Ano: 2009
Direção: McG
Roteiro: John D. Brancato & Michael Ferris
Gênero: Ação / Sci-Fi
Sem Schwarzenegger e com uma proposta nova, o mais recente filme da série O Exterminador do Futuro se passa entre o primeiro e o terceiro filme da série... não não,ele se passa depois do primeiro filme da série, só que 11 anos antes... não, na verdade é antes do primeiro, mas o segundo e o terceiro ainda não haviam acontecido... aaaaaaaaah, deixa pra lá. O que importa é que ele conta a história da Resistência, que são as pessoas que sobreviveram aos ataques das máquinas e estão tentando acabar com a organização por trás disso, a Skynet!
Quando se fala em Exterminador do Futuro, logo vem a cabeça um robô vindo do futuro (nu!) que tenta matar alguem, e esse alvo é protegido por alguem, ou por outro robô (também nu!). Porém, nessa sequência temos algo completamente diferente. A guerra já está sendo travada, Armagedom falado nos outros filmes estava sendo executado, e assim como na profecia, John Connor era o líder da resistência (por isso robôs tentavam eliminar ele no passado, para não derrotar a Skynet).
Dessa maneira, o filme perde completamente a atmosfera de seus antecessores, parecendo ser outro filme de ficção cientifica. Só não pareceu mais ainda pois eram os mesmos robôs de sempre. Exterminador 2 mesmo com o Terminator e o T-1000 comandando a ação prendeu mais do que esse. Apesar de ter ficado legal, robôs em forma de humanos eram muito melhores do que robôs-moto, robôs-gigantes e aqueles que pareciam sanguessugas. Outra coisa que achei meio irritante foi a maneira que fizeram a ação em alguns momentos, meio que ao estilo Transformers, com robôs ruim de mira e fáceis de escapar. A primeira sensação que me passa quando vejo-os é de que é morte na certa, mas quando entram em ação, pfff, só conseguem pegar os personagens secundários. É o que eu sempre digo, se eu tivesse em uma situação daquelas, iria correr sempre ao lado do protagonista.
Só que esses não foram os piores erros do filme. Pra mim o maior engano foi no roteiro. Um exemplo disso, foi quando John Connor (Christian Bale) se encontra com o robô Marcus Wright (Sam Worthington) e reage como se nunca tivesse visto algo como ele. Marcus é um robô com características humanas, assim como o Terminator que protegeu Connor no passado. Até mesmo na série “Sarah Connor Chronicles” os robôs possuem essa característica. Será que isso foi completamente ignorado? Ou existe uma explicação, que só teremos nos próximos filmes da série? Ou talvez eu não tenha entendido! ¬¬
Mas esse “erro” que eu havia percebido só se confirma no seguinte trecho do filme, que contem spoilers, leia por sua conta e risco: John Connor, dentro da Skynet, se encontra com o modelo T-800 (se não me engano), que é nada mais nada menos que o Terminator, com as exatas características do Arnold Schwarzenegger. Por qual motivo, razão ou circunstância que Connor não esboçou a minima reação a isso, como se fosse apenas mais um robô e nunca o tivesse visto antes? Será que ele ainda não havia conhecido o Arnie? Talvez tenha sido culpa da péssima atuação do Bat... Bale! Ou será que foi mais um erro meu? Se alguem souber responder, explique por favor.
Outro grande erro, para uma produção grande como essa, foi o elenco contratado para o filme. Até para escolher o figurante que morre ao fundo eles erraram, colocaram Terry Crews em uma cena, não tinha comi não rir. Se quisessem dar características novas ao filme, como uma continuação, algo que marcasse, qual foi o motivo de terem chamado Christian Bale para fazer o personagem principal? O cara acabou de fazer o Batman, ainda está estourando no mercado. Na verdade, Connor nem é o personagem principal da trama. O filme se focou mais no drama de Marcus, o ex-humano que virou robô e está com uma crise de identidade. E é claro, não poderia faltar a paixão proibida entre o robô e a humana. Apesar disso, acabou ficando realmente mais interessante as partes como Marcus do que com o Connor. Uma coisa que me pareceu, é que Marcus e o Terminator são muito parecidos de aparência. Não seria uma tentativa de mostrar o Terminator antes de voltar para o futuro para matar Kyle Resse?
Os efeitos especiais estavam magníficos, muito bem feitos. Conseguiram transmitir uma certa realidade mesmo com robôs em cg voando pela tela.
Na trilha sonora foi muito legal ouvir músicas dos outros filmes, como por exemplo “You Could be Mine” da banda Guns n'Roses. Para mim esse foi o segundo momento de ápice do longa. O primeiro eu já contei na parte em azul com spoilers.
