quinta-feira, 19 de março de 2009

Street Fighter IV


Ano de lançamento: 2008 arcade, 2009 ps2 e 360, 7/7/2009 PC
Gênero: Luta
Plataformas: árcade, PS3, PC, 360 *testado no 360
Estúdio: Capcom
Distribuído: Capcom

Mais nova versão do tradicional jogo de luta, agora com gráficos 3D simulando 2D.

Introdução simples, mas acho improvável que alguém não conheça Street Fighter. A primeira vista o que chama a atenção são os gráficos muito bonitos, porém o 3D dos personagens é estilizado de uma forma caricata. Então temos o Blanka com olhos esbugalhados, os pés gigantes do Riu ou os olhos sem pupilas de alguns personagens (o Sagat, ou não enxerga, já que um olho não tem pupila e o outro usa tapa-olho, ou ele curte rave e aquelas lentes de contato ridículas). Alguns golpes também mostram esse lado caricato como, por exemplo, o especial do Seth em que você é jogado em direção a tela, e o Ken fica com cara de tonto e língua pra fora.

Temos os lutadores clássicos do SF2 como Riu, Ken, Guile... Alguns do SSF2 como Fei Long, Cammy e até mesmo alguns da série ZERO/ALPHA como a Sakura e a Rose, além de alguns personagens novos como o mexicano com sotaque italiano El Fuerte. Os lutadores do SSF2 e da série ZERO/ALPHA não têm na versão de fliperamas.

A jogabilidade está tradicional, porém têm algumas diferenças como os especiais, tem uma barrinha que sobe conforme você dá golpes e pode acumular, e um especial mais forte e devastador que você só ganha ao apanhar. Mas as diferenças são poucas e em pouco tempo você já está dominando. Infelizmente nenhum videogame tem um controle realmente bom para esse tipo de jogo, te obrigando a reconfigurar ou comprar um controle árcade para poder jogar, principalmente com os especiais em que você precisa usar os três botões de soco/chute, mesmo com um dos gatilhos configurado de defaut como três socos é complicado de usar. Porém o analógico funciona muito bem, facilitando vários golpes.

Alguns de vocês já devem saber do filme novo do SF, focado na Chun-li, e já devem ter xingado um pouco só de ter lido trechos da história ou pelo trailer. A história dos personagens de SF IV consegue ser pior! Mesmo sem ter visto o filme da Chun-li eu garanto que a história da maioria no jogo é pior. Temos o El Fuerte, um luchador mexicano de pro-wrestling, mascarado e tudo, que é um chefe de cozinha também, e resolve entrar no torneio para testar suas habilidades de lucha e enfrentar os mais fortes, para assim descobrir o que eles comem e fazer uma receita perfeita... Ou Abel que tem amnésia e foi encontrado por mercenários e acolhido como uma família (WTF?). A única coisa realmente bacana das histórias é que elas se completam, porém isso não é lá grandes coisas já que os finais têm poucos minutos e não deixa nada muito claro.

O jogo tem vídeos introduzindo o personagem, a história e o final. Esses vídeos são animações estilo anime, porém americanizado lembrando vagamente o antigo desenho do Street Fighter e, pessoalmente, achei uma bosta o estilo da animação, sem contar que tende a ir para um lado mais cômico estereotipado, tipo a mulher do Ken que tem uma cena mais ou menos assim: “^.^ não se preocupe Ken, o bebê não vai nascer logo, vai lutar pelo mundo hihihihihihihi” ou o Dan com bolha de catarro no nariz...

SF IV conta também com um locutor medonho que fala longas frases de sabedoria, dignas dos mestres orientais dos filmes do Steven Segal: “O fraco vai perder e o forte vencer”.
Sei que não se deve esperar algo profundo em jogos de lutas, mas hoje em dia a história dos personagens se tornou um show a parte e SF IV conseguiu fazer as piores histórias dos últimos anos.

