terça-feira, 9 de março de 2010

Simplesmente Complicado (It's Complicated)


Ano: 2009
Direção: Nancy Meyers
Roteiro: Nancy Meyers
Gênero: Comédia/Romance

Jane é uma mãe de três filhos que tem uma relação amigável com o seu ex-marido, Jake, após dez anos da separação. A convivência entre eles acaba se tornando um romance, sendo que Jake, no momento, está comprometido com uma moça. Agora, Jane vive um dilema, já que se tornou a amante de seu antigo marido.


(Peguei a sinopse oficial, pois existem vários detalhes que não tinha certeza se eram spoilers ou faziam parte da sinopse.)

Nancy Meyers continua sua seqüência de ótimos trabalhos com esse filme. É claro, para quem gosta do gênero. Para mim seus roteiros são sempre muito bons, diferentes, variados e sempre com algo a dizer, nunca deixando aquela sensação de vazio que muitos filmes nos deixam. O problema pode vir com a direção, que pode adaptar o roteiro de uma forma não tão boa, ou até mesmo bem ruim. Mas quando Nancy Meyers assuma a direção, para mim é garantia de qualidade.


Como em seus outros filmes dirigidos, principalmente os dois últimos (O Amor não tira férias e Alguém tem que ceder), o clima do filme é bem leve e agradável. As mudanças de cenas são na hora certa, não ficam aquelas cenas curtas demais, ou compridas demais. E claro, se passa em bairros de luxo, com gente de classe alta, casas bonitas e carros caros, o que provoca aversão nas pessoas que acham que filmes devem mostrar só favelas, gente pobre sofrendo e que ricos não possuem problemas. É sério, já li analises de filmes dela em que reclamaram disso. Não sou rico, muito longe, mas isso me revolta um pouco, querer tirar o controle criativo de quem está fazendo o filme, onde já se viu? Cada um conta a história do jeito que quer, e assiste quem quer e viva a variedade.

Outra característica marcante desses três últimos filmes dela é o elenco com grandes nomes. E eu gosto da maneira como os atores são escalados. Mesmo não recebendo tanta atenção no filme ou aparecendo como o personagem principal, existem personagens, interpretados por grandes atores, que podem parecer insignificantes, mas acabam exercendo uma função fundamental no filme. Por exemplo, a maioria dos romances mostra todos os personagens da trama, do começo ao fim, e tu já sabe que eles vão se envolver. Nos filmes dela é um pouco diferente, pois já aconteceu de personagens aparecerem só no meio do filme e aos poucos irem entrando na trama até exercerem um papel fundamental. Isso da um toque de realismo, que eu particularmente adoro e Nancy Meyers sabe fazer muito bem.


E por falar em elenco, Simplesmente Complicado está impecável nesse quesito. Meryl Streep fazendo um excelente papel no personagem principal. Ninguém melhor do que ela para fazer um filme girar em torno, não é?
Contracenando com ela estão dois dos melhores atores de comédia que os EUA pode nos oferecer e apresentadores do Academy Awards 2010, Alec Baldwin e Steve Martin. Sou muito fã dos dois, principalmente do Steve Martin, desde criança sempre adorei assistir seus filmes. Steve Martin um pouco mais sério no filme, mas claro, sendo ele mesmo, e assim com o Baldwin, chorei de rir em varias cenas.
Também tivemos John Krasinski, que é o Jim do The Office, que também estava muito bem e foi um dos meus personagens preferidos do filme. Todas atuações muito boa, o que foi um grande ponto positivo ao filme.

Outro ponto muito forte do filme foi a comédia. Ri bastante, tiveram cenas muito engraçadas, que cheguei a ponto de chorar de rir. Fazia tempo que não ria tanto no cinema. Teve uma parte até que foi engraçada ai em seguida veio uma mais drama, só que eu fiquei rindo sozinho ainda da parte anterior.

Resumindo, sair com as glândulas lacrimais inchadas do cinema de tanto rir não tem preço, mais roteiro bom, ótima direção, elenco perfeito não tem preço. Ta, teve o preço do ingresso sim, mas valeu a pena.


Originalidade: 2/3 – Filme bem original, com um enredo muito bom, mas nada de inovador e que eu tenha dito “wow nunca vi isso na minha vida”. Aliás, tem uma parte que eu falei isso, mas não é bem do enredo, é mais algo que aconteceu mesmo.

Produção: 3/3 – Achei muito bem feito, a maneira com que a história foi contada, os atores, atuações, cenários, trilha sonora, etc.


Diversão: 4/4 – Nota máxima, pois me diverti muito assistindo. Como falei, cheguei a chorar de rir. Quem procura uma diversão de primeira é altamente recomendado.


Nota final: 9


3 comentários:

Juaum disse...

A despeito da nota alta dada por Purple, não me encantam essas "comédias" familiares. Muito pelo contrário, elas me irritam. Mas, como o colunista cinematográfico aqui é o Purple, a nota dele é a que deve ser levada em conta...

Rocha. disse...

Esse filme não tem nada de familiar. Muito pelo contrario, se eu assisto com crianças posso traumatiza-las pelo resto da vida. Tem várias cenas politicamente incorretas... só vendo para entender.

Juaum disse...

Quando eu digo "Comédia familiar", não é comédia para se assistir com a família, mas sim aquelas comédias que giram em torno de certas famílias, como Steve Martin e Nicholas Cage adoram fazer. Me dão nos nervos...