quinta-feira, 9 de abril de 2009

Fable 2


Ano de lançamento: 2008
Gênero: RPG de Ação
Plataformas: 360
Estúdio: Lionhead Studios
Distribuído: Microsoft

Você tem o sangue dos antigos heróis correndo por suas veias e deve vingar a morte de sua irmã contra um mago obcecado por poder. A historia é manjada, mas o jogo é maravilhoso! Esse review é um pouco diferente. (E longo)


Primeiro eu criei um homem, e logo no começo achei as mudanças bem bacanas. O gráfico evoluiu bastante, no caminho da primeira missão pude constar uma “linha” dourada que indica o caminho mais rápido para a missão, isso foi uma das melhores coisas que já vi, afinal posso explorar o mundo sem medo de me perder.

Ainda nas primeiras missões eu descobri que meu cachorro tem vida própria, agindo feito um cachorro e não só um animal genérico para ataque. O pobre coitado ficou com medo da caverna escura e com inimigos, encolheu o rabo entre as pernas e me seguia chorando e tremendo, até que eu fiz um carinho e ele voltou a se animar. Descobri também que meu cachorro é bom de faro e ele logo achou um tesouro enterrado (que pude cavar com a pá, um dos itens novos). Futucando um pouco descobri que ele também tem ficha com as opções para interagir com ele. Descobri que posso tratar mal e fazer com que ele tenha medo de mim, ou agradar e fazer com que ele vire um parceiro e literalmente “um fiel companheiro”. A ficha conta com 2 skills: a de ataque e a de procurar tesouros, infelizmente só da para subir elas com livros. Existem livros, também, que ensinam truques (e gestos para seu personagem) e em pouco tempo meu cachorro já sabia sentar, pegar bolinha, dar a pata e se fingir de morto!

A maneira de como eu trato o cachorro na frente das pessoas e de como ele se comporta afeta as reações dos npcs. Como no primeiro jogo, através de atos ser mau ou bom me dando liberdade para não seguir um caminho especifico, posso até mesmo ter um caráter complicado tendo atos ruins mas fazendo coisas boas, ou fazendo coisas boas mas visando meu próprio beneficio, essas atitudes refletem na reação dos npcs e podem variar devido a personalidade deles. Por exemplo: eu fui um homem 100% bom, na maioria das cidades era bem visto chegando a ganhar bônus de aparência por causa do caráter e descontos com os comerciantes, mas nas cidades “criminosas” eu era mal visto, e alguns npcs me achavam bundão por ser muito bonzinho ou tentavam tirar proveito pedindo dinheiro ou doações, até mesmo inflacionando o preço de itens nas lojas.

As personalidades dos npcs incluem: lugares, gestos e presentes, preferidos ou que não gostam, se eles tem medo ou confiam, se te acham engraçado ou chato e até mesmo se te acham atraente ou tem nojo (e sua orientação sexual). Olhando pelas lojas encontrei até camisinha, resolvi paquerar uma npc para “testar” (Nota da revisora: testar, seeei.) o novo item. A paquera foi difícil e ela era uma mocinha de família que só me ajudaria após se casar, resolvi insistir e ela ficou brava Oo, para fazer as pazes resolvi noivar com a npc, dando um anel e propondo, felizmente ela era humilde e aceitou o anel mais barato que encontrei. Mas logo depois começaram as cobranças de quando vai ser o dia do casamento... Para me casar tive que comprar uma casa, cada casa concede bônus, alguns negativos para sua personalidade outros que só interferem nos relacionamentos (tem casa que quando você dorme lá te da bônus de força, por exemplo). Comprei uma casa no centro (que posso customizar o interior, mas infelizmente só posso trocar os móveis por melhores, não podendo escolher o lugar deles) próximo ao local preferido de minha noiva e me casei.

Com isso ganhei bônus com praticamente todos os moradores da cidade, e pude finalmente levar a garota pra cama, fiz sexo seguro (uma tela preta e o avanço no tempo) e resolvi fazer sexo sem camisinha para ver o que mudava (mesma tela preta e avanço no tempo) e... Engravidei a esposa. Tivemos uma menina. Infelizmente foi engravidar e o bebe já aparecer em um berço no quarto, a personalidade e aparência física também é algo meio randômico, mas isso só fui perceber com a terceira criança: meu filho que adora bonecas (é pois, é duas meninas querendo virar aventureira e o garotão querendo brincar de casinha...). Os bebês crescem com o tempo até virarem crianças e param por ae. Nisso passei um bom tempo na cidade brincando de família (tá bom vai, nisso o garoto me puxou =P).

E vi um problema bem chato no jogo: o povo da cidade começou a me amar e me seguir pra tudo que é lado, eu abria a casa e lá vinha uma multidão entrando e uns caras assoviando pra mim! Nessas de ter um batalhão em casa fui convidar a esposa para ir pra cama e acabei convidando uma outra garota, isso na frente da esposa que saiu correndo em prantos e tive meu primeiro divórcio. Com a garota se mudando e levando as crianças junto eu infelizmente virei viúvo, pois ela e as crianças foram mortas na estrada.
Explorando mais a cidade vi que as opções de roupas e cortes de cabelo para os homens são poucas (você também pode comprar tinta e pintar, não só as roupas, mas os cabelos e a barba) e que tem alimentos que engordam. Agora além de viúvo eu estava gordão!