Apesar disso tudo, me diverti em tempo integral assistindo-o, valeu cada centavo do meu gasto no cinema. Eles poderiam ter feito algo mais épico e marcante, trabalhado mais o roteiro, tentado resgatar mais o clima dos antigos filmes da série.
Nota: 7,5
segunda-feira, 13 de julho de 2009
O Exterminador do Futuro: A Salvação (Terminator Salvation
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
To esperando sair na locadora pra ver.
Quanto ao lance do espanto do bátima com o Marcus, não aparenta ser um erro. O Connor só tinha visto robôs com pele humana até então, e o Marcus é um cyborg, um novo conceito de arma da skynet, bem diferente dos T-800.
Verei em breve, ou nao =) Quando assistir volto pra reclamar seja do filme ou da critica ráaaa
Eu nunca vi nenhum Exterminador do Futuro, assim como nunca vi vários outros filmes, desses que marcaram.
Mas confesso que fiquei interessado.
Herege detected! =P
Assista o 1 e o 2, são os melhores.
Hum, até posso chegar a concordar com a nota mas, caramba...
...Connor tá cercado de robôs, seria medonho ele demonstrando afeição por um exterminador, mesmo um T-800...não é pelo fato de teres um cachorro que se em um dado momento estiveres sobre ataque de uma matilha de cães iguais aos teu que tu vai fica de "ai tadinho"...
Sobre os robôs sou meio suspeito para falar, principalmente o gigante, muito bom!! O diretor já falou, e não é James Cameron, que o futuro é um tanto diferente do que foi mostrado em T1...resultado das trilogias.
Aí que eu achei o filme fraco, eles não falam da porra das viagens no tempo.
E pow, nem é tão confuso saber quando acontece o T4, depois do último, T3 e antes de enviarem o Arnold pro passado.
Como cara postou aí em cima, o Marcus não tem nada a ver com o T800, e pow nem considera o The Sarah Connor Chronicles, tenho certeza que o diretor do T4 nem levou em conta nada da série, até pq ela conflita com o T3 sobre o dial do juizo final.
Sobre o "grande erro" que foi dito na resenha...pow imagina um filme do rambo em que o rambo morre! Um filme de zumbi que os principais são devorados no íncio...esse erro não procede, e as máquinas do filme, fora o gigante, já tem uma certa avaria, só olhar o aspecto delas.
fiquei confuso agora... se o T4 é depois do T3 e antes de mandarem o Arnie pro passado... como o Arnie tava no T3 então?
e tipo, acho que merecia no minimo uma cara de "WTF?" quando viu o Arnie, não abraçado ele ou dado um grito tipo "COCKSUCKA ARNIE"...
e eu não entendi o comentario sobre o "grande erro"... eu falei que o personagem principal teria que morrer e tal? O.o
mas então o que eu acho, é que mtas coisas vão se explicar, como eu disse, não tem como ter esses furinhos no roteiro... se eles se explicarem a nota desse aqui aumenta consíderavelmente!
Mas se o filme se passa antes de terem enviado o Arnie, ele nao conheceu, se se passa depois mesmo sendo parecido nao é o Arnie ja que ele morreu no passado é apenas mais um terminador qualquer
pq tipo no 1 o t-800 a Sara destroi, no 2 o Connor do futuro pega um modelo qualquer e reprograma manda pro passado e ele é destruido denovo
no 3 os humanos baseados nos experimentos do 2 é que mandam o terminador modificado
em todo caso em nenhum filme é o mesmo, modelo igual meu PC tem milhoes por ae mas conteudo é tudo personalizado, em todo caso minha pesquisa é mais foda que voces dois juntos :P t-800 é so casca é so o modelo nao interessa se se passa antes, depois se é paricido ou nao =D
T-800 é igual gol bolinha
Eu não concordo com o Connor ter que mostrar qualquer reação por ver o Arnold, é só um robô, como os outros, e como os outros que querem matar ele e todos os humanos...achei a reação dele normal.
A pesquisa japoringo ta perfeita...mas q o lance é mesmo o Arnold e não o modelo em si.
...mas quanto a cronologia, é que eu queria dizer o seguinte, é o Connor da trilogia, dos outros 3 terminator, que cresceu, porém o T4 é no após o 3, e antes de ter enviado o arnold pro passado, pois aí, no 4, ao que parece não há tecnologia de viagem no tempo. Segundo o diretor, já é um futuro diferente do que existia no T1, quando é mandado o primeiro Arnold. Não é tão confuso assim.
