sábado, 7 de março de 2009

Watchmen



Direção: Zack Snyder
Roteiro: David Hayter, Alex Tse, inspirado na historia criada por Alan Moore
Ano: 2009
Gênero: Ação, Aventura, Ficção, Misteriio, Drama
Analise por: Carlos

ATENÇÃO:
Se você nunca leu a HQ (HEREGE!!) corra atrás, porque aqui não vou falar muito de sua história porque é extremamente complexa de se explicar em poucas linhas, mas este review irá contér SPOILERS violentos sobre a história que, infelizmente, se fazem necessários para um maior entendimento da adaptação.

Watchmen é a adaptação da HQ de mesmo nome criada por Alan Moore e Dave Gibbons no final da década de 80 e a trama se passa nos EUA durante a Guerra Fria. Um mundo alternativo onde existem heróis, porém são pessoas comuns que se vestem de forma ridícula e combatem o crime espancando cafetões, traficantes, ladrões de bolsa e afins. Neste cenário, um ex-vigilante é assassinado e outro colega de profissão, Rorschach, se vê investigando um possível caso de conspiração que tem como objetivo matar todos os heróis do passado e presente.


O diretor Zack Snyder (Madrugada dos Mortos, 300) imprime sua marca registrada nesse longa, e nesse caso isso é péssimo. O excesso de cenas em Slow Motion acaba por deixar o filme com um ar muito "Matrixado". Cenas irrelevantes como o vôo de Arqui (Nave do Coruja) ou toda e qualquer cena de luta tem o maldito recurso da câmera lenta embutido. Para uma obra como Watchmen que não tem esse tipo de estética visual, as coisas ficam muito forçadas. Sem contar no estilo de edição videoclipe do diretor.
A cada 10~20 minutos existe uma cena em slow motion com uma música tema sobre o que está rolando na tela, isso chega a ser repetitivo depois uma hora.

A caracterização e interpretação de alguns dos personagens, por outro lado, ficou excelente. Destaque para o Comediante (Jeffrey Dean Morgan) e Rorschach (Jake Earle Haley) que transportaram a visão distorcida e cruel das HQ's com muita veracidade para a telona. Tirando a parte onde os dois são ninjas super poderosos que escalam prédios como o homem-aranha ou destroem paredes com um soco (Damn you, Snyder!).
Já Ozymandias ficou muito aquém do esperado. Para o homem mais inteligente do mundo, conhecedor de várias artes marciais, o personagem se mostrou uma bicha enrustida megalomaníaca nas mãos de Matthew Goode.


Outro ponto fraco do filme foi a mudança do final da história

(ATENÇÃO PARA O SPOILER VIOLENTÍSSIMO!!!!)


Na HQ, Ozymandias arquiteta um plano no qual cria um alienígena fictício e o teleporta para o centro de Manhattan, causando a morte de milhares de pessoas, afim de mobilizar EUA e União Soviética num bem comum e acabar com uma possível guerra nuclear. Já no filme Ozymandias usa a matriz de energia do Dr. Manhattan para criar várias bombas e destruir cidades chaves do mundo, com o mesmo propósito de união e blá blá blá.
Mas imagine que você é um soviético, em plena guerra fria, e uma arma feita a partir de um super herói americano destrói sua cidade. Por que diabos você se uniria com os EUA para derrotar a própria arma americana? Não faz sentido!
A desculpa usada por Snyder foi de que o Alien não seria algo cabível para a realidade do filme. Mas um homem azul que fica gigante e destrói vietcongs com raios no começo do filme é algo totalmente cabível, né?! Até concordo que um ET escroto gigante seria meio estranho no cinema, mas porque então por a Bubastis, animalzinho de estimação de Ozymandias criada a partir de experimentos genéticos que só seriam desenvolvidos como teste para então criar o alien? Ou ele usou o reator "Manhattan" no gato siamês dele e o bicho virou um lince de 3 metros? Não seria mais fácil criar uma nave alienígena gigante a lá Independence Day e forjar um ataque kamikaze em Nova York?


