir.
Aparência infantil e fantasiosa + filme sombrio = algo realmente criativo. Adoro essas ideias de contrastar elementos principais. Isso inclusive foi um dos fatores que me fez curtir Evangelion. É quase tão bom quanto o vilão vencer e matar o mocinho no final xD
Ótimo review, me pareceu ter descrito tudo muito bem, e não senti nenhum spoiler.
Agora quero ver o filme. Talvez vá baixar ainda hoje =P.

Cruor disse...

Acho que os unicos que podem nao gostar do filme, sao aqueles esperando outra coisa, na epoca que assisti me venderam ele como ''um filme de terror'' e nao é bem assim, da mesma forma que te passou a imagem de filme de fantasia pura

de resto nao tenho nada a acrescentar, tambem gostei muito e acho que é o primeiro caso que agente da a mesma nota!

Ferraro disse...

Pra não dizer que sou sempre do contra concordo com a análise e com a nota.

O filme realmente é bom e acho que as cenas de morte, que são um tanto chocantes mesmo, foi extamente pra passar pro público como foi terrível a guerra na Espanha.

Sobre o comentário dos tiros, hm, nem sempre a reação de um tiro numa pessoa é o esperado, recentemente houve um tiroteio, aqui em SC, entre um vigia e um assaltante, o bandido levou um tiro a queima roupa, bem no peito, mas foi morrendo aos poucos, tanto que correu e trocou tirou com o vigilante por um tempo, só depois que caiu aos poucos e morreu. Dizem que é normal mas não posso afirmar pq nunca levei um tiro...hehehe. Mas não é nada tão irreal não aqueles tipos de reação.

Sobre os seres do filme, mesmo estilo do hellboy 1 e 2, creio que seja uma assinatura do diretor Guillermo Del Toro, ele mesmo disse que não curte o uso de muita CG.

E realmente cada um entende o filme do seu jeito.

Rocha. disse...

não disse que não é real os tiros, nem nada, até pq não sei como é... eu disse que ficaram ruins as cenas, pq não passou intensidade, não remeteu o clima que o filme tinha adquirido até então.

Unknown disse...

eu curti pacas esse filme também... o legal é a dúvida do final:


(SPOILEEER) se a garotinha morreu e foi pra onde ela desejava estar ou se o filme realmente é um filme de fantasia...(FIM DO SPOILEEER)

Kitsune disse...

Acabo de ver o filme. Estou chocado. Bom demais. Ponto.

WarMachine disse...

Filme muito bom mesmo. Já faz uns 2 anos que assisti acho... me deu vontade de ver de novo! Excelente review, concordo plenamente com a nota!

Carlão disse...

O Capitão Vidal é um dos meus heróis pessoais. A cena da garrafa marcou minha vida!

Diego disse...

Realmente era um filme que se espera aquela magia para crianças, o qual realmente surpreendeu.
A cena mais brusca q me recordo é o Vilão detonando o nariz de um pobre coitado ( aquilo doeu na alma).
é um bom filme, real e vê como uma criança vive num mundo diferente da realidade dela.