Ano: 2008
Direção: Stephen Daldry
Roteiro: David Hare (Adaptação) e Bernhard Schlink (Livro)
Gênero: Drama / Romance
Procurei em vários lugares sinopses, e todos eles possuem muitos spoilers, até mesmo na oficial. Acho impressionante isso, devemos fazer uma campanha contra sinopses, elas estragam todas as experiências de filmes.
Minha própria sinopse: Michael é um jovem que vive na Alemanha de 1950, pós segunda guerra, que estuda e adora ler. Hanna é uma mulher misteriosa, que até certo momento não é mostrado nada de seu passado. Michael e Hanna acabam se envolvendo num amor proibido, já que ele é menor de idade.
Gostei do filme, ele é muito arrastado e comprido, mas a sua história é muito boa. Infelizmente não conseguiu me prender todo o tempo, já que em alguns momentos senti sono, mas logo em seguida vem alguma cena que recompensa essa falta de “ação”.
No filme consegui filtrar várias criticas, como por exemplo ao traumatismo que foi causado a Michael devido ao relacionamento, voltado para o sexo, com uma mulher mais velha, o qual fez ele nunca ser muito gentil com outras mulheres, e até mesmo, com as pessoas em volta.
É mostrado também como as famílias na época são parecidas com as de agora em alguns aspectos, como a repressão dos filhos em alguns fatos, que fazem com que eles acabam omitindo outros, para não sofrerem as consequencais, ou até mesmo a super-confiança desmerecida, como achar “meu filho é sincero, ele não mente e só faz coisas certas”, mesmo tendo fatos mostrando o contrário.
As mensagens mais fortes que o filme passa, são a da teimosia e orgulho.
Será que vale a pena jogar sua vida fora, omitindo um fato tão simples, que é tão comum até hoje?
Não vou falar o que é essa coisa porque é um spoiler gigantesco!
Para falar a verdade, não gosto muito de comentar morais de filmes, portanto tento dar mais meu ponto de vista, mas o legal mesmo é assistir e tirar suas próprias conclusões, por isso vou mudar um pouco de assunto.
Kate Winslet teve uma atuação que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz, e acredito que tenha feito por merecer. Ela faz a tipica alemã rude, fria, teimosa e que não se importa muito com os outros, mas que no fundo é uma pessoa muito emotiva.
Resumindo, é um bom filme, com ótimo enredo e complexo, mas que acaba sendo arrastado em alguns momentos.
Nota: 7,6
quarta-feira, 4 de março de 2009
O Leitor (The Reader)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
olha, caracterisacao, atuacao, enredo é legal e respeitavel.
Mas... O filme chato da porra! Da pra ver em 2 etapas o filme, a primeira é maneiro do jovem com caso com a mulher mais velha, os peito que tao caindo da Kate Winslet e como ela é peluda =P Mas depois na segunda parte, que mostra a vida adulta e as consequencias eu achei massante
eu daria 6 em respeito a atuacao e parte tecnica, pq direcao e roteiro sao muito cansativos
Postar um comentário