sábado, 14 de fevereiro de 2009

Os Reis da Rua (Street Kings)


Direção: David Ayer
Roteiro: James Ellroy, Kurt Wimmer e Jamie Moss
Ano: Ação
Gênero: 2008

Tom (Keanu Reeves) é um policial, durão, que tem parceiros, também durões e um chefão que é interpretado pelo Forest Whitaker. Ele enfrenta bandidos, tiroteios, reviravoltas, etc. Ou seja, Os Reis da Rua é um filme que tem tudo que você já viu em outros, perde pontos pela falta de inovação.

O que chama a atenção nele, é que mostra o lado burocrático da policia, e não o lado bom, como nos filmes do Martin Lawrence, que eles saem dando tiro, fazendo piadinha feito porra loca, como se Jesus Cristo estivesse olhando por eles e não precisam fazer um relatório depois.

No filme, eles precisam escrever cada passo que deram ao fazer uma "missão", desde como entraram na casa, o motivo, quem deu o primeiro tiro, etc.

Essa burocracia toda, força os policiais a usarem de meios ilegais para fazer a coisa certa, e isso é mostrado, de uma maneira muito boa,
e é muito legal um encobrindo o outro, para as merdas não chegaram ao ouvido dos superiores.

Pena que o foco do filme, muda a partir de um momento e acaba voltando para as merdas de todo filme de ação, com tiroteios, traições, etc.
Se ficasse na burocracia, daria pra fazer algo mais inteligênte.

A violência nele é bem legal, os buracos dos tiros são realistas e o sangue também.

O elenco é meio "whatever", só o Whitaker que eu gostei, ele é sem
pre o mesmo, mas sempre acho legal.
Já o Reeves como policial durão não convenceu muito, ele não tem muita expressão, mas o filme não exigia muito dele, então tá ok.

O personagem mais legal do filme, é o Washington, interpretado pelo Terry Crews, que pra quem não sabe, é o Julius do Todo mundo odeia Chris.

A trilha sonora, sinceramente, me passou despercebida, pensando não lembro nem se tem música no filme, pior se tivesse uma trilha ruim, mas mesmo assim perde ponto por isso.

O final eu achei ruim, meio sem sentido a explicação de porque tudo aquilo estava acontecendo, foi meio que uma tentativa falhada de fazer filme complexo e mais inteligênte.

Eu gostei do filme, mais do que eu esperava, ele me prendeu, mas é um filme de ação comum, não irá me marcar e não vou usar ele como exemplo ou modelo para outros.

Nota: 7

6 comentários:

Anônimo disse...

De filmes 'mais ou menos', acho que estamos todos cheios.
De ação então, nem me fale u.u'. O mínimo que eu aceito hoje em dia desses filmes policiais é comédia, tipo Hora do Rush.
E realmente, um filme que se prendesse na burocracia e toda a parte suja desse trabalho, seria bem interessante. Algo como Tropa de Elite sem a caveira e a faca, se é que me entende...

Cruor disse...

Analise bacana mais solta =D Filme de acao focando na burocracia seria estranho, talvez se fosse so um filme policial, sinceramente com esse tema eu so curto os antigos noir de detetive usando capa de chuva e chapel investigando caso da gostosa de vestidao colado ao corpo

talvez um dia eu de uma conferida nesse, mas nao me chamou tanto a atencao

Anônimo disse...

Pois é, seria difícil ser ação e ao mesmo tempo "contratempos do trabalho policial" xD
Mas o elemento Ação não é tão importante, se o filme for inteligente e fora do comum.

Cruor disse...

Ha ai sim, concordo. Um filme de acao focado na burocracia ate daria uma bela comedia, o cara pra matar o bandido tendo que preencher formulario de pedido em 5 vias e esperar na fila pra aprovacao com 200 documentos =D

Ferraro disse...

...olha discordo dos comentários acima, e até mesmo da análise, claro que o setor de segurança pública do Br não se compara com os do EUA, mas a trama é comparável, gostei muito pois algumas cenas de tiroteio não são "hollyudianas", principalmente a do mercado, e a história de corrupção se aproxima muito da realidade, esses esquemas de "ah, ele é o cara da ação, põem uma arma na mão dele que ele resolve", é altamente verdadeiro, assim como as atitudes adotas para se evitar processos, munição não registrada, armas frias, tudo real...particularmente é um ótimo filme, não vejo como, tão e somente, um filme de ação, mas um filme de ação policial com uma trama melhor (vide bad boys 2, ou 1) e a história pra mim melhor até que os clássicos do genêro como máquina mortífera...
...pra mim, gostei muito, vai além de um simples filme de ação policial, pois muita coisa aí é exatamente feito daquele modo, principalmente (mais um), a parte da corregedoria que sabe que é necessário um policial de ação mas busca os corruptos, ou seja se preocupa mais com as reclamações internas que as da população contra a corporação, se não acabaria com o serviço da seguranaça pública...

Rocha. disse...

mas tu discordou e falou praticamente o que eu falei! :P

acho que foi o melhor filme de ação lançado em 2008, mas não chegou a ser fenomenal...

e obrigado por comentar discordando e falando seu ponto de vista, isso motiva nós!!!