A dificuldade do jogo é exemplar, no nível mais difícil é realmente difícil e, infelizmente, no mais fácil é fácil demais que nem da graça. Estratégias antigas como ficar agachado com o E.Honda ou o Blanka e assim evitar a maioria dos golpes ou apelar dando “pilão” direto com o Zangief continuam valendo. Uma coisa que achei um lixo é que existem agarrões indefensáveis e que tiram o seu golpe. Exemplo: você vai aplicar algum golpe, além do golpe não sair você toma o agarrão.

Nota: 7.6
Apesar de querer matar o locutor ou desligar o som e ficar ouvindo mp3 e achar triste as histórias de tão ruins que são, o jogo capta o espírito dos antigos Street Fighters e atualiza com os jogos atuais, tendo combos, dificuldade e sendo perfeito para tirar “contras” com amigos ou desconhecidos. Sendo um jogo muito divertido, porém com uma profundidade de pires. É bom, vale a pena dar uma conferida, mas poderia ser melhor.

Para: Fãs de luta com saudades dos antigos jogos 2D, aprender um combo ou uma apelação e ouvir os colegas te xingando e... Bom, só isso porque sozinho o máximo de diversão que você vai ter é aprender golpes e treinar para jogar contra outras pessoas.

8 comentários:

Rocha. disse...

Pelo que tu falou, achei que ia ser bem melhor esse ae, mas mesmo assim to tri afim de jogar.

porra, cozinheiro que luta pra saber receitas é foda heim!
hahahahahahaha

Cruor disse...

O jogo é bom, é SF ''puro'' mas achei estranho o desing caricato ainda mais depois do 3 que é bem serio, e aparentemente esse jogo se passe antes do sf 3 o que tambem nao é nada legal ja que os personagens nao tem uma historia pra explicar pq nao estao no 3, seila roteiro e tal eu achei que poderia melhorar muito, mas o jogo é divertido

Anônimo disse...

Nem gostei dessas graficos >.<

Anônimo disse...

Eu estava esperando de SFIV um jogo foda, mas acabei desanimando com o review.
Apesar de ter curtido os gráficos, o estilo caricato comentado aí não é muito bom, acho até que é apelação pra seguir mais o estilo dos jogos de luta atuais. Perde um pouco da identidade do jogo.

Cruor disse...

Ha nem tanto, o SF 3 tem um estilo mais serio e tal apesar dos personagens bizarros tipo o Oro ou o Twelve, mas o jeitao caricato do SF IV ta bem parecido com o estilo do SF 2, acho que ate fizeram assim por causa daquele Super Street Fighter 2 Turbo Hight Definition Remix, tambem conhecido pela singela sigla SSF2THDR que saiu na Xbox Live!

é um jogo bom para jogar sem compromisso so pelos contras com a turma, no fliperama ou online, se for jogar sozinho acho que so dura ate abrir todos personagens.

Raphael Tadeu "RTSF" - ROHBrazil disse...

Estou querendo jogar,e muito esse jogo. E é legal ver opiniões diferentes, já li review de tudo que é lugar, EGM, sites, aqui... quando sobrar uma graninha, compro um PS3/X360 com esse jogo + Resident Evil 5. Por falar nisso, vai fazer rreview do RE 5 Cruor?

Cruor disse...

I cara eu passei o RE 5, so dei uma jogadinha na loja e nao me animou nao, é tipo o RE 4 so que com muito mais inimigo para se matar mas sem balas e armas para isso =P

Cruor disse...

Dia 7/7 vai sair o street fighter IV pra PC
Requisitos minimos

OS: Windows XP/Vista
Processor: Pentium 4 @ 2 GHz
Memory: 1 GB
Hard Drive: 10 GB Free
Video Memory: 256 MB (nVidia GeForce 6600/ATI Radeon X1600)
Sound Card: DirectX Compatible
DirectX: 9.0c
Keyboard & Mouse
DVD Rom Drive

recomendado:
OS: Windows Vista
CPU: Intel Core 2 Duo 2.0 GHz or higher
RAM: 2 GB or higher
HDD: 10 GB of free space or more
Video Card: DirectX 9.0c/Shader3.0 or higher compatible, NVIDIA GeForce 8600 series or higher, ATI Radeon(TM) X 1900 or higher, VRAM :512MB or higher
Sound: DirectSound compatible, DirectX 9.0c (or higher) compatible