Sobre o grande erro, tu diz q os terminators tem a mira ruim, e eu só disse, tu não queres que os principais morram todos, caso contrário não seriam principais, e somente coadjuvantes...princípio básico pra mestrar RPG...hehehhe.
ehsauiheuiashueiashe sim, mas é que tem maneira de fazer o personagem principal escapar dos tiros que são mais realistas, sei lá... tipo tem o Rambo que fica parado e não leva tiro e tem aqueles tipo filme de guerra que tu fica com a impressão de que se o cara tirar a cabeça para fora da trincheira vai levar um headshot de BFG!
e no filme acho que tem uma viagem no tempo! a do Marcus, tanto que qunado ele tá na cadeia lá é claramente no passado, tem até um xerife estilo western! Ai ele vai para o futuro!
sei lá tá confuso, eu não entendi tua explicação ainda cara... como é o mesmo Connor dos outros, só que sem ter mandado o Arnie, se o Arnie tá nos outros?
Contem inumeros spoilers
Sobre o seriado: No seriado tem o irmao biologico de Kyle Reese coisa que nao tem no filme e nem tem como (ou vamos acreditar que no meio daquela zona toda o cara vai achar um irmao perdido Oo) entao descartamos o seriado, fora que é da FOX e o filme é da Warner...
Sobre viagem no tempo, existe no minimo o conceito existe afinal Connor salva o pai adolescente e tem a missao de mandar ele para o pasado (coisa é que falado no filme)se nao existe viagem no tempo nao existe Connor, acho improvavel ''inventarem'' maquina do tempo naquela altura do campeonato, é mais facil acreditar que ja exista mas o acesso e recurso para usar é limitado ou que a skynet é vai ser a responsavel, ai agente entra em um outro ponto que é Skynet usando o Marcus como arma, se ele ja foi programado para agir daquela forma e a Skynet tem os dados dele, ele foi um prototico criado la pela outra empresa que por fim deu origem a skynet
Tem um trecho que mostra as noticias do laboratorio/empresa ser comprada pelos militares e logo em seguida o projeto que deu merda (isso mostra quando o Marcus ''recebe'' as informacoes do que aconteceu ate entao)
Reacao de Connor, ele reage sentimentalmente sim, la quando eles descobrem os projetos do t-800, porem pelo discurso dele contra Marcus é bem plausivel que apesar de ter se apegado ao Arnie do passado, ele tem em mente que sao maquinas e é pra meter bala mesmo, e como o Arnie quando aparece ja chega indo pra cima e peladao, nada mais coerente a reacao de ja dar tiro
Cronologia é depois do t1, t2, t3 sim! T-800 ja tinha ido pro passado é um futuro resultante desses fatos, porque? Fitas da Sara para Connor contendo informacoes vitais, Connor saber dos t-800 um dos quadjuvantes fala ''é como voce mesmo falou'' fora a tese de que Marcus era realmente para ser uma arma da skynet.
O Arnie ta com cara de Arnie é pq a skynet so tinha esse modelo de ''cobertura'' em estoque, tanto que os outros sao modelos diferentes e com coberturas diferentes (os outros terminadores que sao atores diferentes sao modelos diferentes), talvez essa ''casca'' de Arnold seja a unica que sirva no t-800 =P (Na real ele é a cara do arnold por referencia mesmo o resto que se foda)
A ''viagem no tempo de Marcus'' se chama ''passagem de tempo'' ele tava la no laboratorio ''desligado'' ou em stand-by ele nao foi pro futuro, o tempo passou so isso
Ham, que mais chega né?
Eu gostei do filme, reclamo de:
Os tiros pegando de raspao acabam sendo chatos pq acontecem demais cenas de nego correndo e algum mirolha errando tudo, acaba ficando forcado pelo exagero.
filme curto e bem dizer so ficou na acao, poderiam ter trabalhado mais os personagens, so eu reparei que a muié do Connor tava gravida?
Aquele transplante no final, tirado da cartola e ignorando qualquer informacao sobre ''incompatibilidade de orgaos'' fora o esquema pra dar ress no Marcus, bicho morreu a uns 5 minuto atraz tomou duas porrada no peito e uma chupeta de bateria... entendo que era cyborgue, tecnologia evoluiu mas porra custava dar uma melhorada nisso? (e sim isso me estressou mais do que, os negocios que voces dois tao discutindo :P)
A Bryce Dallas tava uma gracinha ruiva =P
O filme foi divertido, entreteve, gostei das referencias, musica + ''i will be back'' + Arnie + gravadores anos 80 (reparem nao tem cd so fita k7)
Pela primeira vez concordo com a nota do Rocha a minha é a mesma
Minha unica duvida é pq no IMDB na parte de fotos do filme tem a Amanda Righetti (gostosa) e o Rodrigo Santoro sendo que nenhum do sdois fez absolutamente nada na porra do filme?????
é a terceira vez que tu fala que é a primeira vez que tu da a mesma nota que eu! :P
portanto os 3 concordam com a nota mas discordam nas criticas!
eu vou pesquisar mais, mto mais antes de sair falando as coisas na próxima! se eu errar novamente me falem! :P
Postar um comentário