Resolvi fazer uma mulher agora, de caráter duvidoso e lésbica. Tive uma esposa em cada cidade e fui chantageado com uma carta anônima dizendo que se eu não pagasse uma quantia iriam contar para minhas duas esposas. Resolvi, depois dessa, brincar e botei duas esposas morando de vizinhas, e foi muito engraçado ver elas duas indo brigar pra ver quem ficaria comigo. Também foi interessante conseguir fazer as duas aceitarem ir pra cama juntas (gigiri /Quagmeyer).

Bom isso tudo são só alguns exemplos do que da pra fazer. Temos também os combates que agora são três categorias: combate “melee”, arma de longo alcance e magia. Melee e arma de longo alcance tem três subcategorias, e magia em uns 8 tipos de magia em que você pode comprar uma e ir comprando em intensidade maior. Cada categoria é comprada com pontos específicos que você ganha com poções ou usando a categoria, exemplo: se você usar espadas vai ganhar pontos para distribuir em armas brancas. O atributo “força” é um dos únicos que altera visivelmente te fazendo ficar musculoso (você pode ser musculoso e ficar gordo se comer demais), o outro seria maximizar uma magia que te faz ficar com runas brilhantes pelo corpo. Outra grande novidade é que agora temos armas de fogo, já que o jogo se passa mais de 100 anos no futuro do primeiro.

Em customização temos também tatuagens, e tanto tatuagens como roupas e cortes de cabelo influenciam nos relacionamentos. Se você se veste como um pirata mal encarado vai ser temido ou respeitado dependendo da personalidade do npc, ou se você se veste de forma ridícula consegue tirar mais gargalhadas com suas piadas, ou mesmo ser visto como algo bizarro caso você resolva dar uma de travesti.

O jogo conta também com uma passagem de tempo de nove anos, fazendo com que você veja o resultado de suas ações. Infelizmente a idéia é boa, mas não chega a ser algo tão impactante assim já que não são todas as ações que mudam o mundo, só algumas quests.
Fora as quests principais temos quests opcionais e até mesmo empregos, dos que parecem quests tipo bounty hunter, de ir matar algum bicho, até os mais tradicionais que viram mini-games de acertar a seqüência ou o tempo certo do botão, como os de ferreiro, barman ou lenhador. Temos também jogos de azar que podemos apostar dinheiro. Além de poder comprar casas e lojas. As casas você pode alugar e tem um esquema ótimo que o videogame continua “contando” os dias do jogo mesmo quando você não esta jogando, daí quando você vai jogar recebe o pagamento do aluguel referente aos dias de jogo que se passaram.

Nota: 9,8.

Pra mim um jogo ótimo, além de ter uma boa história, as opções fora dela são grandes, os únicos problemas estão na reação das pessoas (como no exemplo de abrir a porta e entrar um batalhão em minha casa pra me pentelhar). A falta de mais lugares para explorar que o mapa meio que dá de passear por ele todo só fazendo quest, e depois fica meio chatinho, principalmente porque os inimigos tem áreas especificas de spawn, ou seja, se em um lugar você for emboscado por bandidos pode ter certeza que vai ser novamente quando passar da próxima vez. Alguns bugs estranhos como, por exemplo, um filho meu que misteriosamente deixou de constar como meu filho (DNA + Programa do Ratinho?) e as esposas serem exigentes te obrigando a dar atenção de tempos em tempos e mesmo assim acabar levando um pé na bunda dela com o nível máximo de felicidade.
Mas a liberdade do jogo é algo incrível, coisa que infelizmente é rara nos rpgs eletrônicos (o que não deveria ser).

Para: Todos, em especial fãs de GTAs e mundo aberto livre, jogadores de rpg eletrônico que deveriam ver que rpg é mais que pontinhos de xp e as escolhas devem ser mais do que “quem da party vai atacar e como”, quem jogou Fable 1 e gostou.

*texto revisado por
: Jessica


Recomendo!



6 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom review.
O jogo parece ser foda, com alguma sorte vou conseguir jogar ele amanhã (ou melhor, hoje) =D

Pena que não tem pra PS3 ou PC.
Significa que um dia vou ter que comprar dois consoles da mesma geração... Um dia xD

Anônimo disse...

Engraçado o contraste entre as notas do Dragonball e esse jogo =x
Interessante se fizessem um jogo do DBE, pra comparar com Fable II.
0,3 vs. 9,8
=P

Cruor disse...

Pior que tem o jogo do DBE mas nem vou chegar perto, tu chegou a ver o filme??

Rocha. disse...

e eu prometi fazer review do 1! :/
malz, mas eu to sem tempo de postar, juro que em uma semana eu vou vir com força total! :P

porra, alta a nota heim?
esse ai quero jogar, mesmo o 1 eu ter me decepcionado um pouco com a facilidade e "curtume"

Ferraro disse...

NO 1 eu já fiquei alucinado pelo jogo, o estilo de combate, e todos os extras que tem pra fazer posso dizer que foi um dos melhores rpgs eletronicos que joguei, se não o melhor.

O 2 pena que não tem pro PC...e sem previsão, uma vez que a empresa do jogo já disse que a versão pra pc é mera especulação, pois eles não confirmaram nada.

Fumasu disse...

Um otimo jogo mesmo, mas o ruim dele é a facilidade de conseguir as coisas, e virar o jogo não é uma coisa demorada tambem. Acho que no proximo fable as lutas poderiam ser mais dificeis, precisando criar estrategias de ataque e talz =P