Fim do SPOILER


Enfim, Watchmen é uma trama muito complexa e densa para ser adaptada em um filme de pouco menos de 3 horas. Apesar de tudo, Snyder conseguiu transpor cenas da HQ com muita perfeição, como as cenas da cadeia e os flashbacks do Comediante.
Se você nunca leu Watchmen e gosta de filmes de ação com um roteiro decente e história boa, assista com prazer! Mas se você é um fã "hardcore" da obra máxima dos quadrinhos, é melhor reler pela 10ª vez os quadrinhos.

NOTA: 6,5
como adaptação/ 7,0 como filme.

Por
Carlos Alberto F.Filho

7 comentários:

Anônimo disse...

Um bom filme =D
A introdução é bem legal, mas depois começa a repetir esses stopmotion e fica enjoativo o.o

O filme é bem legal mas oo problema é que é muito longo u.u

WarMachine disse...

Eu gostei do filme (mais pelo fato de ser alguma coisa de Watchmen do que qualquer outra coisa), mas realmente concordo com tudo, o uso de slow motion sem medida ficou muito chato e repetitivo, o final adaptado ficou ridículo e o Ozy não se parecia nada com o do HQ.

Guto disse...

O filme é bom! Porém, repetitivo demais, como citado acima.

Concordo com a parte do Homem mais inteligente ter ficado ruim. Ele parece mais uma bicha rica e deslumbrada... O final foi meio sem noção e eles deviam botar uma sunga no Jon.

Anônimo disse...

Também pensei em fazer um review de Watchmen, mas não me sinto qualificado por (ainda) não ter lido a GN.

Mas o filme é isso:

- 30 minutos seguidos de violência exagerada, com direito a juntas viradas pro lado contrário, facões/cutelos/whatever esmagando crânios e corpos explodindo;
- 20 minutos de sexo explícito, incluindo uma broxada e uma transa mostrada ATÉ OS MALDITOS GOZAREM!
- 10 minutos mostrando exclusivamente a bunda ou o pênis azuis do Dr. Manhattan.
- 15 minutos ganhos por usar cenas em slow motion, sem precisar.
- 15 minutos de pura história "cabeça" e complexa.
- Mais 30 para entender a história.
- 45 minutos de... Filme.

E, pelo menos pra mim, é um bom filme, ainda mais se levar em conta que é de super-heróis. Apesar de muito maçante (a versão do DVD tem 4 horas, quem vai querer... ?), consegue ser inovador, surpreendemente pesado e adulto.

Anônimo disse...

PS: e o Ozymandias está tão vilanicamente burro que chega a ser clichê. Não podia faltar.

Rocha. disse...

Eu tava afim de ver esse ae pelo Hype que tavam fazendo, mas meio que desanimei!

a coisa que mais me chamou atenção no que li, foi a trilha sonora! :P

vou conferir!

Ferraro disse...

Puuutz, eu devo ser o alienígena que faltava.

Fui ver o filme, depois de um dia exaustivo e uma noite mal dormida, muito mal dormida...não consegui nem bocechar durante o filme. Não conheço a obra original e vou atrás conferir, mas se colocassem uma porra de um alienígena gigante pra caracterizar a explosão que teve, que não foi em uma cidade da URSS como dito no post, mas sim numa cidade dos EUA, e aí fica lógico a URSS fazer um acordo de paz com o EUA, eu teria tido uma explosão...de nojo.
Concordo que o homem mais inteligente ficou meio afeminado e um tanto arrogante de dar nojo...e tá teve bastante cenas em slowmotion, mas de longe isso tira pontos do filme levando em conta a trama, o cenário, e os personagens, achei fantástico, alguém finalmente colocou na tela o que seria levar uma porrada bem dada de um super herói...sim o filme é proíbido para menores.
...e também concordo Dr Manhattan NU chega a constranger, porra um smurf pelado que brilha, mas pelado de aparecer tudo, achei um tanto infeliz isso...mesmo que constasse do original assim.
Saí do cinema com um belo 9,0 profilme e 11,0 pra trilha, sem comentários, espetacular.